quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Lectio Divina - 03/10/12





QUARTA-FEIRA -02/10/2012



PRIMEIRA LEITURA: Jó 9,1-12.14-16

•    Esta reflexão de Jó nos ilumina sobre a correta perspectiva de Deus com respeito ao homem: Ele é Deus e eu um simples mortal. Quantas vezes nós pensamos ser mais inteligentes, prudentes e justo que Deus? Por momentos nos esquecemos que Deus é Deus, que Ele sabe tudo, que Ele pode tudo, que Ele, como diz Paulo: “É tudo em todos”. Quando nossos projetos são diferentes aos de Deus, quantas vezes queremos fazer valer nossa vontade? E quando isto não resulta como pensávamos, não é certo que sintamos o impulso de acusar Deus de nossos próprios fracassos? E quando, ainda seguindo seus caminhos, nos encontramos com problemas, injustiças, inclusive com a própria cruz, o que pensar de Deus? Acaso Deus se equivocou? Coloquei-me neste projeto, neta situação de vida, nesta vocação para destruir-me, para me fazer mal? Diante desta conduta “irracional”, Deus te convidou para levantar os olhos para a Cruz de Cristo, a gritar para Deus: “Deus meu, Deus meu porque me abandonastes”, e a confiar totalmente nele dizendo: “Deus meu em tuas mãos entrego minha vida”. Deus nos ama, ainda que, às vezes, nos leve por caminhos inexplicáveis.



ORAÇÃO INICIAL

• Oh Deus, que manifesta especialmente teu poder com o perdão e a misericórdia; derrama incessantemente sobre nós tua graça, para que, desejando o que nos promete, consigamos os bens do céu. Por Nosso Senhor...

REFLEXÃO

 Lucas 9,57-62


•    No evangelho de hoje continua o longo e duro caminho de Jesus desde a periferia da Galiléia para a capital. Ao sair da Galiléia, Jesus entra na Samaria e continua para Jerusalém. Porém nem todos o entendem. Muitos o abandonam, porque as exigências são enormes. No começo de sua atividade pastoral, na Galiléia, Jesus havia chamado três: Pedro, Tiago e João (Lc 5,8-11). Aqui também na Samaria são três as pessoas que se apresentam ou que são chamadas. Nas respostas de Jesus, emergem as condições para poder ser discípulo/a de Jesus.
• Lucas 9,56-58: O primeiro dos três novos discípulos, “enquanto ia caminhando, um disse: seguirei-te aonde quer que vá”. Jesus lhe disse: “As raposas têm guaridas, e as aves do céu ninhos; porém, o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. A esta primeira pessoa que quer ser discípulo, Jesus pede que se despoje de tudo: não tem onde reclinar a cabeça, muito menos tem que buscar uma falsa segurança onde reclinar o pensamento da cabeça.
• Lucas 9,59-60: O segundo dos três novos discípulos. A este disse: “Segue-me”. Ele respondeu: “deixa-me primeiro enterrar meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem seus mortos, tu vai anunciar o Reino de Deus”. A esta segunda pessoa chamada por Jesus, Jesus pede que deixe que “os mortos enterrem aos mortos”. Trata-se de um dito popular usado para dizer: deixa as coisas do passado. Não percas tempo com o que tenha ocorrido, olhe para frente. Depois de haver descoberto a vida nova em Jesus, o discípulo não deve perder tempo com o que ocorreu.
• Lucas 9,61-62: O terceiro dos três novos discípulos. “Este disse: te seguirei Senhor, porém, deixa-me antes despedir-me dos de minha casa”. Jesus lhe disse: “Ninguém que coloca a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”. A esta terceira pessoa chamada a ser discípulo, Jesus lhe pede que rompa com os laços familiares. Em outra ocasião havia dito: Aquele que ama a seu pai e a sua mãe mais que a mim, não pode ser meu discípulo (Lc 14,26; Mt 10,37). Jesus é mais exigente que o profeta Elias que deixa que Eliseu se despeça de seus pais (1Re 19,19-31). Significa também romper os laços nacionalistas de raça e da estrutura familiar patriarcal. As exigências fundamentais que Jesus apresenta como condições necessárias para aquele ou aquela que quer ser discípulo/a são três: (a)-abandonar os bens familiares, (b)-não apegar-se aos bens que tenha tido e acumulado no passado, e (c)-cortar os laços familiares. Na realidade, ninguém, ainda que queira, pode cortar os laços familiares, nem tampouco, com o que viveu no passado. O que nos é pedido é saber reintegrar tudo (bens materiais, vida pessoal e vida familiar) de forma nova ao redor do novo eixo que é Jesus e da Boa Notícia que Ele nos traz.
• Jesus, Ele mesmo, viveu e se deu conta de que o que pedia a seus seguidores. Com sua decisão de subir para Jerusalém, Jesus revela seu projeto. Seu caminho para Jerusalém, está representado como a assunção (Lc 9,51), o êxodo (Lc 9,31) ou a travessia (Lc 17,11). Uma vez em Jerusalém, Jesus realiza o êxodo, a assunção ou travessia definitiva deste mundo para o Pai (Jo 13,1). Somente uma pessoa realmente livre pode fazer, porque o êxodo supõe entregar a própria vida aos irmãos. Isto é o êxodo, esta é a travessia, a assunção, da qual, as comunidades têm que dar-se conta para que o projeto de Jesus vá adiante.





PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Compare cada uma destas três exigências com tua própria vida.
• Quais são os problemas que emergem em tua vida como conseqüência da decisão que tenha tomado de seguir Jesus?


ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 139,1-2)
• Hoje buscarei todas as coisas que molestam minha vida, em minha família, em minha sociedade e, no mundo e direi constantemente: “Não compreendo, Senhor, porém, confio em Ti”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário