segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Lectio Divina - 17/12/12





SEGUNDA-FEIRA -17/12/2012

PRIMEIRA LEITURA: Gênesis 49,2.8-10

• Toda história do povo de Israel estava centrada na promessa do Messias, o qual reinaria eternamente e a quem todos os povos renderiam honra e obediência. Esta promessa se realizou de maneira definitiva em Cristo pela qual Ele deve reinar, não só sobre as nações, mas, em cada um dos corações. Ao iniciar a etapa final de nossa preparação para a festa do Natal, a liturgia nos convida a revisar se verdadeiramente Jesus já é uma realidade em nossa vida. Se isto é assim, conviria perguntar-nos se efetivamente Ele reina em todas as áreas de nossa vida e se sua palavra é sempre considerada como a palavra de um Rei. Só se Deus reina em tua vida e em teu coração, a paz e a salvação oferecida por Deus para seu povo será uma realidade em teu coração. Dê a Jesus o “cetro” de tua vida e será verdadeiramente feliz.




ORAÇÃO INICIAL

• Deus, criador e restaurador do homem, que desejou que teu Filho, Palavra eterna, se encarnasse no seio da sempre Virgem Maria, ouça nossas súplicas e que Cristo, teu Unigênito, feito homem por nós, se digne fazer-nos partícipes de sua condição divina. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Mateus 1,1-17

•    A genealogia define a identidade de Jesus. Ele é o “filho de Davi e o filho de Abraão” (Mt 1,1; cf. 1,17). Como filho de Davi, é a resposta de Deus as expectativas do povo judeu (2Sm 7,12-16). Como filho de Abraão, é uma fonte de benção para todas as nações (Gn 12,13). Judeus e pagãos vêm realizadas suas esperanças em Jesus.
• Na sociedade patriarcal dos judeus, as genealogias traziam amiúde nomes de homens. Surpreende que Mateus coloque as cinco mulheres entre os antepassados de Jesus: Tamar, Raab, Rute, a mulher de Urias e Maria. Por que é que Mateus escolhe precisamente estas quatro mulheres como companheiras de Maria? Nenhuma é rainha, nenhuma é matriarca, nenhuma é mulher lutadora do Êxodo: Por quê? É esta a pergunta que o Evangelho de Mateus nos deixa na cabeça.
• Na vida das quatro mulheres companheiras de Maria existe algo anormal. As quatro são estrangeiras, conceberam seus filhos fora dos padrões normais e não cumpriram com as exigências das leis de pureza do tempo de Jesus. Tamar, uma Cananéia, viúva, se veste de prostituta para obrigar o patriarca de Judá que seja fiel à lei e que lhe dê um filho (Gn 38,1-30). Raab, uma Cananéia de Jericó, era uma prostituta que ajudou aos Israelitas a entrar na Terra Prometida (Js 2,1-21). Rute, uma Moabita, viúva e pobre, optou por ficar ao lado de Noemi e aderir ao Povo de Deus (Rt 1,16-18). Tomou a iniciativa de imitar Tamar e de passar a noite junto com Booz, obrigando-o a observar a lei e dar-lhe um filho. Dá relação entre os dois nasceu Obed, o avô do rei Davi (Rt 3,1-15;4,13-17). Betsabé, uma Hitita, mulher de Urias, foi seduzida, violentada e ficou grávida do rei Davi, quem, além disso, mandou matar seu marido (2Sm 11,1-27). A forma de agir destas quatro mulheres estava em desacordo com as normas tradicionais. E , no entanto, foram iniciativas pouco convencionais as que deram continuidade a linhagem de Jesus e trouxeram a salvação de Deus a todo o povo. Tudo isto, nos faz pensar e nos questiona quando damos demasiado valor à rigidez das normas.
• O cálculo de 3 x 14 gerações (Mt 1,17) tem um significado simbólico. Três é o número da divindade. Quatorze é o dobro de Sete. Sete é o número da perfeição. Por meio deste simbolismo, Mateus expressa a convicção dos primeiros cristãos segundo a qual Jesus aparece no tempo estabelecido por Deus. Com sua chegada a história chega a sua plenitude.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Qual é a mensagem que você descobre na genealogia de Jesus? Encontrou alguma resposta à pergunta que Mateus nos deixa na cabeça?
• As companheiras de Maria, a mãe de Jesus, são distintas como nós imaginávamos? Qual é a conclusão que tira para tua devoção a Nossa Senhora?



ORAÇÃO FINAL

• (Salmo 72,17)
• Revisarei em que ponto da lei não obedeço ao Senhor, e em oração pedirei a assistência do Espírito Santo para poder crescer nessa área.





Nenhum comentário:

Postar um comentário