sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Lectio Divina - 01/02/13





SEXTA-FEIRA -01/02/2013

PRIMEIRA LEITURA: Hebreus 10,32-39

• Hoje em dia, assistimos a uma perda progressiva do valor da FIDELIDADE. O consumismo e o materialismo no qual muitas vezes nos vemos envoltos nos fazem com facilidade mudar de marca, de utensílios, vai se criando em nós a necessidade da mudança e do utilitarismo, que se reduz a: já não me serve, ou muda ou não quero, o novo é melhor. Isto afeta todas as áreas da vida. Com grande tristeza, vemos como muitos de nossos jovens iniciam o matrimônio com estas idéias destrutivas. Em muitos deles não está o desejo de que seja para toda a vida, se as coisas não começam caminhar como eles pensavam, imediatamente surge a separação. Muitos deles não estão dispostos a lutar pelo que diziam amar. Nada neste mundo que esteja relacionado como o amor é fácil, pois, o egoísmo, promovido pelo demônio e seus aliados, o alimenta e procura continuamente destruir. Na vida de fé acontece o mesmo, muitos quiseram uma religião a sua maneira, que não apertasse e que não incomodasse, onde não existisse o compromisso e a perseguição. Nossa leitura nos convida a ser fiéis e a lutar pelo amor, por nossos valores, por nossa fé e não ser como “velas” movidas pelo vento do egoísmo e dos interesses do mundo. Coragem, nós somos homens e mulheres de fé, e a fé e o amor finalmente vencerão.




ORAÇÃO INICIAL

• Deus todo poderoso e eterno: ajuda-nos a levar uma vida segundo tua vontade, para que possamos dar em abundância frutos de boas obras em nome de teu Filho predileto. Que vive e reina contigo. Amém!




REFLEXÃO

Marcos 4,26-34

•    É bonito ver como Jesus busca na vida e nos acontecimentos elementos e imagens que possam ajudar a multidão a perceber e experimentar a presença do Reino. No evangelho de hoje Jesus, de novo, conta duas pequenas histórias que acontecem todos os dias na vida de todos nós: “A história da semente que cresce por si só” e “a história do grão de mostarda que cresce e se torna grande”.
• A HISTÓRIA DA SEMENTE QUE CRESCE POR SI SÓ. O agricultor que planta conhece o processo: semente, broto, folha, espiga, trigo. Não usa a foice antes do tempo. Sabe esperar. Porém, não sabe como a terra, a chuva, o sol e a semente têm esta força de fazer crescer uma planta desde o nada até a fruta. Assim é o Reino de Deus. Segue um processo, tem etapas e prazos, cresce. Vai acontecendo. Produz fruto em um tempo determinado. Porém, ninguém sabe explicar sua força misteriosa. Ninguém é dono. Só Deus!
• A HISTÓRIA DO GRÃO DE MOSTARDA QUE CRESCE E SE TORNA GRANDE. A semente de mostarda é pequena, porém, cresce e, no final, os pássaros fazem seu ninho entre suas ramas. Assim é o Reino. Começa bem pequeno, cresce e alarga seus ramos para que os pássaros façam seus ninhos. Começou com Jesus e uns poucos discípulos. Jesus, foi perseguido e caluniado, preso e crucificado. Porém, cresceu e seus ramos foram se estendendo. A parábola deixa uma pergunta no ar, pergunta que terá uma resposta mais adiante no evangelho. Quem são os passarinhos? E o texto sugere que se trata dos pagãos que poderão entrar na comunidade e participar no Reino.
• O MOTIVO QUE LEVAVA JESUS A ENSINAR POR MEIO DE PARÁBOLAS. Jesus contava muitas parábolas. E percebia tudo na vida das pessoas! Assim, ajudava as pessoas a descobrir as coisas de Deus na vida cotidiana. Voltava ao dia a dia transparente. Já que o extraordinário de Deus se esconde nas coisas ordinárias e comuns da vida de cada dia. As pessoas entendiam as coisas da vida. Nas parábolas recebia a chave para abri-la e encontrar os sinais de Deus.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Jesus não explica as parábolas. Conta as histórias e provoca em nós a imaginação e a reflexão para a solução. O que você descobriu nestas duas parábolas?
• O que na vida se torna transparente é o objetivo das parábolas. Ao longo dos anos, a sua vida se tornou transparente ou ocorreu o contrário?



ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 51,3-4)
• Hoje meditarei naquelas coisas em que sou muito consumista, naquelas coisas ou situações que estou tomando como descartável e que ainda podem funcionar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário