quarta-feira, 25 de abril de 2012

Lectio Divina - 25/04/12





QUARTA-FEIRA - 25/04/2012

PRIMEIRA LEITURA: 1Pedro 5,5-14

• Este belo texto de Pedro mostra-nos a unidade que existe entre a resistência aos embates do inimigo e a humildade. O demônio, desde o princípio é a pessoa mais soberba que existe e transmite esse veneno a todo aquele que pode. É, por assim dizer, sua arma mortal, pois, daí é que vêem todos os demais pecados. O antídoto é precisamente a humildade. É por isso que, em todas as tentativas que fez para subjugar Cristo e a Maria Santíssima, sempre se encontrou com o muro de sua humildade. É por isso, que se quisermos vencer as lutas com o Inimigo, é necessário que a humildade em nós seja patente. O difícil do tema, é que a única forma REAL na qual podemos crescer na humildade é a humilhação, e a verdade, é que ninguém gosta de ser humilhado, ao menos que seja em ocasiões em que o próprio Deus nos humilhe. O mundo de hoje, longe deste pensamento, promove entre nós a auto-suficiência e a vaidade, irmãs da soberba. Por todos os lados nos falam de não deixar-nos, de responder as agressões, etc. É por isso que, hoje em dia, o Demônio tem grande influência na sociedade, pois, criamos uma sociedade onde a humildade não tem lugar. Deixe que Deus te ajude a crescer na santidade, permita ser, de quando em quando, humilhado pelos demais.



ORAÇÃO INICIAL

• Dá-nos Senhor, uma plena vivência do mistério pascal, para que a alegria que experimentamos nestas festas seja sempre nossa força e nossa salvação. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Marcos 16,15-20

• O evangelho de hoje é parte do apêndice do Evangelho de Marcos (Mc 16,9,20) que apresenta uma lista de algumas aparições de Jesus: a Madalena (Mc 16,9-11), aos dois discípulos que iam pelo campo (Mc 16,12-13) e aos doze apóstolos (Mc 16,14-18). Esta última aparição com a descrição da ascensão ao céu (Mc 16,19-20) constitui o evangelho de hoje.
• Marcos 16,14: OS SINAIS QUE ACOMPANHAM O ANUNCIO DA BOA NOVA. Jesus aparece aos onze discípulos e os reprova por não haver acreditado nas pessoas que o haviam visto ressuscitado. Não acreditaram em Madalena (Mc 16,11), nem nos dois que iam pelo campo (Mc 16,13). Várias vezes Marcos se refere à resistência dos discípulos em crer no testemunho daqueles e daquelas que experimentaram a ressurreição de Jesus. Por que é que Marcos insiste tanto na falta de fé dos discípulos? Provavelmente, para ensinar duas coisas. Primeiro: que a fé em Jesus passa pela fé nas pessoas que dão testemunho Dele. Segundo: que ninguém deve desanimar quando a dúvida surge no coração. Até os onze discípulos tiveram dúvidas!
• Marcos 16,15: A MISSÃO DE ANUNCIAR A BOA NOVA A TODA CRIATURA. Depois de haver criticado a falta de fé dos discípulos, Jesus lhes confere a missão: “Ide por todo mundo e proclamai a Boa Nova a toda a criatura. O que acreditar e for batizado, se salvará e o que não acreditar, se condenará”. Aos que tiverem a coragem de acreditar na Boa Nova e forem batizados Jesus promete os seguintes sinais: expulsarão demônios, falarão novas línguas, agarrarão serpentes e o veneno não lhes fará mal algum, imporão as mãos sobre os enfermos e estes ficarão curados. Isto acontece hoje:
• Expulsar demônios: é lutar contra o poder do mal que mata a vida. A vida de muitas pessoas é melhor por ter entrado na comunidade e por ter começado a viver a Boa Nova da presença de Deus em sua vida;
• Falar novas línguas: é começar a comunicar-se com os demais de forma nova. Às vezes, encontramos uma pessoa que não tínhamos visto, porém, parece que a conhecemos há muito tempo. É porque falamos a mesma língua, a linguagem do amor;
• Vencer o veneno: existe muitas coisas que envenenam a convivência. Muitas fofocas que causam estragos na relação entre as pessoas. Quem vive na presença de Deus vive acima de tudo isto e consegue que este veneno terrível não o moleste;
• Curar os enfermos: em toda parte aparece uma consciência mais clara e mais viva da presença de Deus, aparece também um cuidado especial com as pessoas excluídas e marginalizadas, sobretudo, para os enfermos. Aquilo que mais favorece na cura é que a pessoa se sinta acolhida e amada.
• Marcos 16,19-20: ATRAVÉS DA COMUNIDADE JESUS CONTINUA SUA MISSÃO. O próprio Jesus viveu na Palestina e acolheu os pobres de seu tempo, revelando assim o amor do Pai, este mesmo Jesus continua vivo no meio de nós, em nossas comunidades. Através de nós Ele quer continuar sua missão para revelar a Boa Nova do amor de Deus aos pobres. A ressurreição acontece até hoje. Leva-nos a cantar: “Quem nos separará, quem nos separará do amor de Cristo, quem nos separará?”. Nenhum poder deste mundo é capaz de neutralizar a força que vem da fé na ressurreição (Rm 8,35-39). Uma comunidade que quer ser testemunho da Ressurreição tem que ser sinal de vida, tem que lutar contra as forças da morte, para que o mundo seja um lugar favorável à vida, tem que acreditar que o outro mundo é possível. Sobretudo, naqueles países onde a vida da gente corre perigo à causa do sistema de morte que nos foi imposto, as comunidades devem ser uma prova viva da esperança que vence o mundo, sem medo de ser feliz!



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Como acontecem em minha vida estes sinais da presença de Jesus?
• Quais são os sinais que mais convencem as pessoas da presença de Jesus no meio de nós?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 89,1-2)
• Este dia me esforçarei por manter uma atitude de humildade, esperando que seja o próprio Deus quem me levante em cada situação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário