segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Lectio Divina - 15/10/12


SEGUNDA-FEIRA -15/10/2012



PRIMEIRA LEITURA : Gálatas 4,22-24.26-27.31-5,1

No final desta explicação que Paulo faz sobre a relação entre o Antigo e o Novo Testamento, nos instrui sobre a liberdade que Cristo ganhou para nós. Fomos libertados por Cristo de maneira que os preceitos da lei mudaram pela liberdade que dá o amor e o Espírito. Não é que acabaram as prescrições da lei, mas, agora no lugar de obrigar-nos, o amor nos IMPULSIONA. É muito triste que haja pessoas que não só digam, mas, inclusive se lamentam da NECESSIDADE de ir a Missa. Sentem-se obrigadas, forçadas a assistir. Quem deixa que o Espírito Santo trabalhe em sua vida, o liberta, dando-lhe amor, de maneira que a Eucaristia dominical deixa de ser um “peso”, um jugo que escraviza, para converter-se em uma verdadeira alegria, algo desejado e amado, o qual lhe permite vivê-la com toda sua intensidade. Esta é a ação libertadora de Cristo. Seu Espírito, que mora em nós pela fé, nos faz amar tudo o que o Senhor nos tem instruído. Não seja escravo da lei, peça ao Espírito que te ensine e que te mova para amá-la. Esta é a novidade do Novo Testamento.



ORAÇÃO INICIAL 

• Pedimos-te, Senhor, que tua graça continuamente nos preceda e acompanhe, de maneira que estejamos dispostos a trabalhar sempre bem. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Lucas 11,29-32

O evangelho de hoje nos apresenta uma acusação muito forte de Jesus contra os fariseus e os escribas. Eles queriam que Jesus desse um sinal, pois, não acreditavam nos sinais e nos milagres que estava fazendo. Esta acusação de Jesus continua nos evangelhos dos próximos dias. Ao meditar estes evangelhos, devemos tomar muito cuidado para não generalizar a acusação de Jesus como se fosse dirigida contra o povo judeu. No passado, a ausência desta atenção contribuiu, lamentavelmente, para aumentar nos cristãos o anti-semitismo que tantos males acarretou à humanidade ao longo dos séculos. Em vez levantar o dedo contra os fariseus do tempo de Jesus, é melhor olhar-mos no espelho dos textos, para perceber neles o fariseu que vive escondido em nossa Igreja e em cada um de nós, e que merece a mesma critica de parte de Jesus.
• Lucas 11,29-30: O SINAL DE JONAS. “Os nivitas se levantaram em Juízo com esta geração e a condenaram; porque eles se converteram pela pregação de Jonas, e aqui existe algo mais que Jonas”. Havendo reunido as pessoas, começou a dizer: Esta geração é uma geração malvada, pede um sinal, porém, não se dará outro sinal senão o de Jonas. O evangelho de Mateus informa que alguns escribas e fariseus: pediram um sinal (Mt 12,38). Queriam que Jesus realizasse para eles um sinal, um milagre, para que pudessem verificar se Ele era mesmo o enviado de Deus segundo imaginavam. Queriam que Jesus se submetesse aos critérios deles. Não havia neles abertura para uma possível conversão. Porém, Jesus não se submeteu à seus pedidos. O evangelho de Marcos disse que Jesus, diante do pedido dos fariseus, soltou um profundo suspiro (Mc 8,12), provavelmente de desgosto e de tristeza diante de tanta cegueira. Porque de nada serve colocar um bonito quadro diante de alguém que não quer abrir os olhos. O único sinal é o sinal de Jonas. “Porque assim como Jonas foi sinal para os ninivitas, assim o será o Filho do Homem para esta geração”. Como será este sinal do Filho do Homem? O evangelho de Mateus responde: “Porque da mesma maneira que Jonas esteve no ventre do cetáceo três dias e três noites, assim também o Filho do Homem estará no seio da terra três dias e três noites” (Mt 12,40). O único sinal será a ressurreição de Jesus. Este é o sinal que, no futuro se dará aos escribas e aos fariseus. Jesus, condenado por eles a uma morte de cruz, será ressuscitado por Deus e continuará ressuscitando de muitas maneiras naqueles que acreditam Nele. O sinal que converte não são os milagres, mas sim, o testemunho de vida!
• Lucas 11,31: SALOMÃO E RAINHA DO MEIO DIA. A alusão à conversão das pessoas de Ninive associa e faz lembrar a conversão da Rainha do Meio Dia: “A rainha do Meio Dia se levantará no Juízo com os homens desta geração e os condenará; porque ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui existe algo maior que Salomão”. Esta evocação quase ocasional do episódio da Rainha do Meio Dia que reconheceu a sabedoria de Salomão mostra como se usa a Bíblia naquele tempo. Era por associação. A interpretação principal era esta: “A Bíblia se explica pela Bíblia”. Até hoje, esta é uma das normas mais importantes para a interpretação da Bíblia, sobretudo, para a Leitura Orante da Palavra de Deus. 
• Lucas 11,32: AQUI EXISTE ALGO MAIOR DE JONAS. Depois da divagação sobre Salomão e a Rainha do Meio Dia, Jesus volta a falar do sinal de Jonas: “Os ninivitas se levantaram em Juízo com esta geração e a condenaram, porque eles se converteram pela pregação de Jonas, e aqui existe algo maior que Jonas”. Jesus é maior que Jonas, maior que Salomão. Para os cristãos, é o principal segredo para a Escritura (2Cor 3,14-18).





PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus critica os escribas e os fariseus que chegavam a negar a evidência, tornando-se incapaz de reconhecer o chamado de Deus nos acontecimentos. E nós, os cristãos de hoje, e eu: merecemos esta mesma critica de Jesus?
• Ninive se converteu diante da pregação de Jonas. Os escribas e os fariseus não se converteram. Hoje, o que acontece provoca mutações e conversões nas pessoas do mundo inteiro: ameaça ecológica, a urbanização que desumaniza, o consumismo que massifica e aliena, as injustiças, a violência, etc. Muitos cristãos vivem alheios a estes clamores de Deus que vem da realidade.



ORAÇÃO FINAL 


• (SALMO 113,1-2)
• Hoje farei minhas práticas espirituais cotidianas, porém, cuidarei que minha atitude diante delas seja de alegria e prazer. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário