segunda-feira, 26 de março de 2012

Lectio Divina - 26/03/12


SEGUNDA-FEIRA - 26/03/2012


PRIMEIRA LEITURA : Isaias 7,10-14


• Esta profecia messiânica surge no contexto no qual o povo de Israel, temeroso diante da proximidade de uma invasão, sente-se tentado a recorrer à Assíria para que o salve. É aqui que Deu lhe recorda que seu único salvador é Ele e que, côo prova de sua presença e seu poder, lhes dará um sinal para que não duvidem e confiem plenamente Nele. Este sinal virá a converter-se precisamente na chegada do Messias, que é Deus conosco. O povo, talvez, não imaginou a profundidade destas palavras, as quais ficaram ainda longe de iluminar a realidade que Deus tinha pensado para a salvação do povo, pois, a Encarnação do Verbo realizou o cumprimento da profecia, o envio do Espírito Santo, produto deste projeto salvífico, fez com que Deus fosse agora Deus conosco. Conscientize-se, pois, de que Deus é em ti, e que a partir de teu coração procura iluminar e salvar toda a humanidade, particularmente àqueles que convivem cotidianamente contigo.

ORAÇÃO INICIAL


• Pai misericordioso envia também a mim, neste tempo de oração e de escuta de tua Palavra, teu anjo santo, para que eu possa receber o anuncio da salvação e, abrindo o coração, possa oferecer meu “sim” ao Amor. Por Nosso Senhor...

REFLEXÃO
Lucas 1,26-38


• Algumas palavras importantes e fortes que resumem nesta passagem o evangelho:
• ALEGRA-TE!. É verdadeiramente estranha esta saudação de Deus à sua criatura; parece inexplicável e talvez sem sentido. Entretanto, já desde séculos ressoava nas páginas das divinas Escrituras e, por conseguinte, nos lábios do povo hebreu. Alegra-te, exulte! Muitas vezes os profetas haviam repetido este sopro do respiro de Deus, haviam gritado este silencioso grito de seu coração por seu povo.
• O SENHOR ESTÁ CONTIGO. Estas palavras tão simples, tão iluminadas, ditas pelo anjo à Maria, encerra uma força onipotente, me dou conta que bastaria, por si só, para salvar-me a vida, para levantar-me de qualquer queda ou falha, de qualquer erro. O fato de que Ele, meu Senhor, está comigo, me sustenta na vida, me torna animado, me dá confiança para continuar existindo. Se eu existo, é porque Ele está comigo. Talvez, possa valer para mim a experiência que a Escritura conta de Isaac, onde sucedeu a coisa mais bela que se pode desejar a um homem que acredita em Deus e o ama, um dia se aproxima dele Abimeleque com seus homens, dizendo-lhe: “Temos visto que o Senhor está contigo” (Gn 26,28) e pedindo que se tornassem amigos, que fizessem um pacto. Quisera que também de mim se falasse a mesma coisa, quisera poder manifestar que o Senhor verdadeiramente está em mim, dentro da minha vida, em meus desejos, em meus afetos, em meus gostos e ações, quisera que outros pudessem encontrá-lo por minha mediação. Talvez, por isto, é necessário que eu absorva sua presença, que o coma e o beba.
• NÃO TEMAS. A Bíblia se encontra transbordante deste anuncio cheio de ternura, quase como um rio de misericórdia esta palavra percorre todos os livros sagrados, desde o Gênesis até o Apocalipse. É o Pai que repete à seus filhos para que não tenham medo, porque Ele está com eles, não os abandona, não os esquece, não os deixa em poder do inimigo. É como se fosse uma declaração de amor, de coração a coração, e chega até nós.
• TENS ENCONTRADO GRAÇA. “Senhor encontrei graças em teu olhos...”. Esta é a prece que sai mais vezes do coração de homens e mulheres que procuram refúgio no Senhor, deles fala a Escritura, os encontramos nas encruzilhadas de nossas ruas, quando não sabemos bem onde ir, quando nos sentimos golpeados pela solidão ou pela tentação, quando somos abandonados, quando somos traídos, quando as desconfianças pesam sobre nossa existência. Quando não temos ninguém e não conseguimos nem sequer encontrar-nos com nós mesmos, então, nós também, como eles, nos colocamos a rezar repetindo aquelas palavras: “Senhor encontrei graças em teu olhos...”. Quantas vezes, talvez, as temos repetido, também só, em silêncio! Porém, hoje, aqui nesta passagem evangélica tão simples, nos adiantaram, ficamos escutando como anteriormente, já não necessitamos suplicar, porque já encontramos tudo aquilo que estávamos procurando e muito mais. Recebemos gratuitamente, fomos cheios e agora derramamos.
• PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL. Chegamos quase ao final deste percurso fortíssimo de graça e de libertação, acaba de alcançar-me agora uma palavra que me sacode no meu mais profundo. Minha fé é colocada “ás voltas”, o Senhor me prova, me sonda, coloca a prova meu coração. O que o anjo afirma aqui, diante de Maria, havia sido proclamado muitas vezes no Antigo Testamento, agora alcança a plenitude, agora todos os impossíveis se realizam, Deus se faz homem, o Senhor se converte em amigo, o longe está muito próximo. E eu, também eu, pequeno e pobre, me faço partícipe desta imensidão de graça, o impossível em minha vida se converte em possível. Só devo acreditar e só dar meu consentimento. Porém, isto significa deixar-se sacudir pela força de Deus, entregar-me a Ele: que me muda, me liberta, me renova. Nada disto é impossível. Se, eu posso renascer hoje, neste momento, por graça de sua palavra que me tem falado, que me tem alcançado até o ponto mais profundo do coração. Busco e transcrevo os passos das Escrituras que me repetem a verdade. E enquanto escrevo, enquanto as leio e as pronuncio devagar, mastigando cada palavra, o que elas dizem se realizam em mi...
• EIS ME AQUI. E agora não posso fugir, nem evitar a conclusão. Sabia desde o princípio que precisamente aqui, dentro desta palavra, tão pequena, no entanto, tão cheia, tão definitiva, Deus estava me aguardando. No encontro do amor, da aliança entre Ele e eu assinalamos precisamente nesta palavra, apenas um suspiro de sua voz. Permaneço aturdido pela riqueza da presença que sinto neste “Eis me aqui!”; não devo esforçar-me muito para lembrar as inumeráveis vezes que o próprio Deus a pronunciou primeiro, e a tem repetido. Ele é o “Eis me aqui” feito pessoa, feito fidelidade absoluta, insubstituível. Deveria colocar-me somente sob sua onda, só encontrar sua marca nos estigmas de minha pobreza, de meu deserto, deveria só acolher seu infinito amor que não cessa jamais de procurar-me, de estar junto a mim, de caminhar comigo, onde quer que eu vá. O “Eis me aqui” já está dito e vivido, já é verdade. Quantos, antes que eu e quantos também hoje, junto a mim! Não, não estou só. Faço uma vez mais silêncio e coloco-me uma vez mais na escuta, antes de responder... “Eis me aqui, eis me aqui!” (Is 65,1) repete Deus, “Eis me aqui, sou a serva do Senhor, responde Maria”. “Eis me aqui, que vim para faze tua vontade” (Sl 39,8) disse Cristo.

PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Ao anuncio de Deus, seu anjo, entra em minha vida, diante de mim e fala. Estou preparado para recebê-lo, para deixar-lhe espaço, para ouvi-lo com atenção?
• Em seguida recebo um anuncio desconcertante, Deus me fala de alegria, de graça, de presença. Precisamente das coisas que eu estou buscando há muito tempo. Quem me poderá fazer verdadeiramente feliz? Quero fiar-me de sua felicidade, de sua presença?

ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 138)
• Hoje serei muito consciente de que meu ser é o ser de Cristo, e farei todas as coisas como Ele as faria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário