sexta-feira, 8 de junho de 2012

Lectio Divina - 08/06/12






SEXTA-FEIRA -08/06/2012

PRIMEIRA LEITURA: 2Timoteo 3,10-17

• O final da Carta de Paulo nos lembra o quão importante é a Palavra de Deus em nossa vida, já que é instrumento para poder educar a vida diária. Entretanto, é triste que a maioria dos cristãos católicos tenha pouca afinidade com a Sagrada Escritura. A maioria se conforma com o que ouve na missa, no que lê nos missais e no pouco que possa ouvir em algum retiro. Não fomos acostumados a ouvir e não a ler. São realmente poucos os irmãos que têm contato direto com ela e muito pouco os que a estudam. Isso faz com que nossa forma de instruir ou de corrigir seja sem uma base firme. Tudo isto faz com que nossa fonte de conhecimento não seja a Escritura, mas sim, o rádio, a televisão e outros meios que pouco ou nada têm a ver com o projeto de Deus para conosco. É, pois necessário que se volte a ter amor pela Sagrada Escritura e que esta seja quem nos instrua para a vida. Tenha sempre perto de você tua Bíblia; não a deixe em casa, leia-a e medite-a... isto te levará a perfeição na fé.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor, nos acolhermos confiadamente a tua providência, que nunca se equivoca, e te suplicamos que separes de nós todo o mal e nos conceda aqueles benefícios que podem ajudar-nos para a vida presente e a futura. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Marcos 12,35-37

• No evangelho de ontem, Jesus criticou a doutrina dos saduceus. No evangelho de hoje, critica o ensinamento dos doutores da lei. E desta vez sua critica não aponta à incoerência de suas vidas, mas sim, para o ensinamento que transmitem para as pessoas. Em outra ocasião, Jesus havia criticado sua incoerência e havia dito para as pessoas: “Os doutores da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. Por isto, vocês têm que fazer tudo o que eles dizem. Porém, não imitem suas ações, pois, falam, porém, não praticam” (Mt 23.2-3). Agora, Jesus tem uma reserva quanto ao que ensinam e quanto a esperança messiânica, e baseia sua critica em argumentos tirados da Bíblia.
• Marcos 12,35-36: O ENSINAMENTO DOS DOUTORES DA LEI SOBRE O MESSIAS. A propaganda oficial tanto do governo como dos doutores da Lei dizia que o messias viria como Filho de Davi. Era uma maneira de ensinar que o messias seria um rei glorioso, forte e dominador. Assim foi o grito das pessoas no Domingo de Ramos: “Bendito o Reino que vem de nosso pai Davi!” (Mc 11,10). Assim também gritou o cego de Jericó: “Jesus, filho de Davi tenha piedade de mim!” (Mc 10,47).
• Marcos 12,37: JESUS QUESTIONA O ENSINAMENTO DOS DOUTORES SOBRE O MESSIAS. Jesus questiona este ensinamento dos doutores. Cita um salmo de Davi: “O Senhor disse a meu senhor: senta-te a minha direita, até que coloque teus inimigos debaixo de teus pés!” (Sl 110,1). E Jesus acrescenta: “O próprio Davi o chama de Senhor; como, então, pode ser filho seu?”. Isto significa que Jesus não concorda muito com esta idéia de um messias Senhor Glorioso, que viria como rei poderoso para dominar e impor-se sobre todos os inimigos. Marcos acrescenta que as pessoas gostaram da crítica de Jesus. De fato, a história informa que os “pobres de Javé” (anawim) esperavam o messias não como dominador, mas sim, como servo de Deus para a humanidade.
• AS DIVERSAS FORMAS DE ESPERANÇA MESSIÂNICA. Ao logo dos séculos, a esperança messiânica foi crescendo, tomando diversas formas. Quase todos os grupos e os movimentos da época de Jesus esperavam a chegada do Reino, porém, cada um a sua maneira: fariseus, escribas, essênios, zelotes, herodianos, saduceus, os profetas populares, os discípulos de João Batista, os pobres de Yavé. Podemos distinguir três tendências na esperança messiânica do povo no tempo de Jesus.
• 01-MESSIAS COMO ENVIADO PESSOAL DE DEUS: para uns, o futuro Reino tinha que chegar mediante um enviado de Deus, chamado Messias ou Cristo. Seria ungido para poder realizar esta missão (Is 61,1). Alguns esperavam que ele fosse um profeta, outros, que fosse um rei, um discípulo ou um sacerdote. Malaquias, por exemplo, espera o profeta Elias (Ml 3,23-24). O Salmo 72 espera um rei ideal, um novo Davi, Isaias agora espera um discípulo (Is 50,4), agora um profeta (Is 61,1). O espírito impuro gritava: “Eu sei que tu és o Santo de Deus!” (Mc 1,24). Sinal de que também havia gente que esperava um messias que fosse sacerdote (Santo ou Santificado). Os pobres de Yavé (anawim) esperavam o Messias como o “Servo de Deus”, anunciado por Isaias.
• 02-MESSIANISMO SEM MESSIAS. Para outros, o futuro chegaria de repente, sem mediação nem ajuda de ninguém. O próprio Deus viria em pessoa para realizar as profecias. Não haveria um messias propriamente dito. Seria um messianismo sem messias. Isto já se percebe no livro de Isaias, onde o próprio Deus vem chegando e trás a vitória nas mãos (Is 40,9-10;52,7-8).
• 03-O MESSIAS JÁ CHEGOU: havia também grupos que já não esperavam o messias. Para eles a situação presente devia continuar como era, pois, pensavam que o futuro já havia chegado. Estes grupos não eram populares. Por exemplo, os saduceus não esperavam o messias. Os herodianos pensavam que Herodes fosse o rei messiânico.
• A LUZ DA RESSURREIÇÃO. A Ressurreição de Jesus é a luz que, de repente, ilumina todo o passado. À luz da ressurreição, os cristãos começaram a reler o Antigo Testamento e descobriram sentidos novos que antes não podiam ser descobertos, porque lhes faltava a luz (cf. 2Cor 3,15-16). E no AT eles buscavam as palavras para expressar a nova vida que estavam vivendo em Cristo. E ali encontraram a maior parte dos títulos de Jesus. Messias (Sl 2,2), Filho do Homem (Dn 7,13; Ez 2,1), Filho de Deus (Sl 2,7;2Sm 7,13), Servo de Yavé (Is 42,1;41,8), Redentor (Is 41,14; Sl 19,15; Rt 4,15), Senhor (quase 6000 vezes). Todos os grandes temas do AT desembocam em Jesus e encontram Nele sua plena realização. Na ressurreição de Jesus germina a semente e, segundo o dito pelos Pais da Igreja todo o AT, torna-se Novo Testamento.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Qual é tua esperança para o futuro do mundo em que vivemos?
• A fé na Ressurreição influi em tua maneira de viver a vida?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 119:166,168)
• Hoje confrontarei a palavra de Deus com meu modo de viver, meus planos, minha fé, minha paciência, meu amor fraterno, minha constância, minhas perseguições e sofrimentos. E verei que mudança eu tenho que fazer em cada coisa.









Nenhum comentário:

Postar um comentário