sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Lectio Divina - 07/09/12






SEXTA-FEIRA -07/09/2012


PRIMEIRA LEITURA: 1Corintios 4,1-5

•    Nestas palavras de Paulo lembramos todos os exemplos que o Senhor colocou sobre os administradores, o apóstolo nos dizia: “tudo é nosso”, e é verdade, porém, só da maneira como o tem um administrador. Somos administradores de nosso tempo, dos bens que Deus nos tem dado, de nossa saúde, e inclusive das pessoas que Deus tem confiado a nosso cuidado como são os filhos, os pais, o cônjuge, etc. Sim, tudo é nosso, mas, nos dado em administração, e Jesus, no dia que nos chamar à Casa Paterna, nesse dia nos dirá como disse a seu servidor: “Preste conta de tua administração!”. Por isso, não podemos desperdiçar nosso tempo, nem gastar mal a saúde, nem o dinheiro, nem o ambiente nem nada que nos tenha sido dado em administração. Devemos ter cuidado com as pessoas que Deus nos confiou e dar-lhes o carinho, o cuidado e a atenção eu o próprio Jesus daria a cada um. Não deixe passar esse dia, faça de tua administração uma verdadeira experiência do amor de Deus.



ORAÇÃO INICIAL

• Deus todo poderoso, de que quem precede todo o bem, semeia em nossos corações o amor de teu nome, para que, fazendo mais religiosa nossa vida, acrescentes o bem em nós e com solicitude amorosa o conserves. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 5,33-39


•    No evangelho de hoje vamos ver de perto um conflito entre Jesus e as autoridades religiosas da época, escribas e fariseus (Lc 5,3). Desta vez o conflito é em torno do jejum. Lucas relata vários conflitos em torno das práticas religiosas da época: o perdão dos pecados (Lc 5,21-25), comer com pecadores (Lc 5,29-32), o jejum (Lc 5,33-36), além dos conflitos em torno da observância do sábado (Lc 6,1-5 e Lc 6,6-11).
• Lucas 5,33: JESUS NÃO INSISTE NA PRÁTICA DO JEJUM. Aqui, o conflito é em torno da prática do jejum. O jejum é um costume muito antigo, praticado por quase todas as religiões. O próprio Jesus o praticou durante quarenta dias (Mt 4,2). Porém, Ele não insiste com os discípulos para que façam o mesmo. Deixa-lhes a liberdade de agir. Por isto, os discípulos de João Batista e dos fariseus, que eram obrigados a jejuar, querem saber por que motivo Jesus não insiste no jejum.
• Lucas 5,34-35: ENQUANTO O NOIVO ESTÁ COM ELES NÃO PRECISAM JEJUAR. Jesus responde com uma comparação. Enquanto o noivo está com eles, isto é, durante a festa de bodas, estes não precisam jejuar. Durante o tempo em que Ele, Jesus, está com seus discípulos, é festa de bodas. Porém, virá o dia em que o noivo não estará. Nesse dia, se quiserem, podem jejuar. Jesus faz menção a sua morte. Sabe e sente que se continua por este caminho de liberdade, as autoridades vão querer matá-lo. No Antigo Testamento, várias vezes, o próprio Deus se apresenta como sendo o noivo de sua gente (Is 49,15; 54,5.8; 62,4-5; Os 2,16-25). No Novo Testamento, Jesus, é visto como o noivo de seu povo, de sua gente (Ef 5,25). O Apocalipse apresenta o convite para a celebração das núpcias do Cordeiro com sua esposa, a Jerusalém celestial (Ap 19,7-8;21,2.9).
• Lucas 5,36-39: VINHO NOVO EM ODRES NOVOS!. Estas palavras soltas sobre o remendo novo em pano velho e sobre o vinho novo em odres velhos devem ser entendidas como uma luz que arroja sua claridade sobre os diversos conflitos, relatados por Lucas, antes e depois da discussão em torno do jejum. Aclaram a atitude de Jesus com relação a todos os conflitos com as autoridades religiosas. Colocados em termos de hoje seriam conflitos como estes: bodas de pessoas divorciadas, amizade com prostitutas e homossexuais, comungar se estar casado/a pela igreja, faltar a missa aos domingos, não fazer jejum na sexta-feira santa, etc. Não se coloca remendo novo em um vestido velho, porque na hora de lavá-lo, o remendo novo encolhe e o vestido rasga ainda mais. Ninguém coloca vinho novo em odre velho, porque o vinho novo pela fermentação estoura o odre velho. Vinho novo em odre novo! A religião defendida pelas autoridades religiosas era como roupa velha, como odre velho. Ou um, ou outro. Não se deve combinar o novo que Jesus trás com costumes antigos. Ou um, ou outro! O vinho novo que Jesus trás faz estourar o odre velho. É preciso saber separar as coisas. Muito provavelmente Lucas trás estas palavras de Jesus para orientar às comunidades dos anos 80. Havia um grupo de judeus cristãos que queriam reduzir a novidade de Jesus ao tamanho do judaísmo de antes. Jesus não está contra o que é “velho”. O que Ele não quer é que o “velho” se imponha e assim comece a manifestar-se. Seria o mesmo que reduzir, na Igreja católica, a mensagem do Concílio Vaticano II ao que se vivia na Igreja antes do concílio, como hoje muita gente parece estar querendo fazer.





PARA REFLEXÃO PESSOAL

• Quais são os conflitos em torno das práticas religiosas que, hoje, trazem sofrimento às pessoas e são motivo de muita discussão e polêmica? Qual é a imagem de Deus que está por trás de todas estas idéias preconcebidas, normas e proibições?
• Como entender hoje a frase de Jesus: “Não colocar remendo de pano novo em vestido velho?”. Qual é a mensagem que tira de tudo isto para tua vida e para comunidade?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 37,5-6)
• Enquanto transcorre o dia de hoje, cada vez que entrar em contato com bens, pessoas, ou momentos do dia repetirei em meu interior “Tudo é teu Senhor”, para lembrar constantemente que só administro o que o Senhor sabe que posso atender.




Nenhum comentário:

Postar um comentário