SEXTA-FEIRA -22/02/2013
PRIMEIRA LEITURA: 1Pedro 5,1-4
• Este texto é claramente dirigido aos pastores da Igreja (sacerdotes e os bispos), é perfeitamente aplicável a todos aqueles que têm a responsabilidade de dirigir uma comunidade: pais de família, empresários, supervisores, mestres, etc. Um dos grandes problemas pelo qual o mundo atravessa hoje é o materialismo e a busca do poder. É difícil encontrar hoje pessoas que façam as coisas pelo prazer de fazê-las bem. No geral está sempre no meio o fator econômico, que em muitas ocasiões não é outra coisa senão a ambição. Para muitos irmãos, as pessoas a seu redor não é outra coisa senão peças de xadrez ou objetos que são importantes na medida em que são úteis. Pedro nos convida hoje, não só à generosidade, mas sim, a trabalhar com alegria e pelo bem dos demais, pelo bem de nossa família, de nossa empresa, de nossa comunidade, e a lembrar que a verdadeira recompensa a receberemos de Deus.
ORAÇÃO INICIAL
• Concede-nos, Deus Todo Poderoso, que, purificados pela penitência quaresmal, cheguemos às festas da Páscoa limpos do pecado. Por Nosso Senhor...
REFLEXÃO
Mateus 16,13-19
• O evangelho de hoje fala de três pontos: a opinião das pessoas a respeito de Jesus (Mt 16,13-14), a opinião de Pedro a respeito de Jesus (Mt 16,15-16) e a resposta de Jesus a Pedro (Mt 16,17-19).
• Mateus 16,13-14: A opinião das pessoas a respeito de Jesus. Jesus faz uma pergunta a respeito da opinião das pessoas sobre Ele. As respostas são variadas: João Batista, Elias, Jeremias, um profeta. Ninguém acerta. Hoje também, é grande a variedade de opiniões das pessoas a respeito de Jesus.
• Mateus 16,15-16: A opinião de Pedro a respeito de Jesus. Em seguida, Jesus pede a opinião dos discípulos. Pedro se converte em porta-voz e diz: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!”. A resposta não é nova. Anteriormente, os discípulos haviam dito o mesmo (Mt 14,33). No evangelho de João, Marta faz a mesma profissão de fé (Jo 11,27). Significa que em Jesus se realizam as profecias do AT.
• Mateus 16,17-19: A resposta de Jesus a Pedro. A resposta tem várias partes: (a)-BEM-AVENTURADO TU PEDRO. Jesus proclama Pedro “Bem-Aventurado!”, porque recebeste uma revelação do Pai. Aqui também a resposta de Jesus não é nova. Anteriormente, Ele havia louvado o Pai por haver revelado o Filho aos pequenos e não aos sábios e inteligentes (Mt 11,25-27) e havia feito a mesma proclamação de felicidade aos discípulos porque estavam vendo e ouvindo as coisas que antes ninguém conhecia (Mt 13,16). (b)-PEDRO É PEDRA. Pedro deve ser pedra, isto é, deve ser fundamento firme para a Igreja para poder resistir contra as portas do inferno. Com estas palavras, de Jesus, Mateus anima as comunidades perseguidas da Síria e da Palestina. Apesar de serem frágeis e perseguidas, as comunidades têm um fundamento firme, garantido pela palavra de Jesus. A pedra, como fundamento da fé, evoca a palavra de Deus ao povo em exílio: “Ouçam-me, os que vão atrás da justiça, vocês, os que buscam o Senhor! Fixem-se na rocha que foram talhados, na pedra de que foram extraídos; fixem-se em seu pai Abrão e em Sara, que os deu a luz: quando ele era apenas um, Eu o chamei, O abençoei e o multipliquei” (Is 51,1-2). Indica um novo começo. (c)- PEDRO, PEDRA. Jesus da um nome a Simão e o chama Pedra (Pedro). Pedro é Pedra de duas formas: fundamento (Mt 16,18) e é pedra de tropeço (Mt 16,23). Em nossa igreja católica insistimos muito em Pedro/pedra-fundamental. Pedro, por um lado, era fraco na fé, dividido, tentou desviar Jesus, teve medo no horto, dormiu e fugiu, não entendia o que Jesus dizia. Por outro lado, era como os pequenos que Jesus proclamou bem-aventurados. Sendo um dos dois, torna-se o porta-voz deles. Mais tarde, depois da morte e da ressurreição de Jesus, sua figura cresceu e se tornou símbolo da Comunidade. Pedro é firme não por mérito próprio, mas sim, porque Jesus rezou por ele, para que sua fé não desfalecesse (Lc 22,31-34). (d)- IGREJA, ASSEMBLÉIA. A palavra Igreja, em grego Eklésia, aparece 105 vezes no NT, quase exclusivamente nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas. Nos evangelhos aparece três vezes, somente em Mateus. A palavra significa literalmente “convocada” ou “escolhida”. Indica “pessoas que se reúnem convocadas pela Palavra e vive a mensagem do Reino que Jesus trás”. A igreja ou a comunidade não é o Reino, e sim um instrumento e uma mostra do Reino. O Reino é maior. Na Igreja, na comunidade tem que aparecer aos olhos de todos, aquilo que acontece quando um grupo humano deixa que Jesus reine e seja o centro de suas vidas. (e)- AS CHAVES DO REINO. Pedro recebe as chaves do Reino. Este mesmo poder de atar e desatar é dado também as comunidades (Mt 18,18) e aos outros discípulos (Jo 20,23). Um dos pontos em que o evangelho de Mateus insiste mais é a reconciliação e o perdão. É uma das tarefas mais importantes dos coordenadores e coordenadoras das comunidades. Imitando Pedro, têm que atar e desatar, isto é, procurar que reinem na reconciliação, na aceitação mútua, na construção da fraternidade.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
• Quais são as opiniões que existem em nossa comunidade sobre Jesus? Estas diferenças na forma de viver e expressar a fé enriquece a comunidade, ou, prejudicam o caminho e a comunhão? Por quê?
• Quem é Jesus para mim? Quem sou eu para Jesus?
ORAÇÃO FINAL
• (SALMO 31,2)
• Hoje farei as coisas com um sorriso no rosto, quando “minhas ovelhas” se aproximarem e pedir-me algo ou procurando algo de mim, serei cortês, amável e disposto; além disso, demonstrarei minha generosidade fazendo não só o que me pedem, mas um pouco mais.
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