quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Lectio Divina - 13/09/12






QUINTA-FEIRA -13/09/2012


PRIMEIRA LEITURA:1Corintios 8,1-13

•    Nesta passagem Paulo destaca a importância que tem, para a salvação dos demais e a nossa própria, o bom testemunho. Não podemos, portanto, dizer: “Esta é minha vida e eu faço com ela o que achar melhor”. Fomos batizados e a maioria das pessoas nos reconhece como cristãos, por isso nosso mau testemunho faz cair em pecado a muitos de nossos irmãos que, tendo uma consciência mal formada e vendo nosso mau exemplo, se sentem convidados a imitar-nos, pensando que tal ou qual coisa, o faz nosso irmão, que como eu é cristão, “não deve estar tão mau”. Não é raro encontrarmos com cristãos que, embriagam-se e que freqüentam lugares pouco cristãos (às vezes nada cristãos), que maltratam os irmãos e inclusive a própria família, que não vão à missa, etc. Por culpa destes irmãos, muitos outros (principalmente os filhos ou irmãos) sentem-se autorizados a fazer o mesmo pensando que isto não “é tão mau”, inclusive justificam tanto que alguns até se sentem com liberdade para no domingo receber a comunhão. Com este exemplo não só se induz ao irmão pecar, mas, este pecado de meu irmão, tem também conseqüências em minha vida espiritual já que de alguma maneira eu contribui para isto. Irmãos somos cristãos e devemos portar-nos como tal.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor, tu que tens se dignado a redimir-nos e quer fazer-nos filhos teus, olhe-nos sempre com amor de pai e faz que todos aqueles que crêem em Cristo, teu Filho, alcancem a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 6,27-38

• O evangelho de hoje nos apresenta a segunda parte do “Sermão da Planície”. Na primeira parte (Lc 6,2-26), Jesus se dirigia aos discípulos (Lc 6,20). Na segunda parte (Lc 6,27-19), se dirige a “aos que me ouvem”, isto é, aquela multidão imensa de pobres e enfermos, que chegava de todos os lados (Lc 6,17-19).
• Lucas 6,27-30: AMAR AOS INIMIGOS! As palavras que Jesus dirige a este povo são exigentes e difíceis: amar aos inimigos, não maldizer, oferecer a outra face quem te ferir em uma, não reclamar quando alguém tomar o que é teu. Tomadas ao pé da letra, estas frases parecem favorecer aos ricos que roubam. Porém, nem sequer Jesus as observou ao pé da letra. Quando o soldado lhe feriu uma face, não ofereceu a outra, mas reagiu com firmeza: “Se falei mal, prove-o! E se não, por que me golpeias?” (Jo 18,22-23). Então, como entender estas palavras? Os versículos seguintes nos ajudam a entender o que Jesus quer ensinar-nos.
• Lucas 6,31-36: A REGRA DE OURO! IMITAR A DEUS. Duas frases de Jesus ajudam a entender o que Ele quer ensinar. A primeira frase é a chamada Regra de Ouro: “Trate aos homens como quer que eles te tratem!” (Lc 6,31). A segunda frase é: “Sede compassivo como vosso Pai celestial é compassivo!” (Lc 6,36). Estas duas frases mostram que Jesus não quer inverter simplesmente a situação, pois, nada mudaria. Quer mudar o sistema. O Novo que Ele quer construir nasce da nova experiência de Deus como Pai cheio de ternura que acolhe a todos! As palavras de ameaça contra os ricos não podem ser ocasião para que os pobres se vinguem. Jesus manda ter uma atitude contrária: “Amar a vossos inimigos!”. O amor não pode depender do que recebemos do outro. O verdadeiro amor tem que querer também o bem do outro, independentemente de que ele ou ela façam por mim. O amor tem que ser criativo, pois, assim é o amor de Deus para conosco: “Sede compassivos como o Pai celestial é compassivo!”. Mateus diz o mesmo em outras palavras: “Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito!” (Mt 5,48). Nunca ninguém poderá chegar a dizer: “Hoje fui perfeito como o Pai celestial é perfeito. Sou compassivo como o Pai celestial é compassivo”. Estaremos sempre por baixo do nível que Jesus colocou diante de nós. No evangelho de Lucas, a Regra de Ouro diz: “E tudo o que vocês desejassem dos demais, faça-o para eles” e acrescenta: “Pois nisto consiste a Lei e os Profetas” (Mt 7,12). Praticamente todas as religiões do mundo têm a mesma Regra de Ouro com formulações diversas. Sinal de que aqui se expressa uma intuição ou um desejo universal que nasce do fundo do coração humano.
• Lucas 6,37-38: PORQUE COM A MEDIDA QUE MEDIRES SERÁS MEDIDO. “Não julgueis e não sereis julgados, não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Daí e vos será dado, será derramado em vosso regaço uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante. Porque com a medida que medirdes sereis medidos também”. São quatro conselhos: dois de forma negativa: não julgar, não condenar, e dois de forma positiva: perdoar e dar com medida abundante. Quando diz “e vos será dado”, Jesus lembra o tratamento que Deus quer ter conosco. Porém, quando nossa maneira de tratar aos outros é mesquinha, Deus não pode usar a medida abundante e exuberante que Ele gostaria de usar.
• CELEBRAR A VISITA DE DEUS. O Sermão da Planície, desde seu começo, leva os ouvintes a optar à favor dos pobres. No Antigo Testamento, várias vezes, Deus colocou as pessoas diante da mesma opção de benção ou maldição. A pessoa tinha a liberdade de escolher. “Coloquei-te diante da vida ou da morte, da benção ou da maldição. Escolhe, portanto, a vida, para que vivas tu e tua descendência” (Dt 30,19). Não é Deus quem condena, mas, a própria pessoa segundo a opção que fará entre a vida e a morte, entre o bem e o mal. Estes momentos de opção são os momentos da visita de Deus a seu povo (Gn 21,1;50,24-25; Ex 3,16; 32,34: Jr 29,10; Sl 59,6; Sl 65,10; Sl 80,15, Sl 106,4). Lucas é o único evangelista que emprega esta imagem da visita de Deus (Lc 1,68.78;7,16;19,44; At 15,16). Para Lucas Jesus é a visita de Deus que coloca a pessoa diante da possibilidade de escolher a benção ou a maldição: “Bem-aventurados vós os pobres!” e “Ai de vós, os ricos!”. Porém, as pessoas não reconhecem a visita de Deus (Lc 19,44).





PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Será que olhamos a vida e as pessoas com o mesmo olhar de Jesus?
• O que quer dizer hoje “ser misericordioso como o Pai celestial é misericordioso”?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 139,1-3)
• Hoje conversarei com alguém que apenas está iniciando seu caminho de fé e o estimularei homenageando qualquer esforço que tenha feito até agora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário