sexta-feira, 29 de junho de 2012

Lectio Divina - 29/06/12





SEXTA-FEIRA -29/06/2012

PRIMEIRA LEITURA: Atos 12,1-11

•    O livro dos Atos dos Apóstolos, esta cheio de histórias que nos lembram que a vida cristã é a vida onde o sobrenatural se converte no natural de todos os dias. Em suas páginas a qual hoje lemos, nos mostra, além disso, que o cristão autêntico se verá continuamente perseguido por aqueles que se opõem na instauração do Reino. Todavia, Deus é fiel e cumpre suas promessas. Ao lembrar hoje os santos apóstolos Pedro e Paulo, a Escritura nos revela o grande amor de Deus por seus servidores, aos quais não deixa ao arbítrio de seus inimigos, mas, sai em defesa deles, livrando-os da morte. Herodes pensou que com quatro turnos de guardas e tendo Pedro encarcerado poderia fazer com ele o que quisesse, porém, se esqueceu que para Deus nada é impossível. Pedro pensou que estava sonhando, porque um anjo o libertara, mas, logo se deu conta de que não era um sonho, mas uma realidade. Para a primeira comunidade todos estes prodígios era parte de sua vida cotidiana. É necessário que nós também aprendamos de novo a confiar plenamente em Deus, e com isso, vamos aprendendo a viver em um mundo onde a ação e o poder de Deus se manifesta continua e ordinariamente em nossa vida.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor Jesus, envia teu Espírito, para que Ele nos ajude a ler a Bíblia do mesmo modo com o qual Tu a leu para os discípulos no caminho de Emaús. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Mateus 16,13-19

• Mateus 16,13-16: AS OPINIÕES DO POVO E DOS DISCÍPULOS COM RESPEITO A JESUS. Jesus quer saber a opinião do povo sobre sua pessoa. As respostas são muito variadas: João Batista, Elias, Jeremias, um dos profetas. Quando Jesus pede a opinião dos próprios discípulos, Pedro em nome de todos diz: “Tu és o Cristo o Filho de Deus vivo!”. Esta resposta de Pedro não é nova. Anteriormente, depois de caminhar sobre as águas, já os próprios discípulos havia feito uma confissão de fé semelhante: “Verdadeiramente tu és o Filho de Deus!” (Mt 14,33). É o reconhecimento de que em Jesus se realizam as profecias do Antigo Testamento. No Evangelho de João a mesma profissão de fé se faz por meio de Marta: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus que veio a este mundo!” (Jo 11,27).
• Mateus 16,17: A RESPOSTA DE JESUS A PEDRO: Feliz é tu, Pedro! Jesus proclama “feliz” a Pedro, porque recebeu uma revelação do Pai. Tampouco, aqui, é nova a resposta de Jesus. Anteriormente Jesus havia feito uma idêntica proclamação de beatitude aos discípulos porque viam e ouviam coisas que ninguém antes havia conhecido (Mt 13,16), e havia louvado o Pai porque havia revelado o Filho aos pequenos e não aos sábios (Mt 11,25). Pedro é um dos pequenos ao qual o Pai se revela. A percepção da presença de Deus em Jesus não “vem da carne nem do sangue”, ou seja, não é fruto de estudo, nem é mérito de nenhum esforço humano, mas, é um dom que deus concede a quem quer.
• Mateus 16,18-20: AS QUALIFICAÇÕES DE PEDRO: Ser pedra de fundamento e receber a posse das chaves do Reino.
• (01)-SER PEDRA: Pedro deve ser a pedra, a saber, deve ser o fundamento firme para a Igreja, de modo que possa resistir contra os assaltos das portas do inferno. Com estas palavras de Jesus a Pedro, Mateus animava as comunidades da Síria e da Palestina, que sofriam e eram perseguidas e que viam em Pedro o chefe que as havia selado desde as origens. Apesar de ser débeis e perseguidas, elas tinham um fundamento sólido, garantido pela palavra de Jesus. Naquele tempo, as comunidades cultivavam sua relação com a pessoa de Pedro. A da Grécia com a pessoa de Paulo. Algumas comunidades da Ásia com a pessoa do Discípulo Amado e outras com a pessoa de João do Apocalipse. Uma identificação com estes chefes de suas origens lhes ajudava a cultivar melhor a própria identidade e espiritualidade. Porém, podia ser também motivo de conflito, como no caso da comunidade de Corinto (1Cor 1,11-12). Ser pedra como fundamento da fé evoca a palavra de Deus ao povo no cativeiro da Babilônia: “Ouça-me, os que seguem a justiça, os que procuram Yahvé. Considerai a rocha de que haveis sido talhados e da pedreira da qual fostes tirados. Olhem para Abraão, vosso pai e para Sara que os deu a luz, porque só a ele eu chamei, o abençoei e o multipliquei” (Is 51,1-2). Aplicada à Pedro esta qualidade de pedra-fundamento, indica um novo começo do povo de Deus.
• (02)-AS CHAVES DO REINO: Pedro recebe as chaves do Reino para atar e desatar, ou seja, para reconciliar entre eles e com Deus. O mesmo poder de atar e desatar é dado para as comunidades (Mt 18,8) e aos discípulos (Jo 20,23). Um dos pontos em que o Evangelho de Mateus insiste mais, é o da reconciliação e do perdão (Mt 5,7.23-24.38-42.44-48;6,14-15;18.15-35). O fato é que nos anos 80 e 90, ali na Síria existiam muitas tensões nas comunidades e divisões nas famílias por causa da fé em Jesus. Alguns o aceitavam como Messias e outros não, e isto era fonte de muitas desavenças e conflitos. Mateus insiste sobre a reconciliação. A reconciliação era e continua sendo um dos mais importantes deveres dos coordenadores das comunidades. Imitando Pedro, devem atar e desatar, isto é, trabalhar para que haja reconciliação, aceitação mútua, construção da verdadeira fraternidade.
• (03)- A IGREJA: A palavra Igreja, em grego “ekklesia”, aparece 105 vezes no Novo Testamento, quase exclusivamente nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas. Somente três vezes nos Evangelhos, e só em Mateus. A palavra significa “assembléia convocada” ou “assembléia eleita”. Esta indica o povo que ser reúne convocado pela Palavra de Deus, e procura viver a mensagem do Reino que Jesus nos trouxe. A Igreja ou a comunidade não é o Reino, mas, um instrumento e um sinal do Reino. O Reino é muito maior. Na Igreja, na comunidade, deve ou deveria aparecer aos olhos de todos, o que acontece quando um grupo humano deixa Deus reinar e tomar posse de sua vida.
• Mateus 16,21-22: JESUS, COMPLETA O QUE FALTA NA RESPOSTA DE PEDRO E ESTE REAGE E NÃO ACEITA. Pedro havia confessado: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!”. Conforme a ideologia dominante do tempo, ele o imaginava um Messias glorioso. Jesus o corrige: “É necessário que o Messias sofra e seja morto em Jerusalém”. Dizendo “é necessário”, Ele indica que o sofrimento já estava previsto nas profecias (Is 53,2-8). Se os discípulos aceitam Jesus como Messias e Filho de Deus, devem aceitá-lo também como Messias Servo que vai morrer. Não só o triunfo da glória, mas, também o caminho da cruz! Porém, Pedro não aceita a correção de Jesus e procura faze-lo mudar de opinião.
• Mateus 16,23: A RESPOSTA DE JESUS A PEDRO: Pedra de escândalo. A resposta de Jesus é surpreendente: “Retira-te de mim, Satanás! Tu me serves de escândalo, porque não sentes as coisas de Deus, mas sim, dos homens”. Satanás é o que nos afasta do caminho que Deus trouxe para nós. Literalmente Jesus diz: “Coloca-te, atrás de mim!” (Vada retro! Em latim). Pedro queria tomar a dianteira e indicar a direção do caminho. Jesus diz: “Atrás de mim!”. Quem indica a direção e o ritmo não é Pedro, mas Jesus. O discípulo dever seguir o mestre. Deve viver em conversão permanente. A palavra de Jesus era também uma mensagem para todos aqueles que guiavam a comunidade. Eles devem “seguir” Jesus e não podem colocar-se adiante como Pedro queria fazer. Não são eles que podem indicar a direção ou o estilo. Ao contrário, como Pedro, ao invés de pedra de apoio, pode converter-se em pedra de escândalo. Assim eram alguns chefes das comunidades nos tempos de Mateus. Havia ambigüidade. Assim não pode acontecer conosco hoje!




PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Quem é Jesus para mim? Quem sou para Jesus?
• Pedro é pedra de dois modos: quais?
• Que tipo de pedra é a nossa comunidade?
• Qual é o resultado da missão de tudo para nós hoje?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 103)
• Hoje farei uma oração especial pelo Santo Padre Bento XVI, e por todos os que estão sofrendo na atualidade por causa do Evangelho.






Nenhum comentário:

Postar um comentário