terça-feira, 24 de abril de 2012

Lectio Divina - 24/04/12





TERÇA-FEIRA - 24/04/2012

PRIMEIRA LEITURA: Atos 7,51-8,1

• Duras, porém, corretas as palavras de Estevão dirigidas a todos nós: “Homens de cabeça dura, de coração e ouvidos fechados. Vocês resistem sempre ao Espírito Santo”. E na verdade, pensemos, quantas vezes temos tido a oportunidade de crescer no amor de Jesus, de assistir um retiro? Quantas vezes por preguiça ou por priorizar outras atividades faltamos à missa? Quantas vezes, podendo fazer caridade, um favor, um serviço não o temos feito? Quantas vezes preferimos ver a televisão no lugar de atender nossos filhos, irmãos, ou, a nossos pais? Quantas vezes temos deixado a oração por alguma outra atividade? Nesta Páscoa, Jesus nos oferece de novo a possibilidade de abrir-lhe totalmente nosso coração e deixar que seja o Espírito Santo quem dirija nossa vida, nos faz de novo o convite para que tomemos o Evangelho como norma de nosso trabalho diário e que façamos da caridade um estilo de vida.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor, tu que abres as postas de teu reino aos que tem renascido da água e do Espírito, acrescenta a graça que tens dado a teus filhos, para que, purificados já de seus pecados, alcancem todas tuas promessas. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 6,30-35

• O Discurso do Pão da Vida não é um texto que discute ou disseca, mas sim, um texto que existe para pensar e meditar. Por isto, se não se entende tudo, não tem porque preocupar-se. Este texto do Pão da Vida exige toda uma vida para meditá-lo e aprofundá-lo. Um texto assim, a gente o deve ler, meditar, rezar, pensar, ler de novo, repetir, meditar, como se faz com um bom caramelo na boca. Tê-lo na boca, dando voltas, até que se acabe. Quem lê o Quanto Evangelho superficialmente pode ficar com a impressão de que João repete sempre a mesma coisa. Lendo com mais atenção, é possível perceber que não se trata de repetições. O autor do Quarto Evangelho tem sua própria maneira de repetir o mesmo assunto, porém, num nível cada vez mais profundo. Parece com uma escada em caracol. Girando, chega-se ao mesmo lugar, porém, em um nível mais profundo.
• João 6,30-33: QUAL É O SINAL QUE REALIZAS PARA QUE POSSAMOS CRER? As pessoas haviam perguntado: O que é que devemos fazer para realizar a obra de Deus? Jesus responde: “A obra de Deus é acreditar naquele que Ele enviou”, isto é, crer em Jesus. Por isto, as pessoas formulam uma nova pergunta: “Que sinal realizas para que possamos ver e crer em ti? Qual é tua obra?”. Isto significa que não entenderam a multiplicação dos pães como um sinal de parte de Deus para legitimar a multiplicação dos pães como um sinal da parte de Deus para legitimar Jesus diante do povo como um enviado de Deus. E continuam argumentando: No passado, nossos pais comeram o maná que lhes foi dado por Moisés. Eles o chamaram “pão do céu” (Sb 16,20), ou seja, “pão de Deus”. Moisés continua sendo um grande líder, em quem eles acreditam. Se Jesus quer que as pessoas acreditem Nele, tem que fazer um sinal maior que o de Moisés. “Qual é a tua obra?”.
• Jesus responde que o pão dado por Moisés não era o verdadeiro pão do céu. Vinha de cima, sim, porém, não era o pão de Deus, pois não garantiu a vida para ninguém. Todos morreram no deserto (Jo 6,49). O verdadeiro pão do céu, o pão de Deus, é o pão que vence a morte e traz vida. É aquele que descendo do céu dá a vida ao mundo. É Jesus! Jesus procura ajudar as pessoas a libertarem-se dos esquemas do passado. Para Ele, fidelidade ao passado não significa fechar-se nas coisas antigas e não aceitar a renovação. Fidelidade ao passado é aceitar o novo que chega como fruto da semente plantada no passado.
• João 6,34-35: SENHOR DÊ-NOS SEMPRE DESTE PÃO! Jesus responde claramente: “Eu sou o Pão da Vida!”. Comer o pão do céu é o mesmo que acreditar em Jesus e aceitar o caminho que Ele nos ensinou, a saber: “Meu alimento é fazer a vontade do Pai que está no céu!” (Jo 4,34). Este é o alimento verdadeiro que sustenta a pessoa, que dá um rumo à vida, e que traz vida nova. Este último versículo do evangelho de hoje (Jo 6,35) será retomado como primeiro versículo do evangelho de amanhã.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Fome de pão, fome de Deus. Qual das duas predomina em mim?
• Jesus diz: “Eu sou o pão da vida”. Ele sacia a fome e a sede. Que experiência tenho disto?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 31,2-3)
• Hoje farei aquilo que Deus está me pedindo e que tenho adiado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário