quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Lectio Divina - 29/11/12





QUINTA-FEIRA -29/11/2012


PRIMEIRA LEITURA: Apocalipses 18,1-2.21-23;19,1-3.9

• Esta passagem, dedicada principalmente à Roma Imperial, manifesta a soberania de Deus sobre todo homem e toda nação. Nada e ninguém podem fazer frente e, ninguém que tenha tentado contra seu povo, ficará impune. Por isso, seu povo se alegra, porque como nos dias do Êxodo, é sua mão forte e seu braço estendido que realiza a libertação. É uma advertência para todos aqueles (pequenos e grandes) que querem usurpar o lugar soberano de Deus, constituindo-se em “pequenos deuses” que tiranizam e subjugam aos pequenos, aos de privilégios limitados (e às vezes do mais necessário). É um claro eco do Magnificat, no qual Maria afirma que Deus dispersa aos soberbos e derruba do trono os poderosos, dando o reino aos humildes. Estes são precisamente os convidados ao Banquete escatológico, isto é, a paz e o gozo messiânico. É um convite ao final de nosso ano litúrgico a restituir à Deus seu lugar como Deus de nossa vida, em nossa família, em nossa empresa, em nosso governo. É de novo um convite à conversão de coração a fim de participar de seu reino, de maneira imperfeita aqui na terra e definitivamente no céu.




ORAÇÃO INICIAL

• Mova Senhor, os corações de teus filhos, para que, correspondendo generosamente a tua graça, recebam com maior abundância a ajuda de tua bondade. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 21,20-28

•    Hoje o evangelho continua o Discurso Apocalíptico com mais sinais, o 7º e o 8º, que deviam acontecer antes da chegada do fim dos tempos, o melhor, antes da chegada do fim deste mundo para dar lugar ao novo mundo, ao “novo céu e a nova terra” (Is 65,17). O sétimo sinal é a destruição de Jerusalém e o oitavo é as mudanças na antiga criação.
• Luca 21,20-24: O SÉTIMO SINAL: a destruição de Jerusalém. Jerusalém era para eles a Cidade Eterna. E agora estava destruída! Como explicar este fato? Deus não leva em conta a mensagem? É difícil para nós imaginarmos o trauma e a crise de fé que a destruição de Jerusalém causou nas comunidades de tantos judeus e cristãos. Cabe aqui uma breve observação sobre a composição dos Evangelhos de Lucas e de Marcos. Lucas escreve no ano 85. Serve-se do evangelho de Marcos para compor sua narrativa sobre Jesus. Marcos escreve no ano 70, no mesmo ano em que Jerusalém estava sendo cercada e destruída pelos exércitos romanos. Por isto, Marcos escreveu dando uma citação ao leitor: “Quando vires a abominável desolação instalada onde não devia – que o leitor entenda – então, os que estão na Judéia fujam para os montes” (Mc 13,14). Quando Lucas menciona a destruição de Jerusalém, Jerusalém estava em ruínas já fazia quinze anos. Por isto, ele omite o parêntese de Marcos. Lucas disse: “Quando virem Jerusalém cercada por exércitos, saiba então, que se aproxima sua desolação. Então, os que estejam Judéia que fujam para os montes; os que estejam no meio da cidade que se afastem; e os que estejam nos campos que não entrem nela; porque estes são dias de vingança nos quais se cumprirá tudo quanto está escrito. Ai daquelas que estejam grávidas ou dando a luz naqueles dias! Haverá, com efeito, uma grande calamidade sobre a terra e cólera contra o povo. Jerusalém será pisoteada pelos gentios, até que o tempo dos gentios chegue a seu cumprimento”. Ao ouvir Jesus que anunciava a perseguição (6º sinal) e a destruição de Jerusalém (7º sinal), os leitores das comunidades perseguidas do tempo de Lucas concluíam: “Este é nosso hoje. Estamos no 6º sinal!”.
• Lucas 21,25-26: O OITAVO SINAL: mudanças no sol e na lua. Quando será o fim? No final depois de haver ouvido falar de todos estes sinais que já haviam acontecido, ficava em pé a pergunta: “O projeto de Deus avança muito e as etapas previstas por Jesus já se realizaram. Estamos agora na sexta ou na sétima etapa. Quantas etapas ou sinais faltam até que chegue o fim? Falta muito?”. A resposta vem agora no 8º sinal: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas, e na terra, angustia das pessoas, transtornadas pelo estrondo do mar e das ondas. Os homens ficarão sem alimentos pela terra e a ansiedade diante das coisas que se abaterão sobre o mundo, porque as forças dos céus se desequilibrarão”. O 8º sinal é diferente dos outros sinais. Os sinais no céu e na terra é uma mostra do que está chegando, ao mesmo tempo, o fim do velho mundo, da antiga criação e o começo da chegada do novo céu e da nova terra. Quando a casca do ovo começa a se romper é sinal de que o novo está aparecendo. É a chegada do Novo Mundo que está provocando a desintegração do mundo antigo. Conclusão: falta muito pouco! O Reino de Deus está chegando.
• Lucas 21,27-28: A CHEGADA DO REINO DE DEUS E A APARIÇÃO DO FILHO DO HOMEM. “E então verão vir o Filho do homem em uma nuvem com grande poder e glória. Quando começar a acontecer estas coisas, crie ânimo e levante a cabeça, porque se aproxima vossa libertação”. Neste anuncio, Jesus descreve a chegada do Reino com imagens tiradas da profecia de Daniel (Dn 7,1-14). Daniel disse que, depois das desgraças causadas pelos reinos deste mundo, virá o Reino de Deus. Os reinos deste mundo, todos eles, têm figura de animal: leão, urso, pantera, bestas selvagens (Dn 7,3-7). São reinos animais, desumanizam a vida, como acontece com o reino neoliberal até hoje! O Reino de Deus, pois, aparece como um aspecto do Filho do Homem, isto é, com um aspecto humano de gente (Dn 7,13). É um reino humano. Construir este reino que humaniza, é tarefa das pessoas das comunidades. É a nova história eu devemos realizar e que deve reunir as pessoas dos quatro lados do mundo. O título Filho do Homem é o nome que Jesus gostava de usar. Somente nos quatro evangelhos, este nome aparece mais de 80 (oitenta) vezes. Toda dor que suportamos desde agora, toda a luta a favor da vida, toda a perseguição por causa da justiça, toda dor de parto, é semente do Reino que vai chegar no 8º sinal.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Perseguição das comunidades. Destruição de Jerusalém. Desespero. Diante dos acontecimentos que hoje fazem sofrer as pessoas me desespero? Qual é a fonte de minha esperança?
• Filho do Homem é o título que Jesus gostava de usar. Ele queria humanizar a vida. Quanto mais humano, mais divino, dizia o Papa Leão Magno. Em minha relação com os demais, sou humano?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 100,5)
• Hoje, em cada coisa que faça, terei atenção especial se em tudo que faço está sustentado pela graça que Deus deposita em mim para o bem comum.





Nenhum comentário:

Postar um comentário