quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Lectio Divina - 12/12/12





QUARTA-FEIRA -12/12/2012

PRIMEIRA LEITURA: Isaias 7,10-14

• Esta profecia messiânica surge no contexto no qual o povo de Israel, temeroso diante da proximidade de uma invasão, sente-se tentado a recorrer a Assíria para que o salve. É aqui que Deus lhes lembra que seu único salvador é Ele e que, como prova de sua presença e seu poder, lhes dará um sinal para que já não duvidem e confiem plenamente Nele. Este sinal virá a converter-se precisamente na chegada do Messias, que é Deus Conosco. O povo, talvez, não imaginou a profundidade destas palavras, as quais ficaram ainda longe de iluminar a realidade que Deus tinha pensado para a salvação do povo, pois, a Encarnação do Verbo realizou o cumprimento da profecia, o envio do Espírito Santo, produto deste projeto salvífico, fez que Deus seja agora Deus Conosco. Seja, pois, consciente de que Deus está em ti, e que desde teu coração procura iluminar e salvar toda a humanidade, particularmente aqueles que convivem cotidianamente contigo.




ORAÇÃO INICIAL

• Senhor Deus todo poderoso, que nos manda abrir caminho à Cristo, o Senhor, não permita que desfaleçamos em nossa debilidade e que esperemos a chegada saudável daquele que vem curar-nos de todos os nossos males. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!



REFLEXÃO

Mateus 11,28-30

•    Alguns textos dos evangelhos nos revelam todo o significado quando lhes colocamos como pano de fundo o Antigo Testamento. Assim, é este texto tão breve e tão belo do evangelho de hoje. Esta passagem reproduz dois temas do Antigo Testamento muito querido e mencionado, uma passagem de Isaias e outra dos livros sapienciais.
• Isaias fala do Messias servo e o representa como um discípulo que sempre vai em busca de uma palavra de consolo para poder animar os desalentados: “O Senhor Yahweh me concedeu o poder de falar como seu discípulo, e colocou em minha boca as palavras para aconselhar o que está aborrecido. Cada manhã, Ele me desperta e o ouço como fazem os discípulos” (Is 50,4). E o Messias servo lança um convite: “Vocês que andam com sede venham tomar água! Não importa que esteja sem dinheiro, vinde! Peçam trigo para o consumo, e também vinho e leite, sem pagar” (Is 55,1). Estes textos estavam presentes na memória das pessoas. Eram como os cantos de nossa infância. Quando a gente os ouve, acontecem lembranças, saudades. Mesmo assim, a palavra de Jesus: “Venham a mim! Desperta algo na memória e traz consigo a saudade daqueles preciosos textos de Isaias”.
• Os livros sapienciais representam a sabedoria divina na figura de uma mulher, uma mãe que transmite aos filhos sua sabedoria e lhes diz: “Adquiram sem dinheiro, submetam a cerviz a seu jugo, que suas almas recebam a instrução, pois, está muito próximo ao alcance de vocês. Vejam com seus próprios olhos que têm sofrido pouco e conseguiram muito descanso” (Eclo 51,5-27). Jesus repete esta frase: “Encontrarão descanso!”.
• Justamente, por esta sua maneira de falar as pessoas, Jesus aviva sua memória e assim o coração se alegra e diz: “Chegou o Messias tão esperado!”. Jesus transformava a saudade em esperança. Para dar as pessoas uma um passo a mais. Em lugar de agarrar-se a imagens de um messias glorioso, rei e dominador, imagens que os escribas ensinavam, as pessoas mudavam sua visão e aceitavam Jesus, messias servo. Messias humilde e manso, acolhedor e cheio de ternura, que deixava os pobres “à vontade” em sua presença.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    A lei de Deus é para mim jugo suave que me anima ou um peso que me cansa?
• Senti alguma vez a rapidez e a alegria do jugo da lei de Deus que Jesus nos tem revelado?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 103, 1-2)
• Hoje serei muito consciente de que meu ser é o ser de Cristo, e farei todas as coisas como Ele as faria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário