sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Lectio Divina - 28/12/12





SEXTA-FEIRA -28/12/2012


PRIMEIRA LEITURA: 1João 1,5-2,2

• Uma das grandes escolhas da vida espiritual é reconhecer que somos pecadores. É comum em muitos irmãos o dizer: “Não mato, não roubo, não sei do que mais poderia me arrepender!”. A verdade é que, a falta de luz em sua consciência, lhes faz passar por alto, sobretudo, os pecados contra a caridade, nem o que dizer dos pecados de omissão tanto para Deus, como para os irmãos. É, pois, necessário que a luz de Deus ilumine nosso coração para que, como diz a própria Escritura, seja o Espírito Santo quem nos revele que somos pecadores e que, portanto, necessitamos da graça e da salvação de Jesus. Cristo nos oferece seu perdão, sua paz e seu amor, aceitemo-los com humildade, reconhecendo que somos pecadores. Auxiliemos o sacramento da Reconciliação.




ORAÇÃO INICIAL

• Deus nosso, que concedeste aos Santos Inocentes dar testemunho de Cristo, não de palavras, mas sim com seu sangue, ajuda-nos a colocar nossa fé, não só em nossos lábios, mas sim, também, em nossa conduta diária. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.




REFLEXÃO

Mateus 12,13-18

•    O evangelho de Mateus, redigido em torno dos anos 80 e 90, tem a preocupação de mostrar que em Jesus se realizam as profecias. Muitas vezes se diz: “Isto aconteceu para que se realizasse o que disse a escritura…” (cf. Mt 1,22;2,17.23;4,14;5,17, etc.). É porque os destinatários do Evangelho de Mateus são as comunidades de judeus convertidos que vivia uma profunda crise de fé e de identidade. Depois da destruição de Jerusalém no ano 70, os fariseus era o único grupo sobrevivente do judaísmo. Nos anos 80, quando começaram a reorganizar-se, cresceu a oposição entre judeus fariseus e judeus cristãos. Estes últimos acabaram sendo excomungados da sinagoga e separados do povo das promessas. A excomunhão voltou a agravar o problema de identidade. Não podiam mais freqüentar suas sinagogas. E chegou a dúvida: Será que nos equivocamos? Quem é o verdadeiro povo de Deus? Jesus, é realmente o Messias?
• É para este grupo sofrido que Mateus escreve seu evangelho como Evangelho da “consolação” para ajudá-los a superar o trauma da ruptura, como o Evangelho da “revelação” para mostrar que Jesus é o verdadeiro Messias, o novo Moisés, em que se realizam as promessas; como Evangelho da “nova prática” para ensinar o caminho de como alcançar a nova justiça, maior que a justiça dos fariseus (Mt 5,20).
• No evangelho de hoje aparece esta preocupação de Mateus. O “consolo” as comunidades perseguidas mostrando que Jesus também foi perseguido. E revela que Jesus é o Messias, pois, por duas vezes insiste em dizer que as profecias se realizaram Nele; e sugere, além disso, que Jesus é o novo Moisés, pois, como Moisés foi perseguido e teve que fugir. E indica um novo “caminho”, sugerindo que devem fazer como os reis magos que souberam evitar a vigilância de Herodes e voltaram por outro caminho a sua terra.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Herodes mandou matar os meninos de Belém. O Herodes de hoje continua matando milhões de meninos. Morrem de fome, de enfermidades, de desnutrição, pelo aborto. Quem é Herodes, hoje?
• Mateus ajuda a superar a crise de fé e de identidade. Hoje, muitos vivem uma profunda crise de fé e de identidade. O evangelho, como pode ajudar a superar esta crise de fé?




ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 124,8)
• Desejo que a luz de Deus vá penetrando cada rincão em minha vida para reconhecer os pecados recorrentes que não posso vencer, e em confissão pedirei ao sacerdote que me aconselhe.






Nenhum comentário:

Postar um comentário