quinta-feira, 19 de julho de 2012

Lectio Divina - 19/07/12






QUINTA-FEIRA -19/07/2012

PRIMEIRA LEITURA: Isaías 26,7-9.12.16-19

•    A passagem de hoje de Isaias está composta por uma série de idéias que pertencem a um tempo posterior as ameaças de invasões. Nelas, o profeta reconhece a bondade do Senhor e, sobretudo, a necessidade de tê-lo como protetor, e sua lei, como o caminho da vida. Ficaremos hoje com as palavras do profeta: “Minha alma te deseja pela noite, meu espírito te busca pela manhã”. Isto nos leva a pensar nesse desejo profundo que o Espírito Santo gera naqueles que experimentam uma sede profunda do eterno, do divino; nos levam a pensar naquelas palavras do salmista: “Minha alma tem sede de ti, meu espírito te busca com ansiedade”. Este pensamento, quando se cultiva na oração que nos conduz a provar da água viva, nos leva a concluir como Paulo, que para nós “a vida é Cristo e a morte uma ganância”. Cresce vertiginosamente em nós o anseio de viver Nele, de ser totalmente Dele e para Ele. Esta água viva que brota do coração do enamorado, o faz viver sempre na presença do amado. Quanto faz falta hoje em nossa Igreja, que mais irmãos tenham esta experiência que nos diz hoje Isaias, e que tem sido a experiência de todos os santos, de todos os que buscam com um coração sincero o Senhor. Você também é chamado para esta experiência. Deixa, por um momento, o ruído de tua atividade, feche as portas de teu quarto e, no silêncio do coração, encontrarás Jesus. Asseguro-te que a partir daí o desejarás com toda a alma dia e noite. Faça essa experiência, você não vai se arrepender.



ORAÇÃO INICIAL

• Oh Deus, que mostra a luz de tua verdade ao que andam extraviados, para que possam voltar ao bom caminho, concede a todos os cristãos rejeitar o que é indigno deste nome e cumprir quanto ele e significativo. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Mateus 11,28-30

•    O evangelho de hoje tem só três versículos que formam parte de uma pequena unidade literária, uma das mais bonitas, na qual Jesus agradece ao Pai pela revelação da sabedoria do Reino aos pequenos para escondê-la dos doutores e entendidos. No breve comentário que segue incluiremos toda a pequena unidade literária.
• Mateus 11,25-26: SÓ OS PEQUENOS ENTENDEM E ACEITAM A BOA NOVA DO REINO. Jesus reza assim: “EU TE LOUVO, PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA, PORQUE TENS ESCONDIDO ESTAS COISAS AOS SÁBIOS E INTELIGENTES E AS TEM REVELADO AOS PEQUENOS”. Os sábios, os doutores daquela época haviam criado um sistema de leis que impunham as pessoas em nome de Deus (Mt 23,3-4). Pensavam que Deus exigia das pessoas estas observâncias. Porém, a lei do amor, trazida por Jesus, dizia o contrário. O que importa para salvar-nos, não é o que fazemos para Deus, mas sim, o que Deus, em seu grande amor, faz para nós! Deus quer misericórdia e não sacrifício (Mt 9,13). As pessoas humildes e pobres entendiam esta maneira de Jesus falar e ficavam alegres. Os sábios diziam que Jesus estava equivocado. Não podiam entender seu ensinamento. “Sim, Pai, nisto te comprazes!”. É agradável ao Pai que os pequenos entendam a mensagem do Reino e que os sábios e entendidos não a entendam! Se eles querem entendê-lo tem que tornarem-se alunos dos pequenos! Este modo de pensar e ensinar inverte a convivência e a incomoda.
• Mateus 11,27: A ORIGEM DA NOVA LEI: O FILHO RECONHECE O PAI. Aquilo que o Pai nos tem para dizer, o entregou à Jesus, e Jesus o revela aos pequenos, porque estes se abrem a sua mensagem. Jesus, o Filho, conhece o Pai. Sabe o que o Pai nos queria comunicar quando, séculos atrás, entregou sua Lei a Moisés. Hoje também, Jesus está ensinando muitas coisas aos pobres e aos pequenos e, através deles, a toda sua Igreja.
• Mateus 11,28-30: O CONVITE DE JESUS QUE VALE ATÉ HOJE. Jesus convida a todos os que estão cansados que venham à Ele para obter descanso. Nós, nas comunidades de hoje, deveríamos dar continuidade a este convite que Jesus dirigiu ao povo cansado e oprimido sob o peso das observâncias exigidas pelas leis de pureza. Ele dizia: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. Muitas vezes, esta frase foi manipulada para pedir as pessoas submissão, mansidão e passividade. O que Jesus quer dizer é o contrário. Pede que as pessoas deixem de lado os “sábios e entendidos”, aos professores de religião da época, e comecem a aprender com Ele, Jesus, um camponês do interior da Galiléia, sem instrução superior, que se diz “manso e humilde de coração”. Jesus não faz como os escribas que se exaltam por sua ciência, mas é como as pessoas que vivem humilhadas e exploradas. Jesus, o novo mestre, sabia por experiência o que passava no coração das pessoas e o que o povo sofria. Viu e conheceu de perto durante trinta anos em Nazaré.
• A MANEIRA QUE JESUS TEVE DE PRATICAR O QUE ENSINOU NO SERMÃO DA MISSÃO. Uma paixão é revelada na maneira que Jesus tem de anunciar a Boa Nova do Reino. Paixão pelo Pai e pelo povo pobre e abandonado de sua terra. Ali onde encontrava pessoas que o escutavam, Jesus transmitia a Boa Nova. Em qualquer lugar. Nas sinagogas durante a celebração da Palavra (Mt 4,23). Nas casas dos amigos (Mt 13.36). Andando pelo caminho com os discípulos (Mt 12,1-8). No meio do mar, nas margens da praia, sentado em um barco (Mt 13,1-3). Na montanha, onde proclamou as bem-aventuranças (Mt 5,1). Nas praças de aldeias e cidades, onde as pessoas levavam seus enfermos (Mt 14,34-36). No Templo de Jerusalém, durante as romarias (Mt 26,55). Em Jesus, tudo é “revelação” daquilo que o animava por dentro! Ele não só anunciava a Boa Nova do Reino, mas, Ele era e continua sendo uma mostra viva do Reino. Nele aparece tudo aquilo que acontece quando um ser humano deixa que Deus reine em sua vida e seja o centro da mesma. O evangelho de hoje revela a ternura com a qual Jesus acolhe os pequenos. Ele quer que encontrem Nele a paz e o descanso. Por sua opção a favor dos pequenos e excluídos Jesus foi perseguido e criticado. Sofreu muito! O mesmo acontece hoje! Quando uma comunidade se abre e trata de ser um lugar de acolhida e de consolo, de descanso e de paz também para os pequenos e excluídos de hoje, para os migrantes e estrangeiros, são muitos os que criticam!




PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Já experimentou alguma vez o descanso que Jesus prometeu?
• As palavras de Jesus, como podem ajudar nossa comunidade a ser um lugar de descanso para nossas vidas?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 36,10-11)
• Hoje farei um encontro com o Senhor e terei um momento longo de colóquio com Ele e o desfrutarei no máximo. Dentro deste encontro com Ele, pedirei que me ajude a provocar, com mais freqüência, esses momentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário