sexta-feira, 17 de maio de 2013

Lectio Divina - 17/05/13


SEXTA-FEIRA -17/05/2013


PRIMEIRA LEITURA: Atos 25,13-21

• Paulo pediu para ver “César”, isto é, pediu para ver o maior governante para expor-lhe a fé em Cristo, como o próprio Senhor lhe pediu. É muito importante que nossos governantes não só conheçam Jesus, mas que procurem viver de acordo com seu evangelho. Não faz muito tempo foi aprovado no México o aborto, coisa que em um país cujo censo revela que 96% da população é “cristã” não deveria ter existido nem sequer como iniciativa de lei. Se isto acontece é porque muitos dos governantes (não só no México, mas na maioria dos paises) não foram profundamente evangelizados. Certamente não é fácil chegar a essas cúpulas, porém, é dever nosso procurar os meios (ainda que seja com nossa oração diária), para que o Evangelho toque seus corações e assim evitar todas as injustiças e desordens morais que vêm por falta de conversão de muitos daqueles que dirigem nossa sociedade. Tornemos público o Evangelho, busquemos os meios para que todos, sobretudo, os que estão em nossa esfera social, conheçam e amem Jesus. 






ORAÇÃO INICIAL 

• Oh Deus, que pela glorificação de Jesus Cristo e a vinda do Espírito Santo nos abriu as portas de teu reino, faz que a recepção de dons tão grandes nos leve a dedicar-nos com maior empenho a teu serviço e a viver com maior plenitude as riquezas de nossa fé. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

João 21,15-19

• Estamos nos últimos dias de Pentecostes. Durante a Quaresma, a seleção dos evangelhos do dia continua a antiga tradição da Igreja. Entre a Páscoa e Pentecostes, a preferência é para o evangelho de João. Assim, nestes últimos dois dias antes de Pentecostes, os evangelhos diários apresentam os últimos versículos do evangelho de João. Logo retomamos o Tempo Comum, e voltaremos ao evangelho de Marcos. Nas semanas do Tempo Comum, a liturgia diária faz a leitura continua do evangelho de Marcos, de Mateus e de Lucas.
• Os evangelhos de hoje e de amanhã apresentam o último encontro de Jesus com seus discípulos. Foi um reencontro de celebração, marcado pela ternura e pelo carinho. No final, Jesus chama Pedro e lhe pergunta três vezes: “Me amas?”. Somente depois de haver recebido, por três vezes, a mesma resposta afirmativa, Jesus dá a Pedro a missão de cuidar das ovelhas. Para que possamos trabalhar na comunidade Jesus não pergunta se sabemos muitas coisas. O que pede é que tenhamos muito amor!
• João 21,15-17: O amor no centro da missão. Depois de uma noite de pesca no lago sem pegar nenhum peixe, ao chegar as margens da praia, os discípulos descobrem que Jesus havia preparado um comida com pão e pescado assado sobre as brasas. Terminada a comida, Jesus chama Pedro e lhe pergunta três vezes: “Me amas?”. Três vezes, porque foi por três vezes que Pedro negou Jesus (Jo 18,17.25-27). Depois de três respostas afirmativas, Pedro também se volta para o “Discípulo Amado” e recebe a ordem de cuidar das ovelhas. Jesus não pergunta a Pedro se havia estudado exegese, teologia, moral ou direito canônico. Só lhe pergunta: “Me amas?”. O amor em primeiro lugar. Para as comunidades do Discípulo Amado a força que as sustenta e que as mantém unidas não é a doutrina, mas sim o amor.
• João 21,18-19: A previsão da morte. Jesus disse a Pedro: Em verdade, em verdade te digo: quando era jovem, tu mesmo te cingias, e ias onde querias, porém quando ficar velho estenderá tuas mãos e outro te cingirá e te levará aonde você não quer ir. Ao longo da vida, Pedro e todos nós vamos envelhecendo. A prática do amor irá se estabelecendo na vida e a pessoa deixa de ser dona de si mesma. O serviço de amor aos irmãos e irmãs nos ocupará do todo e nos conduzirá. Outro te cingirá e te levará aonde não quer ir. Este é o sentido do seguimento. O evangelista comenta: “Com isto indicava a classe de morte com que Pedro ia glorificar a Deus”. E Jesus acrescentou: “segue-me!”.
• O amor em João – Pedro, me amas? – O Discípulo Amado. A palavra amor é uma das palavras que mais usamos, hoje em dia. Por isto mesmo, é uma palavra muito desgastada. Mas, é com esta palavra que as comunidades do Discípulo Amado manifestavam sua identidade e seu projeto. Amar é antes de tudo uma experiência profunda de relação entre pessoas, onde existe uma mescla de sentimentos e valores com alegria, tristeza, sofrimento, crescimento, renuncia, entrega, realização, doação, compromisso, vida, morte, etc. Esse conjunto na Bíblia se resume em uma única palavra em língua hebraica. Esta palavra é “Hesed”. É uma palavra de difícil tradução para nossa língua. Em nossas Bíblias geralmente se traduz por caridade, misericórdia, fidelidade ou amor. As comunidades do Discípulo Amado procuram viver esta prática de amor em toda sua radicalidade. Jesus a revela aos seus em seus encontros com as pessoas, com sentimentos de amizade e de ternura, como por exemplo, em sua relação com a família de Marta em Betânia: “Jesus amava Marta a sua irmã e a Lázaro”. Chora diante da tumba de Lázaro (Jo 11,5.33-36). Jesus sempre encarnou sua missão como uma manifestação de amor: “Havendo amado aos seus os amou até o fim” (Jo 13,1). Neste amor Jesus manifesta sua profunda identidade com o Pai. Para as comunidades não havia outro mandamento se não este: “Agir com agia Jesus” (1Jo 2,6). Isto envolve “amar aos irmãos”(1Jo 2,7-11; 3,11-24; 2Jo 4-6). Sendo um mandamento tão central na vida da comunidade, os escritos joaninos definem assim o amor: “Nisto conhecemos o Amor: quem o deu sua vida por nós. Nós também devemos dar nossa vida pelos irmãos e irmãs”. Por isto não devemos “amar só de palavra, mas sim, dar a vida pelos nossos irmãos” (1Jo 3,16-17). Quem vive o amor o manifesta em suas palavras e atitudes e se torna também Discípula Amada, Discípulo Amado.





PARA REFLEXÃO PESSOAL

Olhe dentro de ti e de qual é o motivo mais profundo que te leva a trabalhar em comunidade. É o amor ou as idéias te preocupam?
• A partir das relações que temos entre nós, com Deus e com a natureza, que tipo de comunidade nós estamos construindo?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 103,1-2)
• Hoje procurarei nas notícias cinco situações importantes em meu pais e entidades e farei uma oração especifica por cada uma delas, além disso, verei se existe algo que eu possa colaborar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário