quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Lectio Divina - 13/12/12


QUINTA-FEIRA -13/12/2012

PRIMEIRA LEITURA:  Isaias 41,13-20


• De novo a Palavra de Deus nos lembra que temos um Deu que está pendente até nos menores detalhes de nossa vida. Ele é quem faz com que nossa vida, ainda que pareça que é como um deserto chegue a florescer com um jardim. O tempo do Advento procura que tenhamos presente que Deus nunca está longe, que sua presença se aproxima continuamente de nós para fazer de nossa vida uma experiência profunda de amor. Devemos de todas as formas, lembrar que esta presença e encontro com Deus muitas vezes se realiza por meio de seus “instrumentos”, isto é, através de nossos irmãos, o que implica que nós também muitas vezes somos o meio para que este encontro com Deus se realize. Esforce-te e abra tua vida à ação de Deus para que por meio Dele seu amor e sua paz sejam uma realidade na vida de todos os que te rodeiam. 




ORAÇÃO INICIAL 

• Despertai Senhor, nossos corações e mova-o para preparar os caminhos de teu Filho, para que pelo mistério de sua vinda possamos servir-te com pureza de espírito. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!




REFLEXÃO

Mateus 11,11-15

No evangelho de hoje, Jesus opina sobre João Batista. Comparado com personagens do Antigo Testamento, não existe ninguém maior que João. João é o maior: maior que Jeremias, maior que Abraão, maior que Isaias! Mas, se comparado com o Novo Testamento, João é inferior a todos. O menor no Reino é maior que João. Como entender estas palavras aparentemente contraditórias que Jesus pronuncia sobre João? 
• Pouco antes, João havia enviado seus discípulos para perguntar-lhe: “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?” (Mt 11,3). João parecia ter dúvidas a respeito de Jesus, já que Jesus não correspondia à idéia que ele, João, havia feito do messias: um juiz severo que tinha que vir para cumprir o juízo de condenação e de ira (Mt 3,7).Tinha que cortar as árvores desde a raiz (Mt 3,10), limpar o campo e atirar os paus secos ao fogo (Mt 3,12). Mas, Jesus, em lugar de ser um juiz severo, é amigo de todos, “manso e humilde de coração” (Mt 11,29), acolhe os pecadores e come com eles (Mc 2,16).
• Jesus contesta João citando o profeta Isaias: “Vão e conte a João o que têm visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e uma boa nova chega aos pobres. E, além disso, feliz o que me encontra e não se confunde comigo!” (Mt 11,5-6;cf. Is 33,5-6;29,18). Resposta dura. Jesus diz à João que analise melhor as Escrituras para poder mudar a visão equivocada que tem do messias. 
• João foi grande! O maior de todos! E o menor no Reino dos céus é maior que João. João é o maior, porque era o último do Antigo Testamento. Foi João quem, por sua fidelidade, pode por fim indicar ao povo o messias: “Este é o cordeiro de Deus” (Jo, 1,36), e a longa história iniciada com Abraão alcançou, por fim, seu objetivo. Mas, João não foi capaz de compreender o alcance da presença do Reino de Deus em Jesus. Ele tinha dúvidas: “É o Senhor ou temos que esperar outro?”. A história antiga, só ela, não comunica a pessoa luz suficiente para compreender toda a novidade da Boa Notícia de Deus que Jesus traz consigo. O Novo não entra no Antigo. Santo Agostinho dizia: “O Novo está escondido no Antigo. Porém o Antigo revela somente seu pleno significado no Novo”. Quem está com Jesus e vive com Ele, recebe Dele uma luz que novos olhos para descobrir um significado mais profundo no Velho. E qual é esta novidade?
• Jesus oferece uma chave de leitura: “Com João Batista finalizaram os tempos da Lei e dos profetas, tempos da profecia e da espera. Entendam isto se puderem: Elias tinha de voltar, não é certo? Os que têm ouvidos que entenda!”. Jesus não explica, mas diz: “O que tem ouvido que entenda!”. Elias tinha que vir par preparar a chegada do Messias e reconstruir a comunidade: “Ele reconciliará os pais com os filhos e estes com suas mães” (Ml 3,24). João anunciou o Messias e procurou reconstruir a comunidade (Lc 1,17). Porém, não captava o mistério mais profundo da vida em comunidade. Somente Jesus a comunicou, anunciando que Deus é Pai e, por conseguinte, todos somos irmãos e irmãs. Este anúncio comporta uma nova força que nos faz capazes de superar divergências e de criar comunidade. 
• Estes são os fortes que conseguem conquistar o Reino. O Reino não é uma doutrina, mas sim, um novo modo de viver como irmãos e irmãs, a partir do anúncio que Jesus faz: DEUS É PAI DE TODOS.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

O Reino pertence aos fortes, isto é, pertence aos que como Jesus, tem a coragem de criar comunidade. Você também?
• Jesus ajudou João a compreender melhor os fatos por meio da Bíblia. A Bíblia me ajuda a compreender melhor os fatos de minha vida?



ORAÇÃO FINAL 

• (SALMO 145,1-2)
• Hoje refletirei em meus momentos de aridez e frieza espiritual e, os apresentarei a Deus em oração pedindo-lhe sua ajuda para ver o que de bom pode ser tirado desses momentos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário