segunda-feira, 21 de maio de 2012

Lectio Divina - 21/05/12







SEGUNDA-FEIRA - 21/05/2012

PRIMEIRA LEITURA: Atos 19,1-8

• A grande novidade do Novo Testamento é o “dom do Espírito Santo”, isto é, a “habitação” de Deus em nós. A partir de Pentecostes, a ação de Deus no homem não é a partir de fora, mas sim, de dentro. Entretanto, dado que sua presença é espiritual, só a podemos reconhecer por sua ação. Esta é talvez a razão pela qual na Igreja primitiva um dos “sinais sensíveis” que indicavam a presença do Espírito Santo no coração dos que acreditava é o que se chama “dom de Línguas”, começar a falar em línguas desconhecidas. Esta manifestação, a encontraremos ao longo do livro dos Atos e está sempre associada com o batismo e com a oração. No meio deste mundo incrédulo que hoje vivemos, esta manifestação é de novo um dom claro em muitos cristãos, associado hoje em dia ao batismo, que se recebe de pequeno, com a “aceitação pessoal da salvação em Cristo” e o compromisso de viver conforme o Evangelho. Por isso, em muitas reuniões de oração, como na primeira comunidade, se “ouve orar aos cristãos em línguas que só os anjos conhecem”. Como todos os dons na Igreja, este também deve ser discernido para não enganar-nos na vida espiritual. Deixe que o Espírito te manifeste sua presença viva em ti.



ORAÇÃO INICIAL

•    Derrama Senhor, sobre nós a força do Espírito Santo, para que possamos cumprir fielmente tua vontade e darmos testemunho de ti com nossas obras. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 16,29-33

• O contexto do evangelho de hoje continua sendo o ambiente da Última Ceia, ambiente de convivência e de despedida, de tristeza e de expectativa, na qual se reflete a situação das comunidades da Ásia Menor dos finais do primeiro século. Para poder entender bem os evangelhos, não podemos nunca esquecer que não relatam as palavras de Jesus como se fossem gravadas em um CD para transmiti-las literalmente. Os evangelhos são escritos pastorais que procuram encarnar e atualizar as palavras de Jesus nas novas situações em que se encontravam as comunidades na segunda metade do primeiro século na Galiléia (Mateus), na Grécia (Lucas), na Itália (Marcos) e na Ásia Menor (João). No Evangelho de João, as palavras e as perguntas dos discípulos não são só dos discípulos, mas sim, nelas afloram também as perguntas e os problemas das comunidades. São espelhos, nos quais as comunidades, tanto as daqueles tempos como as de hoje, se reconhecem com suas tristezas e angústias, com suas alegrias e esperanças. Encontram luz e força nas respostas de Jesus.
• João 16,29-30: AGORA ESTÁ FALANDO CLARAMENTE. Jesus havia dito aos discípulos: pois o próprio Pai os quer, porque me quereis a mim e acreditais que sai de Deus. Sai do Pai e vim ao mundo. Agora deixo outra vez o mundo e vou ao Pai (Jo 16,27-28). Ao ouvir esta afirmação de Jesus, os discípulos respondem: Agora sim falas claro, e não diz nenhuma parábola. Agora sabemos que sabes tudo e não necessitas que ninguém te pergunte. Por isto, acreditamos que saíste de Deus. Os discípulos pensavam que entendiam tudo. Sim, realmente, eles captaram uma luz verdadeira para clarear seus problemas. Porém, Deus não cabe em nossos esquemas. Supera tudo, desarma nossos esquemas e nos traz surpresas inesperadas que, às vezes, são muito dolorosas.
• João 16,31-32: VÃO ME DEIXAR SÓ, PORÉM, EU NÃO ESTOU SÓ. O PAI ESTÁ COMINGO. Jesus pergunta: “Agora acreditam?”. Ele conhece seus discípulos. Sabe que falta muito para a compreensão total do mistério de Deus e da Boa Nova de Deus. Sabe que, apesar da boa vontade e apesar da luz que acabaram de receber naquele momento, eles tinham que enfrentar a surpresa inesperada e dolorosa da Paixão e da Morte de Jesus. A pequena luz que captaram não bastava para vencer a escuridão da crise: Olhem que é chegada a hora (e já chegou) em que vos dispersareis cada um para um lado e me deixarei só. Mas, Eu não estou só, porque o Pai está comigo. Esta é a fonte da certeza de Jesus e, através de Jesus, esta é e será a fonte da certeza de todos nós: O Pai está comigo. Quando Moisés foi enviado para a missão para libertar o povo da opressão do Egito, recebeu esta certeza: “Vai, Eu estou contigo” (Ex 3,12). A certeza da presença libertadora de Deus está expressa no nome que Deus assumiu na hora de iniciar o Êxodo e libertar seu povo: JHWH, Deus conosco. Este é meu nome para sempre (Ex 3,15). Nome que está presente mais de seis mil vezes só no Antigo Testamento.
• João 16,33: CORAGEM, EU VENCI O MUNDO!. E agora vem a última frase de Jesus que antecipa a vitória e que será fonte de paz e de resistência tanto para os discípulos daquele tempo como para todos nós, até hoje: Tenho dito estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo tereis tribulação. Porém, coragem: Eu venci o mundo! “Com seu sacrifício por amor, Jesus vence o mundo e a Satanás. Seus discípulos são chamados para participar na luta e na vitória. Sentir a coragem que Ele infunde já é ganhar a batalha”.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Uma pequena luz ajudou aos discípulos à dar um passo, porém, não iluminou todo o caminho. Você já teve uma experiência assim em tua vida?
• Coragem! Eu venci o mundo! Esta frase de Jesus te ajudou alguma vez em tua vida?



ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 16,1-2,5)
• Quando estiver orando, pessoalmente ou em comunidade, peça ao Senhor que vá dispondo seu coração para receber os dons que Ele quer manifestar através de você e coloque-os à serviço da Igreja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário