quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Lectio Divina - 27/12/12



QUINTA-FEIRA -27/12/2012

PRIMEIRA LEITURA: 1João 1,1-4

• Se alguém te pergunta: O que foi para você a festa do Natal? O que responderia? Desafortunadamente para alguns irmãos, esta celebração não deixará de ser simplesmente uma festa com bolos, ponche e uma ceia especial. No entanto, o objetivo desta celebração foi para que cada um de nós nos encontrasse com Jesus que, em sua humildade, nos convida a construir a partir da simplicidade um mundo cheio de paz e de amor. Já que Deus nos tem reconciliado por meio de seu Filho e o tem convidado com uma mensagem de paz e perdão, deveria ser então, par cada ser irmão, uma profunda experiência de perdão e reconciliação. Você poderia então, ser testemunho deste encontro, deste perdão, deste amor derramado em teu coração? Poderia hoje falar a todos teus amigos e conhecidos sobre o infinito amor de Deus que tem vivido nestes dias? Lembre sempre que acreditar significa viver, que tu fé se expresse em tua forma de viver. Seja testemunho do amor de Deus. 




ORAÇÃO INICIAL 

• Deus nosso, que por meio do apóstolo João, quis mostrar-nos a profundidade da vida e do amor de teu Filho, faça que sejamos capazes de conhecer e de amar cada dia mais Jesus Cristo, nosso redentor, que vive e reina...




REFLEXÃO

João 20,2-8

Hoje o evangelho traz a passagem do evangelho de João, que fala do Discípulo Amado. Provavelmente, escolheu-se este texto para que se leia e medite no dia de hoje, festa de São João Evangelista, pela identificação espontânea que todos fazemos do discípulo amado com o apóstolo João. O curioso é que em nenhuma parte do evangelho de João se diz que o discípulo amado é João. Porém, desde o mais remoto início da Igreja, sempre se insistiu na identificação dos dois. Por isso, insistindo na semelhança entre os dois, corremos o risco de perder um aspecto muito importante da mensagem do Evangelho a respeito do discípulo amado. 
• No evangelho de João o discípulo amado representa a nova comunidade que nasce ao redor de Jesus. O Discípulo Amado está aos pés da Cruz, junto a Maria, a mãe de Jesus (Jo 19,26). Maria representa o Povo da antiga aliança. No final do século primeiro, época em que se fez a redação final do Evangelho de João, havia um conflito crescente entre a sinagoga e a igreja. Alguns cristãos queriam abandonar o Antigo Testamento e ficar só com o Novo Testamento. Aos pés da Cruz, Jesus diz: “Mulher, eis aqui teu filho!” e ao discípulo amado: “Filho, eis aqui tua mãe!”. E os dois tem que permanecer unidos, como mãe e filho. Separar o Antigo Testamento do Novo Testamento, naquele tempo era o mesmo que hoje chamamos de separação entre a fé (NT) e a vida (AT).
• No evangelho de hoje, Pedro e o Discípulo Amado, alertados pelo testemunho de Maria Madalena, correm juntos para o Santo Sepulcro. O jovem é mais veloz que o velho e chega primeiro. Olha dentro do sepulcro, observa tudo, porém, não entra. Permite que Pedro entre. Pedro entra. É sugestiva a maneira que o evangelho descreve a reação dos dois homens diante do que ambos vêm: “Entrou na sepultura e viu os lençóis pelo chão. O sudário que passava sobre a cabeça não estava no chão com os lençóis, mas sim, enrolado no mesmo lugar. Então, o outro discípulo, que havia chegado primeiro, entrou, viu e acreditou”. Ambos viram a mesma coisa, porém, só se diz do Discípulo Amado que acreditou: “Então o outro discípulo, que havia chegado primeiro, entrou, viu e acreditou”. Por quê? Será que Pedro não acreditou?
• O discípulo amado tem um olhar diferente que percebe mais que os demais. Tem o olhar amoroso que percebe a presença da novidade de Jesus. De madrugada, depois daquela noite de busca e depois da pesca milagrosa, é ele, o discípulo amado, que percebe a presença de Jesus e diz “È o Senhor!” (Jo 21,7). Naquela ocasião, Pedro alertado pela afirmação do discípulo amado também reconhece e começa a entender. Pedro aprende com discípulo amado. Em seguida, Jesus pergunta três vezes: “Pedro, tu me amas?”. Por três vezes, Pedro respondeu: “Tu sabes que eu te amo!”. Depois da terceira vez, Jesus confia as ovelhas aos cuidados de Pedro, pois, nesse momento Pedro também se torna “Discípulo Amado”.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Todos os que crêem em Jesus são hoje Discípulo Amado? Será que tenho o mesmo olhar amoroso para perceber a presença de Deus e acreditar em sua ressurreição?
• Separar o Antigo do Novo Testamento é o mesmo que separa Vida e Fé. Como faço e vivo isto?




ORAÇÃO FINAL 

• (SALMO 97,5-6)
• Hoje reunirei minha família e compartilharemos, sobretudo, o grande amor que Deus nos tem dado e como compartilhá-lo com nossos semelhantes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário