quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lectio Divina - 18/04/12






QUARTA-FEIRA - 18/04/2012

PRIMEIRA LEITURA: Atos 5,17-26

• Quem poderá deter o anuncio da Palavra de Deus? Ninguém! Exceto nós mesmos. O episódio de hoje nos narra como Deus, inclusive, mandou um anjo tirar da prisão os apóstolos e lhes disse: “Ide pregar!”. Hoje estão faltando muitos cristãos valentes que anunciem a Palavra de Deus em suas comunidades, em suas escolas, em seus negócios, cristãos que, sem temor do “que falarão”, sejam capazes de viver de tal maneira o Evangelho em seus próprios meios, que chamem a atenção dos demais, cristãos que não tenham medo de falar abertamente de Jesus a seus amigos e conhecidos, cristãos que não tenham vergonha de ser testemunhos do Ressuscitado. Não permitamos que nossos temores detenham o anuncio da Vida, do Amor e da Paz trazido por Cristo. Lembre sempre que a única oportunidade que tem o homem de viver a vida em plenitude está em Cristo, e que seu anuncio também dependi de ti.



ORAÇÃO INICIAL

• Ao reviver novamente este ano o mistério pascal, no qual a humanidade recobra a dignidade perdida e adquire a esperança da ressurreição futura, pedimos-te Senhor de clemência, que o mistério celebrado na fé se atualize sempre no amor. Por Nosso Senhor...


REFLEXÃO

João 3,16,21

• O evangelho de João é como um tecido, feito com três fios diferentes, porém, parecidos. Os três combinam tão bem entre si que, às vezes, não dá para perceber quando é um ou outro. (a)-O primeiro fio são os fatos e as palavras de Jesus dos anos trinta, conservados pelos testemunhos oculares que guardaram as coisas que Jesus fez e ensinou. (b)-O segundo fio são os feitos da vida das comunidades. A partir de sua fé em Jesus e convencidos da presença de Jesus no meio delas, as comunidades iluminavam seu caminhar com as palavras e os gestos de Jesus. Isto tinha um impacto sobre a descrição dos fatos. Por exemplo, o conflito das comunidades com os fariseus do final do primeiro século marcou a forma de descrever os conflitos de Jesus com os fariseus. (c)-O terceiro fio são os comentários feitos pelo evangelista. Em certas passagens, é difícil perceber quando Jesus deixa de falar e quando o evangelista começa a fazer seus comentários. O texto do evangelho de hoje, por exemplo, é uma bonita e profunda reflexão do evangelista sobre a ação de Jesus. A gente quase não percebe a diferença entre as palavras de Jesus e as palavras do evangelista. De qualquer forma, tanto umas como as outras, são palavras de Deus.
• João 3,16: DEUS AMOU O MUNDO. A palavra mundo é uma das palavras mais freqüentes no Evangelho de João: 78 vezes! Tem diversos significados. Em primeiro lugar, mundo pode significar a terra, o espaço habitado pelos seres humanos (Jo 11,9;21,25) ou o universo criado (Jo 17,5,24). Mundo pode significar também as pessoas que habitam esta terra, a humanidade toda (Jo 1,9; 3,16; 4,42; 6,14; 8,12). Pode significar também um grande grupo, um grupo numeroso de pessoas, no sentido da expressão “todo o mundo” (Jo 12,19;14,27). Aqui, em nosso texto, a palavra mundo tem o sentido de humanidade, de todo ser humano. Deus ama a humanidade de tal modo que chegou a entregar seu filho único. Quem aceita que Deus chega até nós em Jesus, este já passou pela morte e já tem vida eterna.
• João 3,17-19: O VERDADEIRO SENTIDO DO JUIZO. A imagem de Deus que aflora destes três versículos é a de um pai cheio de ternura e não a de um juiz severo. Deus mandou seu filho não para julgar e condenar o mundo, mas sim, para que o mundo se salve por Ele. Quem acredita em Jesus e o aceita como revelação de Deus não é julgado, pois, já foi aceito por Deus. E quem não crê em Jesus, já foi julgado. Exclui-se por si mesmo. E o evangelista repete o que já havia dito no prólogo: muitas pessoas não querem aceitar Jesus, porque sua luz revela a maldade que nelas existe (cf. Jo 1,5.10-11).
• João 3,20-21: PRATICAR A VERDADE. Existe em todo ser humano uma semente divina, uma marca do Criador. Jesus, como revelação do Pai, é uma resposta a este desejo mais profundo do ser humano. Quem quer ser fiel ao mais profundo de si mesmo, aceitará Jesus. É difícil encontrar uma visão ecumênica mais ampla que o que Evangelho de João expressa nestes versículos.
• COMPLETANDO O SIGNIFICADO DA PALAVRA MUNDO NO QUARTO EVANGELHO. Outras vezes, a palavra mundo significa aquela parte da humanidade que se opõe à Jesus e a sua mensagem. Ali a palavra mundo toma o sentido de “adversários” ou “opositores” (Jo 7,4.7;8,23.26;9,39;12,25). Este mundo contrário à pratica libertadora de Jesus é governado pelo Adversário ou Satanás, também chamado “príncipe deste mundo” (Jo 14,30;16,11). Ele representa o império romano e, ao mesmo tempo, os líderes dos judeus que estão expulsando os seguidores de Jesus das sinagogas. Este mundo persegue e mata as comunidades, trazendo tribulações aos fiéis (Jo 16,33). Jesus as libertará, vencendo o príncipe deste mundo (Jo 12,31). Assim, mundo significa uma situação de injustiça, de opressão, que engendra ódio e perseguição contra as comunidades do Discípulo Amado. Os perseguidores são aquelas pessoas que estão no poder, os dirigentes, tanto do império como da sinagoga. Enfim, todos aqueles que praticam a injustiça usando para isto o nome de Deus (Jo 16,2). A esperança que o evangelho trás às comunidades perseguidas é que Jesus é mais forte que o mundo. Por isto diz: “NO MUNDO TEREIS TRIBULAÇÕES. MAS, CORAGEM: EU VENCI O MUNDO!” (Jo 16,33).



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Deus amou tanto o mundo que chegou a entregar seu próprio filho. Esta verdade chegou a penetrar no mais intimo do meu ser, de minha consciência?
• A realidade mais ecumênica que existe é a vida que Deus nos dá e pela qual entregou seu próprio filho. Como vivo o ecumenismo em minha vida de cada dia?


ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 34,2-3)
• Hoje farei uma lista de todas as coisas que ainda me impedem que fale livremente de Deus e planejarei como vencê-las uma a uma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário