sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Lectio Divina - 26/10/12


SEXTA-FEIRA -26/10/2012

PRIMEIRA LEITURA: Efesios 4,1-6

Certamente, como bem diz um refrão mexicano: “Não somos moedas de ouro para fazer bem a todos”. Não importa que sejamos bons cristãos, muitas vezes nosso caráter, nossa maneira de ser ou a maneira de ser dos demais irmãos não combina com a nossa ou a nossa com a deles. Ainda na mesma família nós percebemos que cada um é diferente e que nem sempre coincidem nossos critérios e a maneira de reagir diante de determinados elementos. Por isso, Paulo nos convida, primeiro a ser COMPREENSIVOS, isto é, a colocar-nos nos sapatos dos demais, a entender que o irmão (esposo, esposa, pai, mãe, etc.) está em um mau dia, que as coisas não têm saído como esperavam, simplesmente está cansado, que as histórias que estão atrás de nós nos marcam e que, portanto, suas reações não são as nós esperamos. 



ORAÇÃO INICIAL 

• Deus todo poderoso e eterno, te pedimos entregar-nos a ti com fidelidade e servir-te com coração sincero. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 12,54-59


Hoje o evangelho nos apresenta um chamado de Jesus para aprender a ler os Sinais dos Tempos. Foi este texto que inspirou o papa João XXIII a convocar a Igreja para prestar atenção aos Sinais dos Tempos e perceber melhor os chamados de Deus nos acontecimentos da história da humanidade.
• Lucas 12,54-55: TODOS SABEM INTERPRETAR OS ASPECTOS DA TERRA E DO CÉU... “Dizia também as pessoas: quando vêem que uma nuvem se levanta pelo ocidente, no momento dizeis: Vai chover, e assim acontece”. E quando sopra do sul, dizeis: Vai fazer calor, e assim acontece. Jesus fala de uma experiência humana universal. Todos, cada qual em seu país e em sua região, sabe ler os aspectos do céu e da terra. O próprio corpo percebe quando ameaça chuva ou mudança de tempo: “Vamos ter chuva!”. Jesus se refere à contemplação da natureza como sendo uma das fontes mais importantes do conhecimento e da experiência que Ele mesmo tinha de Deus. Foi a contemplação da natureza que o ajudou a descobrir aspectos novos na fé e na história de seu povo. Por exemplo, a chuva que cai sobre bons e maus, e o sol que nasce sobre justos ou injustos, lhe ajudaram a formular uma das imagens mais revolucionárias: “Amai os vossos inimigos!” (Mt 5,43-45).
• Lucas 12,56-57:..., MAS NÃO SABEM LER OS SINAIS DOS TEMPOS. E Jesus tira a conclusão para seus contemporâneos e para todos nós: “Hipócritas! Sabeis explorar o aspecto da terra e do céu, como não explorais, pois, este tempo?”. Santo Agostinho dizia que a natureza, a criação, é o primeiro livro que Deus escreveu. Por meio dela Deus nos fala. O pecado embaralhou as letras do livro da natureza e, por isso, já não conseguimos ler a mensagem de Deus estampado nas coisas da natureza e nos fatos da vida. A Bíblia, o segundo livro de Deus, foi escrito não para ocupar ou substituir a Vida, mas sim, para ajudar a interpretar a natureza e a vida para aprender de novo a descobrir os chamados de Deus nos acontecimentos. “Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?”. Compartilhando entre nós o que vemos na natureza, iremos descobrindo o chamado de Deus na vida.
• Lucas 12,58-59: SABER TIRAR A LIÇÃO PARA A VIDA. “Quando fores com teu adversário ao magistrado, procure no caminho combinar com ele, não lhe arraste diante do juiz, pois, o juiz te entregará ao carcereiro, e este o trancará no cárcere. Te digo que não sairás dali até que não tenhas pago o último centavo”. Um dos pontos em que Jesus mais insistia é a reconciliação. Naquele época havia muitas tensões e conflitos entre grupos radicais com tendências diferentes, sem diálogo: zelotes, essênios, fariseus, saduceus, herodianos. Ninguém queria ceder diante do outro. As palavras de Jesus sobre reconciliação pedindo acolhida e compreensão, iluminam esta situação. Pois, o único pecado que Deus não consegue perdoar é o que não perdoemos aos demais (Mt 6,14). Por isto, aconselha procurar a reconciliação antes que seja demasiado tarde. Quando chegar a hora do juízo, será demasiado tarde. Quando tivermos tempo, procuremos mudar de vida, de comportamento e do modo de pensar e procuremos acertar o passo. (cf. Mt 5,25-26; Col 3,13; Ef 4,32; Mc 11,25).




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Ler os Sinais dos Tempos. Quando vejo, ouço ou leio as noticias na televisão ou nos jornais, tenho a preocupação de perceber os chamados de Deus nestes fatos?
• Reconciliar é o pedido no qual Jesus mais insiste. Como colaboro na reconciliação entre as pessoas, as raças, os povos, as tendências?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 24,1-2)
• Hoje, minimizarei os defeitos de caráter e questões que me molestam de pessoas a meu redor e me fixarei nas coisas boas que encontrar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário