sexta-feira, 23 de março de 2012






SEXTA-FEIRA - 23/03/2012

PRIMEIRA LEITURA: Sabedoria 2,1.12-22


• Esta bela passagem que se refere sem sombra de dúvidas à Cristo é aplicável a todos os que, como Jesus, procura viver de acordo com projeto de Deus. É como um cristão que vive de acordo com o Evangelho, será sempre contestado e rejeitado pelos demais, já que sua maneira de viver os coloca em evidência. A maneira em que concebe a justiça, o amor, a verdade faz com que os que vivem de acordo com este mundo sintam-se agredidos e, em muitas ocasiões, até descobertos em suas más ações. Por isso, os rejeitam, os afastam de seus grupos sociais e os desprezam. Esta rejeição do mundo é de alguma maneira a prova substancial de nossa pertença a Cristo, e esta pertença é a que faz com que a vida dos discípulos do Senhor seja plena, recebendo Dele o amor, a consolação e a paz que perdura. Não te deixes enganar pelos critérios deste mundo, que te oferece felicidade passageira e prazer que só corrompe. Seja fiel ao Senhor e Ele te mostrará a glória e produzirá em teu coração a alegria e a paz que nunca passarão.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor, tu que em nossa fragilidade nos ajuda com meios abundantes, concede-nos receber com alegria a salvação que nos outorgas e manifeste-a em nossa própria vida. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 7,1-2.10.25-30


• Ao longo dos capítulos que vão de 1 a 12 do Evangelho de João vai acontecendo a progressiva revelação que Jesus faz de si mesmo aos discípulos e as pessoas. Ao mesmo tempo e na mesma proporção, vai crescendo a oposição das autoridades contra Jesus até o ponto de decidir a condenação e a morte de Jesus (Jo 11,45-54). No capítulo 7, que meditamos no evangelho de hoje, é uma espécie de parada no meio do caminho. Já faz prever como será o desenlace final.
• João 7,1-2.10: JESUS DECIDE IR A FESTA DOS TABERNÁCULOS EM JERUSALÉM. A geografia da vida de Jesus no evangelho de João é diferente da geografia nos outros três evangelhos. É mais completa. Conforme os outros evangelhos, Jesus foi apenas uma única vez em Jerusalém, quando foi detido e o levaram para a morte. Segundo o evangelho de João, foi por pelo menos duas ou três vezes a Jerusalém para a festa da Páscoa. Por isso, sabemos que a vida pública de Jesus durou ao redor de três anos. O evangelho de hoje informa que Jesus se dirigiu mais de uma vez à Jerusalém, porém, não publicamente. Foi às escondidas, pois, na Judéia, os judeus queriam matá-lo.
• Tanto aqui no capítulo 7 como em outros capítulos, João fala de “judeus”, e de “vós os judeus”, como se ele e Jesus não fossem judeus. Esta maneira de falar reflete a situação da trágica ruptura que tem lugar o final do primeiro século entre os judeus (Sinagoga) e os cristãos (Igreja). Ao longo dos séculos, esta maneira de falar do evangelho de João contribuiu para acrescentar o anti-semitismo. Hoje, é muito importante ficar a distância desta polêmica para não alimentar o anti-semitismo. Não podemos esquecer nunca que Jesus é judeu. Nasceu judeu, viveu como judeu e morreu como judeu. Toda sua formação vem da religião e da cultura dos judeus.
• João 7,25-27: DUVIDAS DOS HABITANTES DE JERUSALÉM A RESPEITO DE JESUS. Jesus está em Jerusalém e fala publicamente às pessoas que querem ouvi-lo. As pessoas ficam confusas. Sabem que querem matar Jesus e que Ele anda solto diante dos olhos de todos. Estariam reconhecendo as autoridades que Ele é o Messias? Porém, como é que Jesus pode ser o Messias? Todos sabem que Ele veio de Nazaré, porém do messias, ninguém sabe a origem.
• João 7,28-29: EXPLICAÇÃO DE JESUS. Jesus fala de sua origem. “Sabeis de onde sou”. Porém, o que as pessoas não sabem é a vocação e missão que Jesus recebeu de Deus. Não veio por vontade própria, mas sim, como todo profeta veio para obedecer uma vocação, que é o segredo de sua vida. “Porém, eu não vim por minha conta, mas é verdadeiro aquele que me enviou, porém, vós não o conheceis. Eu o conheço, porque venho Dele e Ele é o que me enviou”.
• João 7,30: PORQUE, AINDA, NÃO HAVIA CHEGADO SUA HORA. Queriam pegar Jesus, porém, ninguém coloca as mãos Nele “porque, ainda não havia chegado sua hora”. No evangelho de João quem determina a hora e o rumo dos acontecimentos não são os que detêm o poder, mas sim, o próprio Jesus. É Ele que determina a hora (cf. Jn 2,4; 4,23; 8,20; 12.23.27; 13,1; 17,1). E na cruz, Jesus é quem determina até a hora de sua morte (Jo 19,29-30).



PARA REFLEXÃO PESSOAL

 
• Como vivo minha relação com os judeus? Você descobriu alguma vez em você um pouco de anti-semitismo? Como conseguiu eliminá-lo?
• Como no tempo de Jesus, hoje também existe muitas idéias e opiniões sobre as coisas da fé? Como você age? Agarra-se às idéias antigas e fecha-se nelas, ou, procura entender o porquê das novidades?



ORAÇÃO FINAL


• (SALMO 33)
• Hoje farei uma lista das coisas que em minha vida são distintas dos que não conhecem Deus e acrescentarei alguns pontos que serão um compromisso para estes dias santos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário