quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Lectio Divina - 15/11/12





QUINTA-FEIRA -15/11/2012



PRIMEIRA LEITURA: Filêmon 7,20

• Este pequeno fragmento da carta de Paulo a Filêmon nos mostra o que verdadeiramente significa a amizade e a solidariedade com o irmão. Jesus, em uma das parábolas mais belas nos ilustra o que significa meu “próximo”, nos narra como “o bom samaritano” não só se preocupou com o ferido quando o encontrou, mas, o que disse ao dono da hospedaria: tem estas moedas e se gastar mais eu te darei no meu regresso. Paulo compreendeu bem que o amor cristão, de maneira particular pelos amigos, tem que chegar a comprometer até nossos próprios bens. Sabe que a amizade em Cristo pode chegar a ser inclusive maior que os laços de sangue e por isso oferece, ele próprio, pagar qualquer divida que o escravo deixasse na casa de seu patrão. Ser amigo significa ser solidário quando o amigo se encontra em desvantagem ou em dificuldade. Ser cristão é ser verdadeiramente amigo, no estilo de Jesus, até as últimas conseqüências. É estar disposto a comprometer inclusive a vida pelo amado. Se quiser saber o que tão profundamente calou o Evangelho em tua vida pergunta-te: “Até onde estaria disposto a comprometer teus recursos pelo bem de um amigo em dificuldade?”.




ORAÇÃO INICIAL

• Deus onipotente e misericordioso livra-nos de todo mal, para que, melhor disposto nosso corpo e nosso espírito, possamos livremente cumprir tua vontade. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 17,20-25

•    O evangelho de hoje nos trás uma discussão entre Jesus e os fariseus sobre o momento da vinda do Reino. Os evangelhos de hoje e dos próximos dias falam da chegada do fim dos tempos.
• Lucas 17,20-25: O REINO NO MEIO DE NÓS. “Havendo-lhe perguntado os fariseus quando chegaria o Reino de Deus, lhes respondeu: A vinda do reino de Deus não se produzirá aparatosamente nem se dirá: Está aqui, ou, está ali, porque, olhai o Reino de Deus já está entre vós”. Os fariseus pensavam que o Reino podia chegar somente se a pessoa chegasse a perfeita observância da Lei de Deus. Para eles, a vinda do Reino seria a recompensa de Deus ao bom comportamento das pessoas, e o messias chegaria de forma solene como um rei, recebido por seu povo. Jesus disse o contrário. A chegada do Reino não pode ser observada como se observa a chegada dos reis da terra. Para Jesus, o Reino de Deus tinha chegado! Já está no meio de nós, independentemente de nosso esforço ou de nosso mérito. Jesus tem outro modo de ver as coisas. Tem outra maneira de olhar e ler a vida. Prefere o samaritano que vive na gratuidade do que os nove que pensam que merecem o bem que recebem de Deus (Lc 17,17-19).
• Lucas 17,22-24: SINAIS PARA RECONHECER A VINDA DO FILHO DO HOMEM. “Dias virão em que desejareis ver um só dos dias do Filho do Homem, e não o vereis. E dirão: Está, aqui, está ali. Não vá, nem corra atrás. Porque, como relâmpago fulgurante que brilha de um extremo a outro do céu, assim será o Filho do Homem em seu Dia”. Nesta afirmação de Jesus existem elementos que vem da visão apocalíptica da história, muito comum nos séculos antes e depois de Jesus. A visão apocalíptica da história tem a seguinte característica. Na época de grande perseguição e de opressão, os pobres têm a impressão de que Deus perdeu o controle da história. Eles se sentem perdidos, sem horizonte e sem esperança de libertação. Nestes momentos de aparente ausência de Deus, a profecia assume a forma de apocalipse. Os apocalípticos procuram iluminar a situação desesperadora com a luz da fé para ajudar as pessoas a não perder a esperança e para que continue com coragem a caminhada. Para mostrar que Deus não perdeu o controle da história, eles descrevem as várias etapas da realização do projeto de Deus através da história. Iniciado em um determinado momento significativo no passado, este projeto de Deus avança, etapa por etapa, através da situação atual vivida pelos pobres, até a vitória final no final da história. Deste modo, os apocalípticos situam o momento presente como uma etapa já prevista dentro do conjunto mais amplo do projeto de Deus. Em geral, a última etapa antes da chegada do final se apresenta como um momento de sofrimento e de crise, do qual muitos querem aproveitar para iludir as pessoas dizendo: “Está aqui, ou, está ali. Não vá, nem corra atrás. Porque, como relâmpago fulgurante que brilha de um extremo a outro do céu, assim será o Filho do Homem em seu Dia”. Com o olhar da fé que Jesus manifesta, os pobres vão poder perceber que o reino está já no meio deles (Lc 17,21), como um relâmpago, sem sombra de dúvida. A vinda do Reino trás consigo sua própria evidência e não depende dos prognósticos dos demais.
• Lucas 17,25: PELA CRUZ ATÉ A GLÓRIA. “Porém, antes terá que padecer muito e ser reprovado por esta geração”. Sempre a mesma advertência: a Cruz, escândalo para os judeus e loucura para os gregos, porém, para nós é expressão da sabedoria e do poder de Deus (1Cor 1,18-23). O caminho para a Glória passa pela cruz. A vida de Jesus é nosso “cânon”, é a norma canônica para todos nós.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Jesus disse: “O reino está no meio de vós!”. Tem descoberto algum sinal da presença do Reino em tua vida, na vida das pessoas na vida de tua comunidade?
• A cruz na vida. O sofrimento. Como vê o sofrimento e o que faz com ele?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 146,6-7)
• Hoje chamarei alguns de meus amigos, especialmente àqueles que estejam em alguma dificuldade e verei se posso ajudar de algum modo. Alem disso, procurarei a maneira de ter uma lembrança da amizade para com Deus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário