segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Lectio Divina - 05/11/12





SEGUNDA-FEIRA -05/11/2012

PRIMEIRA LEITURA: Filipenses 2,1-4

• Pode imaginar um mundo que pensasse assim como nos diz Paulo hoje? Seria realmente maravilhoso. Acabariam as escolhas, os egoísmos, as desavenças, etc. Que bom seria realmente, se nós os cristãos, considerássemos aos demais como superiores, se o espírito de humildade se apoderasse de nós. As relações na família se transformariam e, sobretudo, haveria uma grande alegria e uma grande paz nos corações de todos. Nos trabalhos, o progresso estaria baseado em nossa luta feita por amor e não por outras motivações, as quais, nem sempre são muito lícitas. Nossa ascensão e promoção ficariam em nosso coração e saberíamos que são procedentes do bom uso de nossos carismas, não teríamos conseguido nada se nosso Senhor Jesus Cristo não houvesse participado. Quando nós tomamos esta postura proposta por Paulo, o que estamos fazendo não é outra coisa senão deixar que o Espírito Santo possa agir em nós. Isto acontece já que, ao esvaziar-nos de nós mesmos, deixamos que o Espírito nos preencha e possa dirigir nossa vida. Esvazie-se de ti mesmo para que Deus possa preenchê-lo todo.



ORAÇÃO INICIAL

• Senhor de poder e de misericórdia, que tens querido fazer digno e agradável, por favor, teu o serviço de teus fiéis, concede-nos caminhar sem tropeços para os bens que nos prometestes. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 14, 12-14

• Hoje Jesus continua seu ensinamento que estava dando sobre diversos assuntos, todos eles referentes a mesa e a comida: cura durante uma refeição (Lc 14,1-6); um conselho para não ocupar os primeiros postos (Lc 14,7-12); um conselho para convidar os excluídos (Lc 14,12-14). Esta organização das palavras de Jesus sobre uma determinada palavra, como “mesa ou comida”, ajuda a perceber o método usado pelos primeiros cristãos para guardar na memória as palavras de Jesus.
• Lucas 14,12: CONVITE INTERESSADO. Jesus está comendo na casa de um fariseu que lhe havia convidado. O convite para “fazer a refeição” constitui no assunto do ensinamento do evangelho de hoje. Existem diversos tipos de convites: convites interessados em benefício próprio e convites desinteressados em benefício de outros. Jesus disse: “Quando fizer uma ceia, não convide teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos; para que não te convidem por sua vez e te retribuam do mesmo modo”. O costume normal das pessoas era este: para almoçar ou jantar convidavam os amigos, irmãos e parentes. Porém, ninguém se sentava ao redor da mesa com pessoas desconhecidas. Comiam apenas com gente conhecida! Este era um costume entre os judeus e continua sendo um costume que usamos até hoje. Jesus pensa de forma distinta e manda convidar de forma desinteressada como ninguém costumava fazer.
• Lucas 14,13-14: CONVITE DESINTERESSADO. Jesus disse: “Quando der um banquete, chame os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos”. Jesus manda romper o círculo fechado e pede que convidemos os excluídos: os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos. Não era o costume e ninguém fazia isto, nem sequer hoje. Porém, Jesus insiste: “Convide essas pessoas!”. Por quê? Porque no convite desinteressado, dirigido à pessoas excluídas e marginalizadas, existe uma fonte de felicidade: “ e serás feliz, porque não podem retribuir-te”. Felicidade estranha, diferente! Você será feliz “porque eles não podem retribuir-te”. É a felicidade que nasce do fato de haver feito um gesto de total gratuidade. Um gesto de amor que quer o bem do outro e para o outro, sem esperar nada em troca. É a felicidade daquele que faz as coisas gratuitamente, sem querer nenhuma retribuição. Jesus disse que esta felicidade é a semente da felicidade que Deus dará na ressurreição. Ressurreição não só no final da história, mas sim, já desde agora. Agir assim já é uma ressurreição.
• O REINO QUE JÁ ACONTECE. O conselho que Jesus nos dá no evangelho de hoje evoca o envio dos setenta e dois discípulos para a missão do anuncio do Reino (Lc 10,1-9). Entre as diversas recomendações dadas naquela ocasião como sinais da presença do Reino, estão (a)-a comunhão ao redor da mesa, (b)-a acolhida dos excluídos: “Na cidade em que entreis e os recebam, comei o que lhes servirem, curai os enfermos que exista nela, e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo de vocês” (Lc 10,8-9). Aqui nestas recomendações, Jesus manda transgredir aquelas normas de pureza legal que impediam a convivência fraterna.




PARA REFLEXÃO PESSOAL


•    Convite interessado e convite desinteressado: qual dos dois acontece mais em minha vida?
• Se fizesse somente convites desinteressados, isto te traria dificuldades? Quais?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 131,1-2)
• Hoje nada farei por rivalidade nem perseguição, farei tudo por humildade, considerarei os demais como superiores a mim mesmo e não procurarei meu próprio interesse, mas sim, o de meu próximo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário