sexta-feira, 13 de abril de 2012

Lectio Divina - 13/04/12






SEXTA-FEIRA - 13/04/2012

PRIMEIRA LEITURA: Atos 4,1-12

• Nem parecia que o Pedro que está falando fosse aquele mesmo Pedro que por medo de ter a mesma sorte de Jesus, o negou três vezes; o mesmo homem que depois da ressurreição estava escondido a portas fechadas por medo dos judeus. A diferença entre um e outro se deve a que ele teve um encontro “pessoal” com Jesus ressuscitado. Agora conhece Jesus não só como “um profeta poderoso em obras diante de Deus e dos homens”, mas, como seu Deus e seu Senhor. E por isso é necessário que todos e cada um de nós tenhamos também este encontro pessoal, como dizia o Papa João Paulo II: “de olhos abertos e coração palpitante”, com Jesus ressuscitado, já que este encontro é o elemento que transforma nossa vida. A Páscoa é um tempo propício para que este encontro se realize no profundo de nosso ser. Simplesmente devemos estar atentos, Jesus sair-nos-á ao encontro a qualquer momento, não o deixemos passar sem que nos mude o coração.



ORAÇÃO INICIAL

• Deus todo poderoso e eterno, que pelo mistério pascal restauraste tua aliança com os homens, concede-nos realizar na vida quanto celebramos na fé. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 21,1-14

• O capítulo 21 do evangelho de João parece um apêndice que foi acrescido mais tarde depois que o evangelho já estava terminado. A conclusão do capítulo anterior (Jo 20,30-31) deixa perceber que se trata de um acréscimo. De qualquer maneira, acrescido ou não, é Palavra de Deus, que trás uma bonita mensagem de ressurreição para este quinto dia da Semana da Páscoa.
• João 21,1-3: O PESCADOR DE HOMENS VOLTA A SER PESCADOR DE PEIXES. Jesus morreu e ressuscitou. Ao final daqueles três anos de convivência, os discípulos voltaram para a Galiléia. Um grupo deles está de novo diante do lago. Pedro retoma o passado e diz: “Vou pescar!”. Os outros disseram: “Nós vamos contigo!”. Assim, Tomé, Natanael, João e Tiago junto com Pedro pegaram o barco e foram pescar. Retomaram a vida do passado como se nada houvesse acontecido. Porém, algo havia acontecido. Algo estava acontecendo! O passado não voltou! “Não pescamos nada!”. Voltaram para a praia cansados. Foi uma noite frustrante.
• João 21,4-5: O CONTEXTO DA NOVA APARIÇÃO DE JESUS. Jesus esta nas margens do mar, porém, eles não o reconhecerão. E Jesus pergunta: “Amigos, não têm nada para comer?”. Responderam: “Não!”. Na resposta negativa reconheceram que a noite havia sido frustrante e que não pescaram nada. Eles haviam sido chamados para ser pescadores de homens (Mc 1,17; Lc 5,10), e voltaram a ser pescadores de peixes. Porém, algo havia mudado em suas vidas. A experiência de três anos com Jesus produz neles uma mudança irreversível. Já não era possível voltar atrás como se nada houvesse acontecido, como se nada houvesse mudado.
• João 21,6-8: LANÇE UMA REDE DO LADO DIREITO DO BARCO E VAI ENCONTRAR PEIXES. Eles fizeram algo que, provavelmente, nunca houvessem feito em sua vida. Cinco pescadores experimentados obedecem a um estranho que manda fazer algo que contrasta com sua experiência. Jesus, aquela pessoa desconhecida que estava na praia, mandou que jogassem a rede pelo lado direito do barco. Eles obedeceram, jogaram a rede, e aconteceu um resultado inesperado. A rede encheu-se de peixes! Como era possível? Como explicar esta surpresa fora de qualquer previsão? O amor os leva a descobrir. O discípulo amado diz: “É o Senhor!”. Esta intuição esclarece tudo. Pedro se atira na água para chegar mais rápido próximo de Jesus. Os outros discípulos foram atrás com o barco arrastando a rede cheia de peixes.
• João 21,9-14: A DELICADEZA DE JESUS. Chegando a terra, viram que Jesus havia acendido umas brasas e que estava assando pão e peixes. Pediu que trouxessem alguns peixes a mais. Imediatamente, Pedro subiu no barco, arrastou a rede com cento e cinqüenta e três peixes. Eram muitos peixes e a rede não se rompeu. Jesus chama a multidão: “Venham comer!”. Ele teve a delicadeza de preparar algo para comer depois de uma noite frustrada sem pescar nada. Gesto bem simples que revela algo do amor com que o Pai nos ama. “Quem me vê, vê o Pai” (Jo 14,9). Nenhum de seus discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois, sabiam que era o Senhor. E evocando a eucaristia, o evangelista João completou: “Jesus se aproximou, tomou o pão e o distribuiu para eles”. Sugere assim que a eucaristia é o lugar privilegiado para o encontro com Jesus ressuscitado.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Já lhe ocorreu alguma vez te pedirem para que jogasse a rede para o lado direito do barco de tua vida, contrariando toda tua experiência? Você obedeceu? Jogou a rede?
• A delicadeza de Jesus. Como é tua delicadeza nas pequenas coisas da vida?



ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 117)
• Hoje memorizarei alguma citação bíblica que me lembre que Jesus é meu Salvador e que posso confiar Nele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário