quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Lectio Divina - 03/01/13




QUINTA-FEIRA -03/01/2013


PRIMEIRA LEITURA: 1João 2,29-3,6

• Quando Israel olhava sua lei ou lembrava da aliança que havia estabelecido com Iahweh, fazia levando em consideração que Deus lhe exigia a santidade como mostra de sua comunhão com o Deus santo. Se chamados Deus de santo, é porque confessamos que em sua essência é Ele quem santifica todos os homens e de quem procede a consagração do mundo. O Antigo Testamento impunha ao fiel judeu aproximar-se de Deus com todas as disposições interiores e exteriores para poder participar de sua santidade. Em Jesus, Deus se aproxima do homem para santificá-lo, para consagrá-lo, para tomar posse, entretanto, dita santidade supõe uma similaridade com Ele; aproximar-nos de Jesus, é ir à fonte do amor e santidade e, portanto, devemos viver do mesmo modo que Ele viveu: em total docilidade, obediência e amor ao Pai. Mais ainda, quando nos aproximamos de Deus, já não o fazemos como um fiel ou como uma pessoa religiosa, mas sim, como filhos, posto que em Jesus os seres humanos foram transformados em filhos de Deus e, isto não é algo que nós falamos, mas, é algo que Jesus nos revelou: realmente somos filhos de Deus. E nosso Pai espera que nós vivamos como filhos seus e, para isso, nos colocou como modelo de seu próprio Filho, que não cometeu pecado porque obedeceu como Filho e serviu aos demais como irmãos. Nisso consiste o “não pecar”, viver como filhos do Pai e irmãos de nosso próximo. 




ORAÇÃO INICIAL 

• Senhor, que começastes de modo admirável a obra da redenção dos homens com o nascimento de teu Filho, concede-nos, te pedimos, uma fé tão sólida que, guiados pelo próprio Jesus Cristo, possamos alcançar os prêmios eternos que nos tem prometido. Por Nosso Senhor. Amém.




REFLEXÃO

João 1,29-34

• No evangelho de João história e simbolismo se mesclam. No texto de hoje, o simbolismo consiste, sobretudo, em evocações de texto conhecidos do Antigo Testamento que revelam algo a respeito da identidade de Jesus. Nestes poucos versos (Jo 1,29-34) existem as seguintes expressões com densidades simbólicas: (a)-Cordeiro de Deus; (b)-Tirar o pecado do mundo; (c)-Existia antes de mim; (d)-O descer do Espírito como pomba; (e)-Filho de Deus.
• CORDEIRO DE DEUS. Este título evocava a memória do êxodo. Na noite da Primeira Páscoa, o sangue do Cordeiro Pascal, com ele é que se marcavam as portas das casas, representava para as pessoas sinal de libertação (Ex 12,13-14). Para os primeiros cristãos Jesus é o novo Cordeiro Pascal que liberta seu povo (1Cor 5,7; 1Pd 1,19; Ap 5,6.9).
• TIRAR O PECADO DO MUNDO. Evoca a frase tão bonita da profecia de Jeremias: “Já não terão que ensinar-se mutuamente dizendo-se um ao outro: Conheçam a Yahvé. Pois todos me conhecerão, do grande ao mais humilde. Porque eu perdoarei sua culpa e não me lembrarei mais de seu pecado” (Jr 31,34).
• EXISTIA ANTES DE MIM. Evoca vários textos dos livros sapienciais, nos quais se falava da Sabedoria de Deus que existia antes de todas as demais criaturas e que estava junto a Deus como mestre de obras na criação do universo e que, por fim, foi morar no meio do povo de Deus (Pr 8,22-31).
• O DESCER DO ESPÍRITO COMO POMBA. Evoca a ação criadora na qual se diz que “o espírito de Deus pairava sobre as águas” (Gn 1,2). O texto de Gênesis 1,2 sugere a imagem de um pássaro que voa sobre um ninho. Imagem da nova criação em movimento sob a ação de Deus.
• FILHO DE DEUS: é o título que resume todos os demais. O melhor comentário deste título é a explicação do próprio Jesus: “As autoridades dos judeus responderam: Não te apedrejamos por algum bem que tenha feito, mas sim, porque sendo homem, insulta Deus, fazendo-se passar por Deus”. Jesus disse: “Não está escrito na Lei de vocês: Eu lhes digo: vocês são deuses? Chama-se, pois, deuses aos que recebem a palavra de Deus, e não se pode duvidar da Escritura. Então, se o Pai me consagrou e enviou-me ao mundo, não posso dizer que sou Filho de Deus sem insultar a Deus? Se Eu não cumpro as ordens do Pai, não me acreditam. Porém, se as cumpro, ainda que, não acreditem, creiam pelas obras que faço e saibam de uma vez que o Pai está em mim e eu estou no Pai”. (Jo 10,33-39)




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus ofereceu-se a si próprio, completamente, para toda a humanidade, e eu o que posso oferecer par ajudar meu próximo?
• Nós também temos recebido o Espírito Santo. Quão consciente sou de que sou templo do Espírito?



ORAÇÃO FINAL 

• (Salmo 98,1)

• Faça um projeto por meio do qual supere alguma atitude que te faça viver como inimigo de teus irmãos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário