segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Lectio Divina - 07/01/13





SEGUNDA-FEIRA -07/01/2013

PRIMEIRA LEITURA: 1João 3,22-4,6

• Se cumprirmos seus mandamentos e fizermos o que lhe agrada, disse o apóstolo, obteremos Dele tudo o que pedirmos. No início deste ano, no meio de uma tremenda crise global, estou certo de que todos nós temos elevado ao céu uma grande lista de pedidos, sobretudo, procurando a felicidade e estabilidade de nossas famílias, pedindo a paz e a segurança para todos os nossos, que todas as pessoas que amamos possam ter saúde e alegria. É, pois, muito importante hoje a citação de João, pois, nos diz que obteremos TUDO os pedirmos, porém, para isso é necessário que cumpramos seus mandamentos e que façamos o que lhe agrada. Estas duas condições são fundamentais, e é onde devemos colocar e centrar nossa atenção durante este ano. Jesus, a respeito disso dizia a seus ouvintes: “Não se preocupem pelo que vão comer ou com que vão se vestir, procurem mais o Reino dos céus e tudo o demais virá por acréscimo”. Não nos equivoquemos e estejamos fortes e preocupados pelo acréscimo, esforcemo-nos em esquadrinhar a Escritura, sobretudo, o Novo Testamento, e aplicar-nos seriamente em vivê-lo. No Salmo 127 o Senhor diz que “Ele dá de comer a seus amigos quando dormem”. Façamo-nos, pois, amigos de Deus e, Ele procurará para nós tudo o que necessitamos. Procuremos que este ano seja, diante de tudo, um ano no qual possamos aprofundar-nos na oração, que não permitamos que nossa agitada vida devore o espaço necessário para ter um momento de encontro profundo com Aquele que pode dar-nos a paz e a felicidade. Procuremos em toda nossa atividade diária agradar a Deus e Ele será a delícia de nosso coração.




ORAÇÃO INICIAL

•    Senhor pedimos-te que tua divina luz ilumine nossos corações, com ela avançaremos através das trevas do mundo até chegar à pátria, onde tu é eterna claridade. Por Nosso Senhor. Amém!




REFLEXÃO

Mateus 4,12-17.23-25


• Uma breve informação sobre o objetivo do Evangelho de Mateus. O evangelho de Mateus foi escrito na segunda metade do século primeiro, para encorajar as comunidades, frágeis e pequenas, dos judeus convertidos que viviam na região da Galiléia e da Síria. Sofriam perseguições e ameaças por parte dos irmãos judeus pelo fato de aceitar Jesus como Messias e acolher aos pagãos. Para fortalecê-las na fé, o evangelho de Mateus insiste em dizer que Jesus é realmente o Messias e que a salvação que Ele traz não é somente para os judeus, mas sim, para toda a humanidade. Logo, no começo de seu evangelho, na genealogia, Mateus já aponta à vocação universal de Jesus, já que como “Filho de Abraão” (Mt 1,1.17) ele será “fonte de benção para todas as nações” (Gn 12,3). Na visita dos magos, chegados do Oriente, sugere de novo que a salvação se dirige aos pagãos (Mt 2,1-12). No texto do evangelho de hoje, mostra como a luz que brilha na “Galiléia dos Gentios” brilha também fora das fronteiras de Israel, na Decápolis e mais além do Jordão (Mt 4,12-25). Mais adiante, no Sermão do Monte, Jesus dirá que a vocação da comunidade cristã é ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14) e pede amor para os inimigos (Mt 5,43-48). Jesus é o Servo de Deus que anuncia o direito às nações (Mt 12,18). Ajudado pela mulher cananéia, o próprio Jesus supera as fronteiras da raça (Mt 15,21-28). Supera também as leis de pureza que impediam a abertura do Evangelho para os pagãos (Mt 15,1-20). E no final quando Jesus envia seus discípulos a todas as Nações, fica ainda mais clara a universalidade da salvação (Mt 28,19-20). Mesmo assim, as comunidades são chamadas a abrir-se à todos, sem excluir ninguém, pois todos são chamados a viver como filhos e filhas de Deus.
• Hoje o evangelho descreve como se iniciou esta missão universal. Foi a notícia da prisão de João Batista que levou Jesus a começar sua pregação. João havia dito: “Arrependei-vos, porque o Reino de Deus está próximo” (Mt 3,2). Por isto foi encarcerado por Herodes. Quando Jesus soube que João estava preso, voltou a Galiléia anunciando a mesma mensagem: “Arrependei-vos porque o Reino de Deus está próximo” (Mt 4,17). Com outras palavras, desde o começo, a pregação do evangelho trazia riscos, porém, Jesus não se deixou intimidar. Deste modo, Mateus anima às comunidades que estavam correndo os mesmos riscos de perseguição. E cita o texto de Isaias: “O povo que jazia nas trevas viu uma grande Luz”. Como Jesus, as comunidades são chamadas a ser “Luz dos povos”.
• Jesus começa o anuncio da Boa Noticia andando por toda Galiléia. Não fica parado, esperando que as pessoas cheguem a ele. Ele mesmo vai as reuniões das pessoas, nas sinagogas, para anunciar sua mensagem. As pessoas levam-lhe enfermos, endemoninhados, e Jesus acolhe a todos e os cura. Este serviço aos enfermos forma parta da Boa Notícia e revela as pessoas a presença do Reino.
• Assim, a fama de Jesus se estende por toda a região, atravessa as fronteiras da Galiléia, penetra na Judéia, chega até Jerusalém, vai até além do Jordão e alcança a Síria e a Decápolis. Ali nestas regiões se encontravam as comunidades para quem Mateus estava escrevendo seu evangelho. Agora, sabem que apesar de todas as dificuldades, estão sendo essa luz que brilha nas trevas.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Será que irradia alguma luz de você para os demais?
• Hoje muitos se fecham na religião católica. Como viver hoje a universalidade da salvação?



ORAÇÃO FINAL

• (SALMO 2,7)
• Hoje consagrarei uma das áreas de minha vida, e direi a Jesus que tudo lhe pertence, e lhe pedirei que me ensine a honrá-lo com o modo no qual administro cada coisa que me tem encarregado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário