segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Lectio Divina - 04/02/13





SEGUNDA-FEIRA -04/02/2013


PRIMEIRA LEITURA: Hebreus 11,32-40


• Quando falamos da fé estamos falando não de um conceito, mas sim, de uma atitude diante da vida. Somente quando o homem é submetido à prova, é quando na realidade pode entender o que significa ter ou não fé. Ter fé, acreditar em Deus, é ir contra todas as evidências e é por isso que só quando todas as evidências são contrárias ao que Deus nos tem oferecido, é quando se entende com exatidão o que significa ter fé. Assim, por exemplo, quando alguém vê sofrer um irmão ou um filho, quando morre ou adoece gravemente uma criança, quando entramos em contato estreito com a dor e o sofrimento, é quando se coloca a prova nossa fé, pois, não é fácil acreditar que atrás de todas estas “desgraças” está um projeto de amor e que o Deu revelado por Cristo, é verdadeiramente um Pai amoroso o qual não gosta de ver sofrer seus filhos. Isto é a fé. Finalmente, é ter a segurança de que Deus, que é amor, está trabalhando com amor e misericórdia no meio de nossas crises. Só a partir desta perspectiva podemos entender a fé de Abraão e de Maria. No meio de um mundo rodeado de dor, de guerras, de violência e enfermidade, hoje mais que nunca devemos fortalecer a fé no Deus de amor, de paz e de fraternidade.




ORAÇÃO INICIAL

• Senhor concede-nos amar-te com todo o coração e que nosso amor se estenda, também, a todos os homens. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Marcos 5,1-20

• No evangelho de hoje, vamos meditar um longo texto sobre a expulsão de um demônio que se chamava “Legião” e que oprimia e maltratava uma pessoa. Hoje, existe muita gente que se serve destes textos do evangelho sobre a expulsão dos demônios, para colocar medo nas outras pessoas. É uma lástima! Marcos faz o contrário. Como veremos, Marcos associa a ação do poder do mal a quatro coisas: (a)-ao CEMITÉRIO, ou lugar dos mortos. A morte que mata a vida! (b)-ao PORCO, que era considerado um animal impuro. A impureza que separa de Deus! (c)-ao MAR, que era visto como símbolo do caos antes da criação. E o caos que destrói a natureza. (d)-A palavra LEGIÃO, nome dos exércitos do império romano. O império que oprime e explora as pessoas. E agora Jesus vence o poder do mal nestes quatro pontos. A vitória de Jesus tem um enorme alcance para as comunidades dos anos setenta, época em que Marcos escreve seu evangelho. As comunidades viviam perseguidas pelas “legiões” romanas, cuja ideologia manipulava as crenças populares relativas aos demônios para colocar medo nas pessoas e conseguir sua submissão!
• O PODER DO MAL OPRIME, MALTRATA E ALIENA AS PESSOAS. Os versos iniciais descrevem a situação das pessoas antes da chegada de Jesus. Marcos descreve o comportamento do endemoninhado, e associa o poder do mal ao cemitério e a morte. É o poder sem rumo, ameaçador, descontrolado e destruidor, que dá medo à todos. Priva a pessoa de consciência, de auto-controle e de autonomia.
• DIANTE DA SIMPLES PRESENÇA DE JESUS O PODER DO MAL SE DESMORONA E SE DESINTEGRA. Na maneira de descrever o primeiro contanto entre Jesus e o homem possuído, Marcos acentua a desproporção total! O poder, que antes parecia tão forte, se derrete e se cai diante de Jesus. O homem cai de joelhos, pede que não seja expulso da região e entrega até seu nome “Legião”. Através deste nome, Marcos associa o poder do mal ao poder político e militar do império romano que dominava o mundo através de suas Legiões.
• O PODER DO MAL É IMPURO E NÃO TEM AUTONOMIA NEM CONSISTÊNCIA. O demônio não tem poder sobre seus próprios movimentos. Só consegue ir dentro dos porcos com a permissão de Jesus. Uma vez dentro dos porcos, estes se precipitam ao mar. Eram 2.000 porcos! Segundo a opinião das pessoas, o porco era símbolo de impureza que impedia o ser humano relacionar-se com Deus e sentir-se acolhido por Ele. O mar era símbolo do caos que existia antes da criação e que, segundo a crença da época, ameaçava a vida. Este episódio dos porcos se precipitarem ao mar é estranho e difícil de entender. Porém, a mensagem é muito clara: diante de Jesus, o poder do mal não tem autonomia nem consistência. Quem acredita em Jesus já venceu o poder do mal e não precisa ter medo!
• A REAÇÃO DAS PESSOAS DO LUGAR. Alertada pelos donos dos porcos que se ocupavam dos mesmos, as pessoas do lugar correram e viram o homem livre do poder do mal “em perfeito juízo”. Porém, entraram nos porcos! Por isto pedem a Jesus que se afaste. Para eles, os porcos são mais importantes que o ser humano que acabava de recobrar seu perfeito juízo. Hoje ocorre o mesmo: o sistema neoliberal se interessa muito pouco pelas pessoas. O que importa é o lucro!
• ANUNCIAR A BOA NOVA É ANUNCIAR “O QUE O SENHOR TEM FEITO PARA TI!”. O homem libertado quer “seguir Jesus”, mas, Jesus lhe diz: “Vai para tua casa, junto dos teus, e conta-lhes o que o Senhor fez para ti e que teve compaixão de ti”. Esta frase de Jesus, Marcos a dirige às comunidades e a todos nós. Para a maioria de nós “seguir Jesus” significa: “Vá para tua casa e anuncia aos teus o que o Senhor te fez!”.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

•    Qual é o ponto deste texto que mais gostou ou que mais te chamou a atenção. Por quê?
• O homem curado quer seguir Jesus. Porém, tem que ficar em casa e contar a todo mundo o que Jesus lhe fez. Você conta aos demais o que o Senhor fez e faz por ti?



ORAÇÃO FINAL

•    (SALMO 31,20)
• Hoje, ainda que tudo parecer ir contra mim, terei confiança de que Deus nunca me abandona, e assim farei saber àqueles que comigo encontrar, ou, mostrarem dúvidas e temores, que Deus sempre está a meu lado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário