sexta-feira, 30 de março de 2012

Lectio Divina - 30/03/12





SEXTA-FEIRA - 30/03/2012

PRIMEIRA LEITURA: Jeremias 20,10-13

• Certamente Jeremias tinha muitos inimigos que se opunham a sua pregação, e com isso, que se realizasse a vontade de Deus. Hoje nós poderíamos dizer que temos um só inimigo e é nosso pecado, é tudo aquilo que, como nos tempos do profeta, se opõe a que o Reino dos céus se estabeleça, primeiramente e nosso coração e depois em todo nosso redor. É uma luta iniciada no paraíso e que continua em nós até o último de nossos dias. Entretanto, a diferença do caso de Jeremias, nosso inimigo já foi vencido por Cristo. Se, no entanto, tem poder em nossa vida e em nossa sociedade é porque muitas vezes nossa adesão a Cristo é só parcial e não total. Apropria-te da vitória de Cristo. Esta é a única oportunidade de que, vencido nosso inimigo, vivamos em paz na alegria de Deus.



ORAÇÃO INICIAL

• Perdoe a culpa de teu povo, Senhor, e que teu amor e tua bondade nos livrem do poder do pecado, o que tem nos submetido nossa debilidade. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 10,31-42




• Estamos próximo da Semana Santa, onde comemoramos e atualizamos a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus. A partir da quarta semana da quaresma, os textos diários dos evangelhos são tirados quase que exclusivamente do Evangelho de João, dois capítulos que acentuam a tensão dramática entre, de um lado a revelação progressiva que Jesus faz do mistério do Pai que o preenche totalmente e, por outro, a rejeição progressiva de parte dos judeus que se tornam cada vez mais impenetráveis a mensagem de Jesus. O trágico desta rejeição é que se faz em nome da fidelidade a Deus. Rejeitam Jesus em nome de Deus.
• Esta maneira que João tem de apresentar o conflito entre Jesus e as autoridades religiosas não é só algo que aconteceu no passado. É um espelho do que acontece hoje. Algumas pessoas se transformam em bombas vivas e matam os outros em nome de Jesus. Nós em nome de Jesus, os membros das três religiões do Deus de Abraão, judeus, cristãos e muçulmanos, nos condenamos e nos enfrentamos mutuamente, ao longo da história. É tão difícil e tão necessário o ecumenismo entre nós. Em nome de Deus se fizeram muitas barbáries e continuam fazendo até hoje. A quaresma é um tempo importante para parar e se perguntar qual é a imagem de Deus que habita em meu ser.
• João 10,31-33: OS JUDEUS QUEREM APEDREJAR JESUS. Os judeus procuram pedras para matar Jesus. Ele lhes pergunta: “Muitas obras boas de parte do Pai tenho-lhes mostrado. Por qual dessas obras quereis apedrejar-me?”. A resposta: “Não queremos apedrejar-te por nenhuma obra boa, mas, por uma blasfêmia e porque Tu, sendo homem, te fazes de Deus”. Querem matar Jesus por blasfêmia. A Lei mandava apedrejar tais pessoas.
• João 10,34-36: A BÍBLIA CHAMA À TODOS FILHOS DE DEUS. Querem matar Jesus porque se faz passar por Deus. Jesus responde em nome da própria Lei de Deus: “Não está escrito em vossa Lei: Eu lhes digo: sois deuses? E chama-se de deuses àqueles a que dirigiu a palavra de Deus – e a Escritura não falha – àquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, como dizes que blasfemei por haver dito: Eu sou Filho de Deus?”. É estranho que Jesus diga “vossa lei”. Teria que dizer “nossa lei”. Por que é que Ele fala assim? Aqui transparece de nova a ruptura trágica entre Judeus e Cristãos, dois irmãos, filhos do mesmo pai Abraão, eu se tornam inimigos irredutíveis até o ponto que os cristãos dizem “vossa lei”, como se não fosse nossa lei.
• João 10,37-38: E ACREDITAM POUCO NAS OBRAS QUE FAÇO. Jesus torna a falar das obras que faz e que são revelações do Pai. Se não faço as obras do Pai não acreditam em mim. Porém, se as faço, ainda que, não me acrediteis, creiam pelas obras, e assim sabereis e conhecereis que o Pai está em Mim e eu no Pai. Estas são as mesmas palavras que Jesus pronunciará para os discípulos na última Ceia (Jo 14,10-11).
• João 10,39-42: QUEREM MATÁ-LO DE NOVO, PORÉM, ELE ESCAPA DE SUAS MÃOS. Não existe nenhum sinal de conversão. Continuam acusando Jesus de blasfêmia e insistem em querer matá-lo. Não existe futuro para Jesus. Sua morte está decretada, entretanto, sua hora ainda não chegou. Jesus sai e atravessa o Jordão para o lugar onde João havia sido batizado. Assim mostra continuidade em sua missão com a missão de João. Ajudava as pessoas a perceberem a linha de Deus na história. As pessoas reconhecem em Jesus àquele que João havia anunciado.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Os judeus condenam Jesus em nome de Deus, em nome da imagem que têm de Deus. Condeno alguém em nome de Deus e depois descubro que estou equivocado?
• Jesus diz de si mesmo “Filho de Deus”. Quando eu professo no Credo que Jesus é o Filho de Deus, que conteúdo eu dou a minha profissão de fé?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 17)
• Hoje não baixarei à guarda nas situações que ordinariamente me daria por vencido, a partir das mais simples até as mais sérias, não cederei, nas conversas difíceis, nos que não se deixam amar, nas coisas de meu trabalho que na verdade me custam, em perdoar aquilo que tanto trabalho me dá, tentarei e não voltarei a fazer, até que nessa situação concreta experimente a vitória de Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário