quarta-feira, 8 de maio de 2013

Lectio Divina - 08/05/13


QUARTA-FEIRA -08/05/2013


PRIMEIRA LEITURA: Atos 17,15-16.22-18,1

• Os atenienses, talvez como a maioria dos homens, eram pessoas muito religiosas, as quais acreditavam fervorosamente em Deus. Hoje em dia muitos homens vão perdendo seu interesse por Deus, pelas coisas divinas e transcendentes. O materialismo que vivemos está levando o homem a uma imanência tal que se perde de vista o sobrenatural e, com isso Deus e nosso destino final. Por outro lado, nós encontramos, inclusive dentro de nossa própria igreja, irmãos que ainda acreditando em Deus, vivem com uma imagem equivocada Dele. Paulo no Aerópago anuncia-lhes a autêntica visão de Deus, do Deus amoroso que em sua misericórdia ressuscitou seu Filho e o constituiu Senhor, para que todos os que acreditam Nele tenham vida e a tenham em abundância. Não deixes que o materialismo te faça perder o sentido do espiritual, e se conheces alguém que não tem uma idéia clara de Deus Amor, fala-lhe de sua misericórdia e de como com quanto amor o está procurando.




ORAÇÃO INICIAL 

• Ouça Senhor, nossa oração e concede-nos que assim como celebramos na fé a gloriosa ressurreição de Jesus Cristo, assim também, quando Ele voltar com seus santos, possamos alegrar-nos com sua vitória. Por Nosso Senhor...


REFLEXÃO

João 16,12-15

• Nestas semanas do tempo pascal, os evangelhos diários são tirados, quase todos, dos capítulos de 12 a 17 de João. Isto revela algo a respeito da origem e do destino destes capítulos. Refletem não só o que acontece antes da paixão e da morte de Jesus, mas também e, sobretudo, a vivência da fé das primeiras comunidades depois da ressurreição. Refletem a fé pascal que as animava.
• João 16,12: Muito tenho, ainda, que dizer-lhes. O evangelho de hoje começa com esta frase: “Muito tenho ainda que dizer-lhes, porém agora não podeis suportar”. Nestas palavras de Jesus afloram duas coisas: o ambiente de despedida que marcava a última ceia, e a preocupação de Jesus, o irmão maior, com seus irmãos mais jovens que em breve ficariam sem sua presença. Restava muito pouco tempo. Em breve, Jesus seria detido. A obra iniciada estava ainda incompleta. Os discípulos apenas estavam no começo do aprendizado. Três anos é muito pouco para mudar de vida e começar a viver a partir da outra imagem de Deus. A formação deles não havia terminado. Faltava muito, e Jesus tinha ainda muitas coisas que ensinar e transmitir. Mas, ele conhece seus discípulos. Eles não são dos mais inteligentes. Não suportariam conhecer já todas as implicações e conseqüências do discipulado. Ficariam desanimados, não seriam capazes de suportar.
• João 16,13-15: O Espírito Santo dará sua ajuda. “Quando ele vier, o Espírito da verdade os guiará até a verdade completa; pois não falará por si mesmo, mas falará o que ouviu, e os explicará o que há de vir. Ele me dará glória, porque receberá de mim e explicará à vós”. Esta afirmação reflete a experiência das primeiras comunidades. Na medida em iam imitando Jesus, procurando interpretar e aplicar sua Palavra em diversas circunstâncias de suas vidas, experimentavam a presença e a luz do Espírito. E isto acontece hoje nas comunidades que procuram encarnar a palavra de Jesus em suas vidas. A raiz desta experiência são as palavras de Jesus: “Tudo o que tem o Pai é meu, também. Por isso, tenho dito que receberá de mim e lhes explicará tudo”. 
• A ação do Espírito Santo no Evangelho de João. João usa muitas imagens e símbolos para significar a ação do Espírito. Como na criação (Gn 1,1), assim o Espírito descendo sobre Jesus “como uma pomba vinda do céu” (Jo 1,32). É o começo de uma nova criação! Jesus fala as palavras de Deus e nos comunica o Espírito sem medida (Jo 3,34). Suas palavras são Espírito e Vida (Jo 6,63). Quando Jesus se despediu, disse que ia enviar outro consolador, outro defensor, para que ficasse conosco. É o Espírito Santo (Jo 14,16-17). Através da sua paixão, morte e ressurreição, Jesus conquistou o dom do Espírito para nós, através do batismo, todos nós recebemos este mesmo Espírito de Jesus (Jo 1,33). Quando apareceu aos apóstolos, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo!” (Jo 20,22). O Espírito é como água que brota de dentro das pessoas que acreditam em Jesus (Jo 7,37-39;4,14). O primeiro efeito da ação do Espírito em nós é a reconciliação: “A quem vós perdoai os pecados serão perdoados; e a quem não libertares de seus pecados, ficarão atados” (Jo 20,23). O Espírito que Jesus nos comunica tem ação múltipla: consola e defende (Jo 14,16), comunica a verdade (Jo 14,14;16,13); faz lembrar o que Jesus ensinou (Jo 14,26); dará testemunho de Jesus (Jo 15,26); manifesta a glória de Jesus ((Jo 16,14); desmascara o mundo (Jo 16,8). O Espírito nos é dado para que possamos entender o significado pleno das palavras de Jesus (Jo 14,26;16,12-13). Animados pelo Espírito de Jesus podemos adorar a Deus em qualquer lugar (Jo 4,23-24). Aqui se realiza a liberdade de Espírito da qual fala Paulo: “Onde existe o Espírito do Senhor, ali existe liberdade” (2Cor 3,17).





PARA REFLEXÃO PESSOAL

Como vivo minha adesão a Jesus: só ou em comunidade?
• Minha participação na comunidade levou-me alguma vez a experimentar a luz e a força do Espírito Santo?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 148,13-14)
• Como sinal de entrega e confiança na Providencia de Deus, neste dia me despojarei de algo que tenha e use, e darei a alguém que necessite.





Nenhum comentário:

Postar um comentário