segunda-feira, 25 de junho de 2012

Lectio Divina - 25/06/12


SEGUNDA-FEIRA -25/06/2012




PRIMEIRA LEITURA: 2Reis 17,5-8;13-15;18

• Às vezes poderia dar a impressão de que Deus é tão, mas, tão bom, que não cumprirá o quanto nos foi advertido pelo próprio Cristo, quando referindo-se ao fim do mundo, dizia: “Afastem-se de mim malditos e vão para o fogo eterno, pois, tive fome e não me deste de comer, tive sede e não me deste de beber, era peregrino e não me hospedaste, enfermo ou encarcerado e não vieste visitar-me”. Deus, por meio de Cristo nos tem oferecido a vida eterna, a felicidade sem limite e seu amor, pedindo-nos mudança, que o amemos por sobre todas as coisas e que vivamos de acordo com o Evangelho. Não nos aferremos em uma vida afastada de Deus, uma vida vivida no pecado, a qual ignora os mais pobres e necessitados, uma vida a margem do Evangelho. As tribos de Israel puderam constatar que Deus, em sua santidade, é justo e não aceita a mediocridade: não podemos considerar-nos cristãos e vivermos a margem do Evangelho. Tomemos as medidas necessárias para que nossa vida cada dia seja mais de acordo com a Palavra de Deus.



ORAÇÃO INICIAL 

• Concede-nos viver sempre Senhor, no amor e respeito a teu santo nome, porque jamais deixas de dirigir a quem estabelece no sólido fundamento de teu amor. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Mateus 7,1-5

• No evangelho de hoje continuamos a meditação sobre o Sermão do Monte que se encontra nos capítulos 5 e 6 de Mateus. Durante a 10ª e 11ª Semana do Tempo Comum veremos o capítulo 7. Nestes três capítulos 5, 6 e 7 apresenta-se uma idéia de como era a catequese nas comunidades dos judeus convertidos na segunda metade do século primeiro na Galiléia e na Síria. Mateus juntou e organizou as palavras de Jesus para ensinar como devia ser a nova maneira de viver a Lei de Deus.
• Depois de haver explicado como restabelecer a justiça e como restaurar a ordem da criação, Jesus ensina como deve ser a vida em comunidade. No final, existem algumas recomendações e conselhos. Aqui segue um esquema de todo o Sermão do Monte.
• MATEUS 5,1-12: AS BEM AVENTURANÇAS: solene abertura da nova Lei.
• MATEUS 5,13-16: A NOVA PRESENÇA NO MUNDO: Sal da terra e Luz do mundo.
• MATEUS 5,17-19: A NOVA PRÁTICA DA JUSTIÇA: relação com a antiga Lei.
• MATEUS 5,20-48: A NOVA PRÁTICA DA JUSTIÇA: observando a nova Lei.
• MATEUS 6,1-4 : A NOVA PRÁTICA DAS OBRAS DE PIEDADE: esmola.
• MATEUS 6,5,15: : A NOVA PRÁTICA DAS OBRAS DE PIEDADE: a oração.
• MATEUS 6,16-18: A NOVA PRÁTICA DAS OBRAS DE PIEDADE: o jejum.
• MATEUS 6,19-21: A NOVA RELAÇÃO COM OS BENS MATERIAIS: não acumular.
• MATEUS 6,22-23: A NOVA RELAÇÃO COM OS BENS MATERIAIS: visão correta.
• MATEUS 6,24 : A NOVA RELAÇÃO COM OS BENS MATERIAIS: Deus e o dinheiro.
• MATEUS 6,25-34: A NOVA RELAÇÃO COM OS BENS MATERIAIS: confiar na providência.
• MATEUS 7,1-5 : NOVA CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA: não julgar.
• MATEUS 7,6 : NOVA CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA: não desprezar a comunidade.
• MATEUS 7,7-11 : NOVA CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA: a confiança em Deus, engendra o compartilhar.
• MATEUS 7,12: NOVA CONVIVÊNCIA COMUNITÁRIA: a Regra de Ouro. 
• MATEUS 7,13-14: RECOMENDAÇÕES FINAIS: escolher o caminho reto.
• MATEUS 7,15-20: RECOMENDAÇÕES FINAIS: o profeta é reconhecido pelos frutos.
• MATEUS 7,21-23: RECOMENDAÇÕES FINAIS: não só falar, mas também praticar.
• MATEUS 7,24-27: RECOMENDAÇÕES FINAIS: construir a casa na rocha.
• A vivência comunitária do evangelho é a pedra de toque. É onde se define a seriedade do compromisso. A nova proposta da vida em comunidade aborda diversos aspectos: não ver o cisco que está no olho do irmão, não atirar pérolas aos porcos, não ter medo de pedir coisas a Deus. Estes conselhos vão culminar na Regra de Ouro: fazer para o outro o que gostaria que os outros fizessem para você. O evangelho de hoje apresenta a primeira parte.
• Mateus 7,1-2: NÃO JULGAR, E NÃO SEREIS JULGADOS. A primeira condição para uma boa convivência comunitária é não julgar o irmão e a irmã, ou seja, eliminar os preconceitos que impedem a convivência transparente. O que é que significa isto concretamente? O evangelho de João dá um exemplo de como Jesus vivia em comunidade com seus discípulos. Jesus disse: “Já não os chamareis servos, porque um servo não sabe o que faz seu patrão. Os chamarei de amigos, porque lhes é dado a conhecer tudo o que aprendi de meu Pai” (Jo 15,15). Jesus é um livro aberto para seus companheiros. Esta transparência nasce de sua total confiança nos irmãos e nas irmãs e tem sua raiz em sua intimidade com o Pai que dá força para abrir-se totalmente aos demais. Quem convive assim com os irmãos e irmãs, aceita o outro como é, sem idéias preconcebidas, sem impor condições prévias, sem julgar o outro. Aceitação mútua sem fingimentos e em total transparência! Este é o ideal da nova vida comunitária, nascida da Boa Nova que Jesus nos trás de que Deus é PAI/MÃE e que, portanto, todos somos irmãos e irmãs uns dos outros. É um ideal tão difícil e tão bonito e atraente como aquele outro: “Sede perfeito como o Pai celestial é perfeito”.
• Mateus 7,3-5: VER O CISCO E NÃO PERCEBER A VIGA. Em seguida Jesus dá um exemplo: “Como é que vê o cisco que existe no olho de teu irmão, e não reparas a viga que existe em teu olho?”. “Ou vai dizer a teu irmão: Deixa que te tire o cisco do olho, tendo uma viga em teu olho?”. “Hipócrita, tire primeiro a viga de teu olho, e então poderá tirar o cisco do olho de teu irmão”. Ao ouvir esta frase, devemos pensar nos fariseus que desprezavam as pessoas tendo-as como ignorantes e se consideravam melhores que os demais (cf. Jo 7,49;9,34). Na realidade, a frase de Jesus serve para todos. Por exemplo, hoje, muitos de nós que somos católicos pensamos que somos melhores que os demais cristãos. Pensamos que os demais são menos fiéis ao evangelho que nós. Vemos o cisco no olho do outro, sem ver a viga em nossos olhos. Esta viga é a causa pela qual, hoje, muita gente tem dificuldade em acreditar na Boa Nova de Jesus.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Não julgar o outro e eliminar os preconceitos: qual é a experiência pessoal que tenho sobres este ponto?
• Cisco e viga: qual é viga em mim que dificulta minha participação na vida em família e em comunidade?



ORAÇÃO FINAL 

• (SALMO 119,165-166)
• Hoje me conduzirei com respeito pelos demais e farei um ato de solidariedade com alguém que necessite.





Nenhum comentário:

Postar um comentário