quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lectio Divina - 30/08/12






QUINTA-FEIRA -30/08/2012

PRIMEIRA LEITURA: 2Corintios 10,17-11,2

•    Na festa de Santa Rosa de Lima, a liturgia nos propõe esta leitura na qual Paulo nos faz ver como nós somos em geral todos os cristãos, desposados com um só varão, que é o Cristo. Isto ele faz para que caiamos em conta da importância da fidelidade, a qual nos vem muito bem para refletir em nossa fidelidade ao Senhor, em um tempo e um meio na qual esta palavra tem perdido grande parte de seu significado. Hoje batalhamos até para ser fiel ao “sabão” que usamos, pois, em um meio em que somos bombardeados continuamente pela Mídia que procura vender-nos tudo existe e que vai existir, fazendo-nos ver as vantagens de certos produtos e as desvantagens do produto que estamos usando por anos, é fácil mudar de rumo. Isto, que é um produto de asseio não teria grande transcendência, em nossa vida de relação com Deus e com os demais, é de capital importância. Se levarmos em conta a oferta religiosa que temos hoje, poderemos nos dar conta de que, só das seitas cristãs, sem contar as igrejas formais da reforma que têm bases teológicas e que, em conjunto estão procurando trabalhar para retornar à unidade, as puras seitas são mais de 2.000. Cada uma delas à seu modo procura a adesão das pessoas oferecendo, desde cesta básica até uma teologia mais relaxada a qual convida seus fiéis a “não sofrer”. Isto também acontece no ambiente social, por sua forma de vestir e de comportar-se, em que os homens e as mulheres se vendem ao melhor proponente. Não importa se já tenha feito uma escolha prévia, tudo pode mudar. A palavra “para sempre” hoje já não “existe”. Devemos, pois, estar atentos, já que ninguém fica excluído deste modo perverso no qual o demônio age em nossas vidas procurando que sejamos infiéis a Cristo e a sua Palavra. Mantenhamo-nos firmes, como Santa Rosa, que tendo tudo, aderiu para sempre à Jesus em pobreza e castidade e assim permaneceu até o fim de sua vida.



ORAÇÃO INICIAL

• Oh Deus, que unes os corações de teus fiéis em um mesmo desejo, inspira a teu povo o amor a teus preceitos e a esperança em tuas promessas, para que, no meio das vicissitudes do mundo, nossos corações estejam firmes na verdadeira alegria. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Mateus 24,42-51

•    O evangelho de hoje fala da vinda do Senhor no final dos tempos e nos exorta a vigilância. Na época dos primeiros cristãos, muita gente pensava que o final deste mundo estava próximo e que Jesus voltaria logo. Hoje muita gente pensa que o fim do mundo está próximo. Por isto, é bom refletir sobre o significado da vigilância.
• Mateus 24,42: VIGILANCIA. “Portanto, vigiai, pois, não sabeis que dia virá vosso Senhor”. A respeito do dia e da hora do fim do mundo, Jesus havia dito: “Mas daquele dia e hora, ninguém sabe nada, nem os anjos no céu, nem o Filho, mas só o Pai!” (Mc 13,32). Hoje, muita gente vive preocupada com o fim do mundo. Nas ruas das cidades, muitas vezes se vê escrito: “Jesus voltará!”. E como será essa volta? Depois do ano 1.000, apoiados no Apocalipse de João (20,7), começaram a dizer: “Os mil primeiros anos passarão, porem os 2.000 anos não passarão!”. Por isto, na medida em que se aproximava o ano 2.000, muitos ficaram preocupados. Até houve gente que, angustiada com a proximidade do fim do mundo, suicidou-se. Outros, lendo o Apocalipse de João, chegaram a predizer a hora exata do fim. Mas, o ano 2.000 passou e não aconteceu nada. O fim não chegou! Muitas vezes, a afirmação “Jesus voltará” é usada para deixar as pessoas com medo e obrigá-las a atender uma determinada Igreja! Outros, de tanto esperar e especular em torno da vinda de Jesus, não percebem mais sua presença no meio deles, nas coisas comuns de cada dia, nos fatos do dia-a-dia.
• A mesma problemática existia nas comunidades cristãs dos primeiros séculos. Muita gente das comunidades dizia que o fim deste mundo estava próximo e que Jesus voltaria logo. Alguns da comunidade de Tessalônica na Grécia, apoiando-se na pregação de Paulo diziam: “Jesus voltará logo!” (1Ts 4,13-18; 2Ts 2,2). Por isto, havia pessoas que não trabalhavam, porque pensavam que a vinda fosse coisa de poucos dias ou semanas. “Trabalhar, para que, se Jesus ia voltar?” (cf. 2Ts 3,11). Paulo responde que não era tão simples como se imaginava. E aos que não trabalhavam dizia: “Quem não quer trabalhar não coma!”. Outros ficavam olhando para o céu, aguardando o retorno de Jesus sobre as nuvens (cf. At 1,11). Outros se queixavam que estava demorando (2Pd 3,4-9). Em geral, os cristãos viviam na expectativa da vinda iminente de Jesus. Jesus viria realizar o Juízo Final para terminar com a história injusta deste mundo e começar a nova fase da história, a fase definitiva do Novo Céu e da Nova Terra. Pensavam que isto aconteceria dentro de uma ou duas gerações. Muita gente viveria ainda quando Jesus aparecesse glorioso no céu. Outros, cansados de esperar, diziam: “Não voltará nunca!” (2Pd 3,4).
• Até hoje, a vida de Jesus não aconteceu! Como entender esta demora? É que não percebemos que Jesus já voltou, já está no meio de nós: “Eu estarei no meio de vós todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20). Ele já está ao lado de nós, na luta pela justiça, pela paz e pela vida. A plenitude não chegou, no entanto, uma mostra ou garantia do Reino já está no meio de nós. Por isto, aguardamos com firme esperança a libertação da humanidade e da natureza (Rm 8,22-25). Enquanto esperamos e lutamos, dizemos acertadamente: “Ele já está no meio de nós!” (Mt 25,40).
• Mateus 24m43-51: O EXEMPLO DO DONO DA CASA E DE SEUS EMPREGADOS. “Entendamos bem: se o dono da casa soubesse que horas da noite viria o ladrão, estaria preparado e não permitiria que entrasse em sua casa”. Jesus deixa bem claro. Ninguém sabe nada a respeito da hora: “Quanto a esse dia e a essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos, nem o Filho, mas somente o Pai!”. O que importa não é saber a hora do fim deste mundo, mas ter um olhar capaz de perceber a vinda de Jesus já presente no meio de nós na pessoa do pobre (cf. Mt 25,40) e em tantos outros modos e acontecimentos da vida de cada dia. O que importa é abrir os olhos e ter presente o exemplo do bom empregado do qual Jesus fala na parábola.





PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Em quais sinais as pessoas se apóiam para dizer que o fim do mundo está próximo? Você pensa que o fim do mundo está próximo?
• O que responder aos que dizem que o fim do mundo está próximo? Qual é a força que te dá coragem para resistir e a ter esperança?





ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 145,1-2)
• Vou refletir no início ou no final da jornada para descobrir os aspectos de minha vida em que não sou fiel ao amor incondicional que Deus me oferece em Cristo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário