terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Lectio Divina - 11/12/12





TERÇA-FEIRA -11/12/2012

PRIMEIRA LEITURA: Isaias 40,1-11


• O profeta alega haver uma causa mais fundamental: um decreto do Senhor no concílio celeste. A idéia de um concílio celeste de deuses era difundida no mundo antigo e baseava-se na suposição de que, como todo grande rei, Deus tinha uma corte real. O versículo 2 pressupõe a costumeira visão de que o exílio era castigo pelos pecados de Israel, mas acrescenta que Israel recebeu “duas vezes a paga de todas as suas faltas”. A dedução é que o sofrimento não está totalmente explicado como castigo. Mais adiante veremos que Isaias encontra um modo mais positivo de entender a experiência do exílio. A voz no capítulo 3 é a de um anjo que cumpre o decreto divino. O “caminho” é análogo às grandes procissões rituais dos deuses babilônicos, mas também a procissão triunfal do Senhor que partiu da montanha do Sinai na época do Êxodo. Esta passagem é mais conhecida dos leitores cristãos pelas citações de Mt 3,3 e Jo 1,23, em que o significado de Is 40,3 é tido como a “voz daquele que clama no deserto” e aplicado a João Batista. A citação não é muito exata e não dá o sentido original da passagem. Entretanto, a aplicação a João foi bastante apropriada, pois ele também estava proclamando um novo ato de salvação como o Êxodo e se dispôs a preparar-se para ele.




ORAÇÃO INICIAL

• Senhor Nosso Deus, que tens manifestado tua salvação até os confins da terra, concede-nos esperar com alegria a glória do nascimento de teu Filho. Que vive e reina contigo. Amém!



REFLEXÃO

Mateus 18,12-14

•    Uma parábola não é um ensinamento que recebe de forma passiva o que rejeitar na memória, mas sim, é um convite para participar no descobrimento da verdade. Jesus começa dizendo: “O que lhes parece?”. Uma parábola é uma pergunta com uma resposta não definida. A resposta depende de nossa reação e da participação dos ouvintes. Tratemos de procurar a resposta a esta parábola da ovelha perdida.
• Jesus conta uma história muito breve e muito simples: um pastor tem 100 ovelhas, perde uma, deixa as outras 99 e vai a procura da ovelha perdida. E Jesus pergunta: “O que lhes parece?”. Isto é: “Vocês fariam o mesmo?”. Qual será a resposta dos pastores e das demais pessoas que ouvem Jesus que conta esta história? Fariam o mesmo? Qual é minha resposta à pergunta de Jesus? Pensemos bem antes de contestar.
• Se você tivesse 100 ovelhas e perdesse uma delas, o que faria? Não podemos esquecer que os montes são lugares de difícil acesso, com vales profundos, habitados por animais perigosos e onde os ladrões se escondem. E não podemos esquecer que tinha perdido uma ovelha, apenas uma, por conseguinte, ainda lhe restava outras noventa e nove ovelhas! Havia perdido pouco! Abandonaria as demais 99 pelo monte? Talvez, somente uma pessoa com pouco sentido comum faria o que faz o pastor da parábola de Jesus. Pense bem!
• Os pastores que ouviram a história de Jesus teriam pensado e comentado: “Somente um pastor sem fundamento agiria deste modo!”. Seguramente teriam perguntado a Jesus: “Perdão, porém, quem é esse pastor de quem está falando? Fazer o que ele fez é pura loucura”.
• Jesus contesta: “Este pastor é Deus, nosso Pai, e a ovelha perdida é você”. Dito em outras palavras, aquele que age assim é Deus movido por seu grande amor para com os pequenos, os pobres, os excluídos. Somente um amor tão grande assim é capaz de fazer uma loucura deste tipo. O amor com que Deus nos ama supera a prudência e o sentido comum. O amor de Deus faz loucuras. Graças a Deus! Se assim não fosse, estaríamos perdidos!




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Coloque-se na pele da ovelha perdida e anime tua fé e tua esperança. Você é aquela ovelha!
• Coloque-se na pele do pastor e procure ver se teu amor pelos pequenos é verdadeiro amor!



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 96,1-2)




Nenhum comentário:

Postar um comentário