segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lectio Divina - 04/06/12







SEGUNDA-FEIRA - 04/06/2012

PRIMEIRA LEITURA: 2Pedro 1,1-7

• Parece estranho, porém, existe muita gente que diz: Eu não posso ser santo, pensa que a santidade é algo que se refere só a um grupo de eleitos dentre os cristãos, pessoas com dons sobrenaturais ou inclusive místicos. No entanto, o apóstolo Pedro no início de sua carta nos faz ver que isto não é verdade, e que todos, absolutamente todos não unicamente somos chamados à santidade, mas, inclusive podemos e devemos ser santos, já que “Deus nos outorgou todo o necessário para levar uma vida de santidade”. De maneira que Deus nos deu todo o necessário para alcançar a santidade. É importante agora que nos convençamos disto, e que nos lancemos à grande aventura de viver santamente, isto é, de acordo com o Evangelho. Faça a prova hoje, e verás que não é difícil, pois, o próprio Deus trabalha conosco para que consigamos.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor amparamo-nos confiadamente na tua providencia, que nunca se equivoca, e te suplicamos que afaste de nós todo o mal e nos conceda aqueles benefícios que podem ajudar-nos na vida presente e na futura. Por Nosso senhor...



REFLEXÃO

Lucas 1,39-56

• Jesus está em Jerusalém. É a última semana de sua vida. Está de volta à praça do Templo (Mc 11,27), onde agora começa o enfrentamento direto com as autoridades. Os capítulos 11 e 12 descrevem os diversos aspectos deste enfrentamento: (a)-com os vendedores do Templo (Mc 12,11-26), (b)-com os sacerdotes, anciãos e escribas (Mc 11,27 a 12,12), (c)-com os fariseus e os herodianos (Mc 12,13-17), (d)-com os saduceus (Mc 12,18-27), e (e)-de novo, com os escribas (Mc 12,28-40). No final, depois da ruptura com todos eles, Jesus comenta o óbolo da viúva (Mc 12,41-44). O evangelho de hoje descreve uma parte do conflito com os sacerdotes, os anciãos e os escribas (Mc 12,1-12). Através de todos estes enfrentamentos, fica mais claro para os discípulos e para todos nós o projeto de Jesus e a intenção dos homens de poder.
• Marcos 12,1-9: A PARÁBOLA DA VINHA: RESPOSTA INDIRETA DE JESUS AOS HOMENS DE PODER. A parábola da vinha é um resumo da história de Israel. Resumo bonito, tirado do profeta Isaias (Is 5,1-7). Por meio desta parábola Jesus dá uma resposta indireta aos sacerdotes, escribas e anciãos que lhe haviam perguntado: “Com que autoridade faz estas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isto!” (Mc 11,28). Nesta parábola, Jesus revela qual é a origem de sua autoridade: Ele é o filho, o herdeiro (Mc 12,6). Denuncia o abuso de autoridade dos vinhateiros, isto é, dos sacerdotes e anciãos que não cuidavam do povo de Deus (Mc 12,3-8). Defende a autoridade dos profetas, enviados por Deus, e massacrados pelos vinhateiros (Mc 12,2-5). Desmascara as autoridades por haver manipulado a religião e por matar o filho, porque não querem perder a fonte de dinheiro que conseguiram acumular para si, ao longo dos séculos (Mc 12,7).
• Marcos 12,10-12: A DECISÃO DOS HOMENS DE PODER CONFIRMA A DENUNCIA FEITA POR JESUS. Os sacerdotes, escribas e anciãos entenderam muito bem o significado da parábola, porém, não se converteram. Tudo ao contrário! Mantiveram seu projeto de prender Jesus (Mc 12,12). Rejeitaram a “pedra fundamental” (Mc 12,10), porém, não tiveram coragem de fazer isso abertamente porque tinham medo das pessoas. Assim os discípulos e as discípulas devem saber o que lhes espera se continuarem com Jesus.
• OS HOMENS DE PODER NO TEMPO DE JESUS: nos capítulos 11 e 12 de Marcos aparecem alguns dos homens de poder no tempo de Jesus. No evangelho de hoje: os sacerdotes, os anciãos e os escribas (Mc 11,27); no de amanhã: os fariseus e os herodianos (Mc 12,13); no de depois de amanhã: os saduceus (Mc 12,18).
• SACERDOTES: eram os encarregados do culto no Templo, onde eram recolhidos os dízimos. O sumo sacerdote ocupava um lugar central na vida das pessoas, sobretudo, depois do exílio. Era escolhido entre as famílias que detinham mais poder e riqueza.
• ANCIÃOS, OU CHEFES DO POVO: eram os líderes locais nas aldeias e cidades. Sua origem vinha dos chefes das antigas tribos.
• ESCRIBAS E DOUTORES DA LEI: eram os encarregados de ensinar. Dedicavam sua vida ao estudo da Lei de Deus e ensinavam as pessoas como observar em tudo a Lei de Deus. Nem todos os escribas eram da mesma linha. Uns estavam ligados aos fariseus, outros aos saduceus.
• FARISEUS: fariseu significa “separado”. Eles lutavam para que, através da observância perfeita da lei de pureza, o povo chegasse a ser puro “separado” e santo como exigiam as Leis e a Tradição! Pelo testemunho exemplar de sua vida dentro das normas da época, tinham muita liderança nas aldeias da Galiléia.
• HERODIANOS: era um grupo ligado ao rei Herodes Antipas da Galiléia que governou de 4 aC até 39 dC. Os herodianos formavam uma elite que não esperava o Reino de Deus para o futuro, mas, o consideravam já presente no reino de Herodes.
• SADUCEUS: eram uma elite laica aristocrática de ricos comerciantes ou latifundiários. Eram conservadores. Não aceitavam as mudanças defendidas pelos fariseus, como por exemplo, a fé na ressurreição e na existência dos anjos.
• SINÉDRIO: era o Supremo Tribunal dos judeus com 71 membros entre sumo sacerdote, sacerdotes, anciãos, saduceus, fariseus e escribas. Tinha grande liderança junto as pessoas e representava a nação junto as autoridades romanas.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Alguma vez, como Jesus, se sentiu controlado/a indevidamente pelas autoridades de teu país, em casa, em tua família, em teu trabalho e na Igreja? Qual foi sua reação?
• O que é que nos ensina esta parábola sobre a maneira de exercer a autoridade? E você, como exerce sua autoridade na família, em comunidade e no trabalho?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 25,8-9)
• Hoje repetirei constantemente durante o dia “Quero ser como Jesus”. E farei tantas vezes que inclusive quando for dormir sonhe com esta bela intenção “Quero ser como Jesus!”





Nenhum comentário:

Postar um comentário