sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Lectio Divina - 22/02/13


SEXTA-FEIRA -22/02/2013


PRIMEIRA LEITURA: 1Pedro 5,1-4

• Este texto é claramente dirigido aos pastores da Igreja (sacerdotes e os bispos), é perfeitamente aplicável a todos aqueles que têm a responsabilidade de dirigir uma comunidade: pais de família, empresários, supervisores, mestres, etc. Um dos grandes problemas pelo qual o mundo atravessa hoje é o materialismo e a busca do poder. É difícil encontrar hoje pessoas que façam as coisas pelo prazer de fazê-las bem. No geral está sempre no meio o fator econômico, que em muitas ocasiões não é outra coisa senão a ambição. Para muitos irmãos, as pessoas a seu redor não é outra coisa senão peças de xadrez ou objetos que são importantes na medida em que são úteis. Pedro nos convida hoje, não só à generosidade, mas sim, a trabalhar com alegria e pelo bem dos demais, pelo bem de nossa família, de nossa empresa, de nossa comunidade, e a lembrar que a verdadeira recompensa a receberemos de Deus. 




ORAÇÃO INICIAL 

• Concede-nos, Deus Todo Poderoso, que, purificados pela penitência quaresmal, cheguemos às festas da Páscoa limpos do pecado. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Mateus 16,13-19

O evangelho de hoje fala de três pontos: a opinião das pessoas a respeito de Jesus (Mt 16,13-14), a opinião de Pedro a respeito de Jesus (Mt 16,15-16) e a resposta de Jesus a Pedro (Mt 16,17-19).
• Mateus 16,13-14: A opinião das pessoas a respeito de Jesus. Jesus faz uma pergunta a respeito da opinião das pessoas sobre Ele. As respostas são variadas: João Batista, Elias, Jeremias, um profeta. Ninguém acerta. Hoje também, é grande a variedade de opiniões das pessoas a respeito de Jesus.
• Mateus 16,15-16: A opinião de Pedro a respeito de Jesus. Em seguida, Jesus pede a opinião dos discípulos. Pedro se converte em porta-voz e diz: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!”. A resposta não é nova. Anteriormente, os discípulos haviam dito o mesmo (Mt 14,33). No evangelho de João, Marta faz a mesma profissão de fé (Jo 11,27). Significa que em Jesus se realizam as profecias do AT.
• Mateus 16,17-19: A resposta de Jesus a Pedro. A resposta tem várias partes: (a)-BEM-AVENTURADO TU PEDRO. Jesus proclama Pedro “Bem-Aventurado!”, porque recebeste uma revelação do Pai. Aqui também a resposta de Jesus não é nova. Anteriormente, Ele havia louvado o Pai por haver revelado o Filho aos pequenos e não aos sábios e inteligentes (Mt 11,25-27) e havia feito a mesma proclamação de felicidade aos discípulos porque estavam vendo e ouvindo as coisas que antes ninguém conhecia (Mt 13,16). (b)-PEDRO É PEDRA. Pedro deve ser pedra, isto é, deve ser fundamento firme para a Igreja para poder resistir contra as portas do inferno. Com estas palavras, de Jesus, Mateus anima as comunidades perseguidas da Síria e da Palestina. Apesar de serem frágeis e perseguidas, as comunidades têm um fundamento firme, garantido pela palavra de Jesus. A pedra, como fundamento da fé, evoca a palavra de Deus ao povo em exílio: “Ouçam-me, os que vão atrás da justiça, vocês, os que buscam o Senhor! Fixem-se na rocha que foram talhados, na pedra de que foram extraídos; fixem-se em seu pai Abrão e em Sara, que os deu a luz: quando ele era apenas um, Eu o chamei, O abençoei e o multipliquei” (Is 51,1-2). Indica um novo começo. (c)- PEDRO, PEDRA. Jesus da um nome a Simão e o chama Pedra (Pedro). Pedro é Pedra de duas formas: fundamento (Mt 16,18) e é pedra de tropeço (Mt 16,23). Em nossa igreja católica insistimos muito em Pedro/pedra-fundamental. Pedro, por um lado, era fraco na fé, dividido, tentou desviar Jesus, teve medo no horto, dormiu e fugiu, não entendia o que Jesus dizia. Por outro lado, era como os pequenos que Jesus proclamou bem-aventurados. Sendo um dos dois, torna-se o porta-voz deles. Mais tarde, depois da morte e da ressurreição de Jesus, sua figura cresceu e se tornou símbolo da Comunidade. Pedro é firme não por mérito próprio, mas sim, porque Jesus rezou por ele, para que sua fé não desfalecesse (Lc 22,31-34). (d)- IGREJA, ASSEMBLÉIA. A palavra Igreja, em grego Eklésia, aparece 105 vezes no NT, quase exclusivamente nos Atos dos Apóstolos e nas Cartas. Nos evangelhos aparece três vezes, somente em Mateus. A palavra significa literalmente “convocada” ou “escolhida”. Indica “pessoas que se reúnem convocadas pela Palavra e vive a mensagem do Reino que Jesus trás”. A igreja ou a comunidade não é o Reino, e sim um instrumento e uma mostra do Reino. O Reino é maior. Na Igreja, na comunidade tem que aparecer aos olhos de todos, aquilo que acontece quando um grupo humano deixa que Jesus reine e seja o centro de suas vidas. (e)- AS CHAVES DO REINO. Pedro recebe as chaves do Reino. Este mesmo poder de atar e desatar é dado também as comunidades (Mt 18,18) e aos outros discípulos (Jo 20,23). Um dos pontos em que o evangelho de Mateus insiste mais é a reconciliação e o perdão. É uma das tarefas mais importantes dos coordenadores e coordenadoras das comunidades. Imitando Pedro, têm que atar e desatar, isto é, procurar que reinem na reconciliação, na aceitação mútua, na construção da fraternidade.




PARA REFLEXÃO PESSOAL



Quais são as opiniões que existem em nossa comunidade sobre Jesus? Estas diferenças na forma de viver e expressar a fé enriquece a comunidade, ou, prejudicam o caminho e a comunhão? Por quê?
• Quem é Jesus para mim? Quem sou eu para Jesus? 





ORAÇÃO FINAL 


(SALMO 31,2)
• Hoje farei as coisas com um sorriso no rosto, quando “minhas ovelhas” se aproximarem e pedir-me algo ou procurando algo de mim, serei cortês, amável e disposto; além disso, demonstrarei minha generosidade fazendo não só o que me pedem, mas um pouco mais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário