quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Lectio Divina - 31/01/13





QUINTA-FEIRA -31/01/2013


PRIMEIRA LEITURA: Hebreus 10,19-25


• Já desde o tempo da primeira comunidade, seguramente que alguns cristãos pensavam, como o fazem hoje em dia, que não é necessário o assistir a missa dominical, que basta acreditar em Cristo (hoje inclusive só dizem em Deus), por isso o autor da Carta convida com veemência a não deixar de assistir a assembléia dominical. Certamente é fundamental a crença em Cristo, todavia, é na assembléia dominical, na Missa, onde se dá o culto perfeito a Deus, e ao ouvir a Palavra e receber a Eucaristia se fortalece a fé, a esperança e a caridade. Além disso, é a oportunidade de conviver com os irmãos que acreditam como nós e que estão procurando viver o Evangelho, é a oportunidade para crescer no amor e na alegria fraterna. Não deixemos nossa Celebração Eucarística cada domingo, lembremos das palavras de Jesus: “Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna” (Jo 6,54).




ORAÇÃO INICIAL


• Deus todo poderoso e eterno: ajuda-nos a levar uma vida segundo tua vontade, para que possamos dar em abundância frutos de boas obras em nome de teu Filho predileto. Que vive e reina contigo. Amém!




REFLEXÃO

Marcos 4,21-25

•    A LÂMPADA QUE ILUMINA. Naquele tempo não havia energia elétrica. Imaginemos o que segue. A família está em casa. Começa a escurecer. O pai se levanta, acende uma lamparina e a coloca debaixo de uma caixa ou de uma cama. Que dirão os demais? Gritaram: “Pai! Coloque em cima da mesa!”. Esta é a história que Jesus conta. Não explica. Apenas diz: Quem tiver ouvido para ouvir, que ouça. A Palavra de Deus é a lâmpada que deve ser acesa na escuridão da noite. Se ficar apenas escrita na Bíblia, fechada, é como uma lâmpada colocada debaixo de uma caixa ou de uma cama. Quando se junta com a vida e é vivida em comunidade, então, está colocada em cima da mesa e ilumina!
• PRESTAR ATENÇÃO AOS PRECEITOS. Jesus pede aos discípulos que tomem consciência dos preceitos com que escutam o ensinamento que Ele oferece. Devem prestar atenção às idéias com que olham para Jesus. Se a cor dos olhos é verde, tudo parece verde. Se for azul, tudo parecerá azul. Se a idéia com a qual olhou Jesus está equivocada, tudo o que pensar sobre Jesus estará ameaçado de erro. Sem penso que o Messias, vai ser um rei glorioso, não vou entender nada do que Jesus ensina e vou entender tudo de maneira equivocada.
• PARÁBOLAS: uma nova maneira de ensinar e de falar sobre Deus. A forma que Jesus tinha de ensinar era, sobretudo, por meio de parábolas. Tinha uma capacidade muito grande de encontrar imagens bem simples para comparar as coisas de Deus com as coisas da vida que as pessoas conheciam e experimentavam em sua luta diária para a sobrevivência. Isto supõe duas coisas: estar dentro das coisas da vida, e estar dentro das coisas do Reino de Deus.
• O ENSINAMENTO DE JESUS ERA DIFERENTE DO ENSINAMENTO DOS ESCRIBAS. Era uma Boa Nova para os pobres, porque, Jesus revelava um novo rosto de Deus, no qual o povo se reconhecia e se alegrava: “Pai eu te louvo porque escondestes estas coisas dos sábios e entendidos e as revelastes aos pequenos. Sim, Pai, assim te pareceu melhor! (Mt 11,25-28)”.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Palavra de Deus, lâmpada que ilumina. Que lugar a Bíblia ocupa em minha vida? Que luz recebo dela?
• Qual é a imagem de Jesus que está em mim? Quem é Jesus para mim e quem sou eu para Jesus?



ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 34,9)
• Hoje farei os ajustes necessários para não faltar nenhum domingo a missa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário