quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Lectio Divina - 06/09/12






QUINTA-FEIRA -06/09/2012

PRIMEIRA LEITURA: 1Corintios 3,18-23


• Tenho que ser ou fazer-me de ignorante para ser verdadeiramente dirigido pelo Espírito e ser de Cristo? Seria uma pergunta muito justa diante do texto que acabamos de ler. O que é que realmente o apóstolo quer dizer-nos? Devemos renunciar ao estudo, a ciência, ao conhecimento? A resposta é NÃO! Para entender esta passagem da Sagrada Escritura, devemos distinguir dois termos: Ciência (conhecimentos) e Sabedoria. Poderíamos dizer que o conhecimento é o que se aprende nos livros, é o produto das ciências; enquanto que a sabedoria é uma ciência interior, que tem como fonte Deus. Jesus dizia: “De que é que serve ao homem ganhar todo o mundo se no final perder a si mesmo?”. Paulo, em outra passagem, diz: “Eu poderia ter todo o conhecimento, se não tenho caridade de nada me valeria”; a ciência sem a sabedoria destrói, se transforma em vaidade e egoísmo; a sabedoria sem a ciência pode converter o caminhar humano em “angelismo” e cair em graves erros na interpretação do mundo. As duas devem caminhar juntas. Quando o homem ora para obter a sabedoria vai entendendo que a ciência passa, se transforma, chega a desaparecer, enquanto que a sabedoria se aperfeiçoa. Em nosso mundo “cientista” (tal como o auditório de Paulo em Corinto), é fácil deslumbrar-se pela ciência e deixar de lado a sabedoria. Não deixemos que o encanto da ciência nos faça verdadeiramente ignorantes da única verdade que nos pode fazer plenamente feliz: “Deus”. Se realmente queres ser sábio, dê um tempo para tua oração diária.



ORAÇÃO INICIAL

• Deus todo poderoso, de que quem precede todo o bem, semeia em nossos corações o amor de teu nome, para que, fazendo mais religiosa nossa vida, acrescentes o bem em nós e com solicitude amorosa o conserves. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 5,1-11


•    O evangelho de hoje conta como Pedro foi chamado por Jesus. O evangelho de Marcos coloca o chamado dos primeiros discípulos no começo do ministério público de Jesus (Mc 1,16-20). Lucas o coloca depois de que a fama de Jesus havia se estendido por toda região (Lc 4,14). Jesus havia curado muita gente (Lc 4,40) e havia pregado nas sinagogas de todo o pais (Lc 4,44). O povo o procurava e a multidão o apertava por todos os lados para ouvir a Palavra de Deus (Lc 5,1). Lucas torna mais compreensível o chamado. Primeiro Pedro pode ouvir as palavras de Jesus às pessoas. Em seguida, presencia a pesca milagrosa. Depois desta dupla experiência surpreendente, acontece o chamado de Jesus. Pedro ouve, deixa tudo e se torna “pescador de homens”.
• Lucas 5,1-3: JESUS ENSINA NO BARCO. As pessoas procuram Jesus para ouvir a Palavra de Deus. E é tanta gente ao seu redor que Jesus fica apertado por todos os lados. Jesus pede a ajuda de Simão Pedro e a alguns companheiros que haviam voltado da pesca. Entra com eles em um barco e a partir dali responde ao que o povo pede, anunciando-lhes a Palavra de Deus. Sentado, Jesus tem a postura da autoridade de um mestre, porém, fala de um barco de um pescador. A novidade consiste em que o Senhor não só ensina em uma sinagoga para um público selecionado, mas, em qualquer lugar onde a pessoa quer ouvi-lo, até mesmo na praia.
• Lucas 5,4-5: POR TUA PALAVRA JOGAREI AS REDES. Terminada a instrução para as pessoas, Jesus se dirige a Simão e o anima a pescar de novo. Na resposta de Simão se nota frustração, cansaço e desalento: “Mestre, trabalhamos a noite toda e não pescamos nada!”. Mas, com a confiança na palavra de Jesus, voltam a jogar as redes. A palavra de Jesus tem mais força que a experiência frustrante da noite!
• Lucas 5,6-7: O RESULTADO É SURPREENDENTE. A pesca é tão abundante que as redes quase se rompem e os barcos estão a ponto de afundar-se. Simão necessita da ajuda de João e de Tiago, que estão em outro barco. Ninguém consegue ser completo, se está só. As comunidades devem ajudar-se entre si. O conflito entre as comunidades, tanto no tempo de Lucas como hoje, tem que ser superado em vista de um objetivo comum, que é missão. A experiência da força transformadora da Palavra de Jesus é o eixo ao redor, da qual as diferenças se assumem e se superam.
• Lucas 5,8-11: “SERÁ PESCADOR DE HOMENS!”. A experiência da proximidade de Deus em Jesus faz Simão perceber quem é: “Afasta-te de mim, Senhor, que sou um homem pecador!”. Diante de Deus todos somos pecadores! Pedro e os companheiros têm medo e, ao mesmo tempo, se sentem atraídos. Deus é um mistério fascinante: dá medo e, ao mesmo tempo, atrai, Jesus afasta o medo: “Não tenhas medo!”. Chama Pedro e lhe compromete na missão, mandando que seja pescador de homens. Pedro experimenta, bem concretamente, que a Palavra de Jesus é como a Palavra de Deus. É capaz de fazer acontecer o que afirma. Em Jesus aqueles rudes trabalhadores fizeram a experiência de poder, tiveram coragem e confiança. Então, “deixando tudo, o seguiram!”. Até então, só Jesus anunciava a Boa Nova do Reino. Agora outras pessoas vão sendo chamadas e implicadas na missão. Essa maneira que Jesus tem de trabalhar em equipe é uma Boa Nova para o povo.
• O episódio da pesca no lago manifesta a atração e a força da Palavra de Jesus. Atrai as pessoas (Lc 5,1). Leva Pedro a oferecer o barco à Jesus para que fale (Lc 5,3). A Palavra de Jesus é tão forte que vence a resistência de Pedro, leva a lançar de novo a rede e faz com que aconteça a pesca milagrosa (Lc 5,4-6). Vence em Pedro a vontade de afastar-se de Jesus e o atrai para que seja “pescador de homens!” (Lc 5,10). E assim a Palavra de Deus age até nossos dias!





PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Onde e como acontece hoje a pesca milagrosa, realizada em atenção a Palavra de Jesus?
• Eles largaram tudo e seguiram Jesus. O que eu tenho que largar para poder seguir Jesus?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 24,3-4)
• Hoje serei consciente e desfrutarei de tudo o que Deus me tem dado, e refletirei no verdadeiro sentido de cada coisa que tenho, pois, é o principio real da sabedoria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário