terça-feira, 13 de novembro de 2012

Lectio Divina - 13/11/12





TERÇA-FEIRA -13/11/2012

PRIMEIRA LEITURA: Tito 2,1-8.11-14

•    Esta série de conselhos que nos dá Paulo, no início de sua carta, faz ver que a vida cristã é precisamente isso: Um estilo de vida, uma forma concreta de pensar e de relacionar-se com os demais. Por isso, quando o cristão não vive de acordo com esse estilo de vida, que sem dúvida é produzido e impulsionado pelo Espírito Santo, dá, ou pode dar pé aos que os que não conhecem ou não amam Jesus, murmurarem, não só contra nós, mas sim, contra a eficácia do poder e do amor de Deus. Já em outras passagens da Escritura nos tem dito, como por causa de nosso mau testemunho, é depreciado o nome de nosso Deus. Homens, mulheres, crianças, sacerdotes, em fim, todo aquele que tem aceitado ser cristão, deve procurar viver de acordo com o Evangelho. Sua vida deve manifestar aquilo em que crê. Sabemos que isto não é fácil, de fato como o vemos nesta carta, nunca foi. Por isso, Deus nos tem dado sua graça e seu poder por meio do Espírito Santo, para que sejamos testemunhos de seu amor. Deixe que Deus cresça dentre de você e verá como os que te rodeiam se darão conta que Deus vive dentro de ti.




ORAÇÃO INICIAL

• Deus onipotente e misericordioso livra-nos de todo mal, para que, melhor disposto nosso corpo e nosso espírito, possamos livremente cumprir tua vontade. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 17,7-10

•    O evangelho de hoje nos apresenta uma parábola que se encontra só no evangelho de Lucas, sem paralelo nos outros evangelhos. A parábola quer ensinar que nossa vida deve caracterizar-se pela atitude de serviço. Começa com três perguntas e, no final, o próprio Jesus dá a resposta.
• Lucas 17,7-9: AS TRÊS PERGUNTAS DE JESUS. Trata-se de três perguntas tiradas da vida de cada dia, para as quais os ouvintes já adivinhavam a resposta. As perguntas são formuladas de tal maneira que convidam a cada ouvinte a que pense em sua própria experiência e, a partir daí, trate de dar uma resposta. A primeira pergunta: “Quem de vós que tem um servo orando ou pastoreando e, quando regressa do campo, lhe diz: Vem depressa para a mesa?” Todo mundo responderá: “Não!” Segunda pergunta: “Não dirá antes: prepara-me algo para comer, arruma-te e serve-me, enquanto eu como e bebo. Depois disso, tu poderás comer e beber?”. Todo mundo contestará: “Não!”. Pela maneira que Jesus tem de fazer perguntas, as pessoas percebem para que direção quer orientar nosso pensamento. Quer que sejamos servidores uns dos outros.
• Lucas 17,10: A RESPOSTA DE JESUS. No final, o próprio Jesus tira a conclusão que já estava implícita nas perguntas: “Da mesma maneira vocês, quando tenha feito tudo o que mandaram, decide: Não somos mais que uns pobres servos; só temos feito o que tínhamos que fazer”. O próprio Jesus nos dá um exemplo quando diz: “O Filho do homem não veio para ser servido, mas sim, para servir” (Mc 10,45). O serviço é um tema que Lucas gosta. O serviço representa a forma como os pobres do tempo de Jesus, os “anawin”, esperavam o Messias: não como um Messias glorioso, rei, sumo sacerdote ou juiz, mas sim, como o Servo de Yahweh, anunciado por Isaias (Is 42,1-9). Maria, a mãe de Jesus, apresenta-se ao anjo: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo tua palavra!” (Lc 1,38). Em Nazaré, Jesus se apresenta como o Servo, descrito por Isaias (Lc 4,18-19 e Is 61,1-2). No batismo e na transfiguração, foi confirmado pelo Pai que cita as palavras dirigidas por Deus ao Servo (Lc 3,22; 9,35 e Is 42,1). À seus seguidores Jesus pede: “Quem quer ser o primeiro, se faça servo de todos” (Mt 20,27). Servos inúteis! É a definição do cristão. Paulo fala disto aos membros da comunidade de Corinto quando escreve: “Eu plantei, Apolo regou, porém, quem deu o crescimento foi Deus. Nem o que planta, nem o que rega é algo, mas sim, Deus que dá o crescimento” (1Cor 3,6-7). Paulo e Apolo são só instrumentos, “servidores”. O que vale é Deus, e só Ele! (1Cor 3,7).
• SERVIR E SER SERVIDO. Aqui, neste texto, o servo serve ao senhor, e não o senhor ao servo. Porém, em outro texto de Jesus, se diz o contrário: “Felizes os servos que o senhor encontra orando quando chega; em verdade vos digo que se cingirá e, os sentará à mesa, e começará a servi-los” (Lc 12,37). Neste texto o senhor serve ao servo, e não o servo a seu senhor. No primeiro texto, Jesus fala do presente. No segundo texto, Jesus fala do futuro. Este contraste é outra maneira de dizer: ganha sua vida aquele que está disposto a perdê-la por amor a Jesus e ao Evangelho (Mt 10,39; 16,25). Quem serve a Deus nesta vida, será servido por Deus na vida futura.





PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Como defino minha vida?
• Coloca-te nas mesmas perguntas de Jesus. Vivo como um servo inútil?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 37,18-19)
• Hoje refletirei nas coisas que as pessoas mais criticam em mim e meditarei realmente: é porque te sigo e eles não querem ouvir-te ou se é porque existem coisas em mim que devo arrumar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário