quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lectio Divina - 13/06/12





QUARTA-FEIRA -13/06/2012

PRIMEIRA LEITURA: 1Reis 18,20-39

• Parece que a pergunta de Elias ao Povo de Deus é tão válida hoje como o foi anteriormente: “Até quando vão ficar indecisos? Se o Senhor é o verdadeiro Deus, sigam-no, e se é Baal, sigam a Baal”. Hoje nos encontramos com um povo cristão que tem ido atrás de novos “Baals”, deuses que pretendem despojar o verdadeiro Deus de seu Reino. Deuses que são servidos pelos falsos profetas de nosso tempo, que como naquele tempo a única coisa que procuravam era afastar o povo do verdadeiro Deus, levando-os com isso a destruição. Estes profetas estão em nossas universidades ensinando que Deus não existe, que viemos de uma geração espontânea, que as regras morais cada um as pode colocar e modificar a seu modo, etc. Os temos na televisão convidando aos jovens à viver o sexo desenfreado, a não ver além do consumismo e a satisfação de todos seus desejos e paixões, a negação à mortificação e a vida de oração e de amor aos demais. Estes profetas são os que fazem de nossa sociedade uma verdadeira selva na qual sobrevive, não só o mais forte, mas sim, o melhor armado. É, pois, necessário que cada um de nós faça sua própria decisão. Jesus nos tem mostrado que Ele é o verdadeiro e único Deus, não duvidemos mais e sigamo-Lo de todo coração.



ORAÇÃO INICIAL

• Oh Deus, fonte de todo o bem, ouça sem cessar nossas súplicas, e conceda-nos, inspirados por ti, pensar no que é reto e cumprir com sua ajuda. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Mateus 5,17-19

• O evangelho de hoje ensina como observar a lei de Deus de maneira que sua prática mostre em que consiste o pleno cumprimento da lei. Mateus escreve para ajudar as comunidades de judeus convertidos a superar as críticas dos irmãos de raça que os acusavam dizendo: “Vocês são infiéis a Lei de Moisés”. O próprio Jesus havia sido acusado de infidelidade a lei de Deus. Mateus trás a resposta esclarecedora de Jesus aos que o acusavam. Assim nos dá uma luz para ajudar as comunidades a resolver seu problema.
• Usando imagens da vida diária, com palavras simples e diretas, Jesus havia dito que a missão da comunidade, sua razão de ser, é ser sal e luz. Havia dado alguns conselhos a respeito de cada uma das imagens. A continuação vem nos três breves versículos do Evangelho de hoje.
• Mateus 5,17-18: NEM UMA VÍRGULA DA LEI DEIXARÁ DE SER VIGENTE. Havia várias tendências nas comunidades dos primeiros cristãos. Umas pensavam que não era necessário observar as leis do Antigo Testamento, pois, é a fé em Jesus que nos salva e não a observância da Lei (Rm 3,21-26). Outros aceitavam Jesus como Messias, porém, não aceitavam a liberdade do Espírito com que algumas comunidades viviam a presença de Jesus ressuscitado. Eles pensavam que sendo judeus, deviam continuar observando as leis do AT (At 15,1.5). Havia, além disso, cristãos que viviam tão plenamente na liberdade do Espírito, que havia deixado de olhar a vida de Jesus de Nazaré e o AT e chegavam a dizer: “Anatema Jesus!” (1Cor 12,3). Diante das tensões, Mateus procura um equilíbrio além dos extremos. A comunidade tem que ser um espaço, onde este equilíbrio pode ser alcançado e vivido. A resposta dada por Jesus aos que o criticam continua bem atual para as comunidades: “não vim abolir a lei, mas sim, dar-lhe pleno cumprimento!”. As comunidades não podiam estar contra a Lei, nem podiam encerrar-se na observância da lei. Igualmente Jesus, deviam dar um passo e mostrar na prática, qual é o objetivo que a lei quer alcançar na vida das pessoas, a saber, na prática perfeita do amor.
• Mateus 5,19: NEM UMA VÍRGULA DA LEI DEIXARÁ DE SER VIGENTE. E aos que queriam desfazer-se de toda a lei, Mateus lembra outra palavra de Jesus: “Portanto, o que transgredir um destes pequenos mandamentos e assim ensinar aos homens, será o menor no Reino dos Céus, ao contrário, os que observarem e os ensinarem, esse será grande no Reino dos Céus”. A grande inquietude do Evangelho de Mateus é mostrar que o AT, Jesus de Nazaré e a vida no Espírito Santo, não podem separar-se. Os três formam parte do mesmo e único projeto de Deus e nos comunicam a certeza central da fé: o Deus de Abraão e Sara está presente no meio das comunidades pela fé no Jesus de Nazaré que nos manda seu Espírito.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Como vejo e vivo lei de Deus: como horizonte de liberdade crescente ou como imposição que delimita minha liberdade?
• O que é que podemos fazer hoje para os irmãos e as irmãs que consideram toda esta discussão como superada e desatualizada? O que é que podemos aprender deles?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 147,12-13)
• Hoje procurarei que coisa está tomando de mim maior atenção do que o normal e, verei se não é um “Baal” a quem lhe presto mais atenção do que Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário