quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Lectio Divina - 21/02/13






QUINTA-FEIRA -21/02/2013


PRIMEIRA LEITURA: Ester 4,17

• A Quaresma nos questiona sobre nosso crescimento e maturidade na fé. É que a maioria de nós diz que somos homens e mulheres de fé, todavia, só quando a crise cala fundo é que realmente podemos saber até onde nossa fé cresceu. Este texto nos mostra uma mulher cuja fé é de total confiança e abandono. É o relato de alguém que ouviu que o Deus de seus pais é um Deus poderoso que não abandona seu povo em situações difíceis. Agora é o momento de experimentá-lo, porém, para isso tem que cofiar cegamente que só Ele pode ajudar. Poderíamos dizer que a fé é como uma conta no banco, da qual poderemos depender no momento da necessidade. Por isso, ainda que, pareça que todos teus atos de piedade, tuas orações e sacrifícios, as horas diante do Santíssimo, a meditação diária da Escritura, etc., ficaram estéreis, lembre que só houve uma inversão que no momento da crise se transformará em graça e luz para tua vida, que te ajudaram a superar todos os obstáculos. Colocar-se nas mãos de Deus também é um exercício que requer prática e a Quaresma se apresenta como um espaço ideal para desenvolvê-lo.




ORAÇÃO INICIAL

• Posto que sem ti nada podemos, concede-nos, Senhor, luz para distinguir sempre o bem e coragem para colocá-lo em prática, a fim de que possamos viver segundo tua vontade. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Mateus 7,7-12

•    O evangelho de hoje cita uma parte do Sermão do Monte, a Nova Lei de Deus que nos foi revelada por Jesus. O Sermão do Monte tem a seguinte estrutura:
• A)-Mateus 5,1-16: A porta de entrada: as bem-aventuranças (Mt 5,1-10) e a missão dos discípulos: ser o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5,12-16).
• B)-Mateus 5,17 a 6,18: A nova relação com Deus: a nova justiça (Mt 5,17-48) que não procura méritos na prática da esmola, da oração e do jejum (Mt 6,1-18).
• C)-Mateus 6,19-34: A nova relação com os bens da terra: não acumular (Mt 6,19-21), não olhar o mundo com olhos sofredores (Mt 6,22-23), não servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24), não preocupar-se pela comida e a bebida (Mt 6,23-34).
• D)-Mateus 7,1-23: A nova relação com as pessoas: não ver o cisco no olho do irmão (Mt 7,1-5): não atirar pérolas aos porcos (Mt 7,6); o evangelho de hoje: não ter medo de pedir coisas à Deus (Mt 7,7-11); e a Regra de Ouro (Mt 7,12); escolher o caminho difícil e estreito (Mt 7,13-14), ter cuidado com os falsos profetas (Mt 7,15-20).
• E)-Mateus 7,21-29: Conclusão; não só falar, mas praticar (Mt 7,21-23); a comunidade construída sobre este fundamento ficará bem firme na tempestade (Mt 7,24-27). O resultado destas palavras é uma nova consciência diante dos escribas e dos doutores (Mt 7,28-29).
• Mateus 7,7-8: As três recomendações de Jesus. Três recomendações: pedir, procurar e chamar à porta: “Pedi e se vos dará, buscai e achareis, chamai e se os abrirá”. Em geral se pede algo à alguém. A resposta depende tanto da pessoa como da insistência do pedido. Procurar se faz orientando-se para um critério. Quanto melhor for o critério, tanto melhor será a certeza de encontrar o que se busca. Chamar à porta se faz com a esperança de que alguém esteja do outro lado da casa. Jesus complementa a recomendação, oferecendo a certeza da resposta: Porque todo aquele que pede recebe; o que procura, encontra; e o que chama, a porta se abrirá. Isto significa que quando pedimos a Deus, Ele atende nosso pedido. Quando buscamos a Deus, Ele se deixa encontrar (Is 55,6). Quando chamamos a porta da casa de Deus, Ele atenderá.
• Mateus 7,9-11: A pergunta de Jesus as pessoas: “Por acaso existe alguém entre vocês que o filho lhe pede pão e vocês lhes dão uma pedra; ou, se pede um peixe, lhes dão uma cobra?”. Falando aos pais e as mães de família, lhes pede que façam referencia à vida de cada dia. Nas entrelinhas, das perguntas se advinha a resposta das pessoas que gritam: “Não!”. Pois ninguém dá uma pedra ao filho que pede pão. Não existe um pai ou uma mãe que dê uma serpente ao filho ou a filha que lhe pede um peixe: “Se, pois, vós sendo maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que esta nós céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!”. Jesus nos chama de maus para acentuar a certeza de sermos atendidos por Deus quando lhe pedimos algo. Pois, se nós que não somos santos nem santas, sabemos dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai do céu. Esta comparação tem como objetivo tirar-nos as dúvidas a respeito do resultado da oração dirigida a Deus com confiança. Deus nos atenderá! Lucas acrescenta que Deus nos dará o Espírito Santo (Lc 11,13).
• Mateus 7,12: A Regra de Ouro. “Portanto, tudo quanto quiseres que vos façam os homens, faça-o também vocês a eles; porque esta é Lei e os Profetas”. Este é o resumo de todo o Antigo Testamento, da Lei e dos profetas. É o resumo de tudo o que Deus nos tem que dizer, o resumo de todo ensinamento de Jesus, mas também, de uma maneira ou de outra, em todas as religiões. Responde ao sentimento mais profundo e mais universal do ser humano.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Pedir, procurar, chamar à porta: como você ora e como conversa com Deus?
• Como você vive a Regra de Ouro?





ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 138,2-3)
• Hoje farei uma visita ao Santíssimo e dedicarei alguns momentos ao Senhor para adorá-lo por sua infinita grandeza e bondade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário