quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Lectio Divina - 28/08/13


QUARTA-FEIRA -28/08/2013


PRIMEIRA LEITURA: 1Tesalonicenses 2,9-13


• Paulo, consciente da responsabilidade que Deus lhe confiou como mensageiro do Evangelho, sabe que sua missão não termina com o primeiro anuncio, mas sim que a vida cristã, para que chegue a desenvolver-se, necessita como as plantas, de contínuo cuidado. Sabe quando agir com suavidade e quando com dureza, porém, sempre com amor, para que a mensagem do Evangelho não fique em uma bonita idéia, mas sim, que passe à vida de cada um dos cristãos. Todos os batizados, cada um segundo sua vocação e estado de vida particular, temos recebido do Senhor o encargo de ajudar para que o Evangelho se converta e um verdadeiro estilo de vida em nossa sociedade, de tal modo que todos nós vivamos “de uma maneira digna de Deus”. Por isso, seguindo o exemplo de Paulo, devemos exortar nossos irmãos, sempre com caridade, a perseverar no amor e na fé. O silêncio dos cristãos não é outra coisa que indiferença e apatia, falta de compromisso com Cristo e sua missão. Sejamos, pois, solidários uns com os outros em nosso caminho para a santidade.



ORAÇÃO INICIAL 


• Oh Deus, que unes os corações de teus fiéis em um mesmo desejo, inspira teu povo o amor a teus preceitos e a esperança em tuas promessas, para que, no meio das vicissitudes do mundo, nossos corações estejam firmes na verdadeira alegria. Por Nosso Senhor...





REFLEXÃO

Mateus 23,27-32


• Estes dois “ais” que Jesus pronuncia contra os doutores da lei e os fariseus de seu tempo retomam e reforçam o mesmo tema dos dois “ais” do evangelho de ontem. Jesus critica a falta de coerência entre palavra e prática, entre interior e exterior. 
• Mateus 23,27-28: O sétimo “ai” contra os que parecem sepulcros caiados. “Vocês por fora parecem justos diante dos homens, mas, por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade”. A imagem de “sepulcros caiados” fala por si só e não necessita comentário. Jesus condena aos que têm uma aparência fictícia de pessoa correta, porém, cujo interior é a negação total daquilo que querem aparecer por fora. 
• Mateus 23,29-32: O oitavo “ai” contra os que edificam os sepulcros dos profetas, mas, não os imitam. Os doutores e os fariseus diziam: “Se nós tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos tido parte com eles no sangue dos profetas!”. E Jesus conclui: pessoas que falam assim “confessam que são filhos dos que mataram os profetas”, pois eles dizem “nossos pais”. E Jesus termina dizendo: “Pois bem: completai, pois, a medida de vossos vais!”. De fato, a essa altura dos acontecimentos, eles já haviam decidido matar Jesus. E assim acabavam de completar a medida dos pais.





PARA REFLEXÃO PESSOAL


Mais dois “ais” para receber a critica por parte de Jesus. Qual dos dois cabe em mim?
• Qual é a imagem de mim mesmo que trato de apresentar aos outros? Corresponde ao que sou de fato diante de Deus?



ORAÇÃO FINAL 


• (SALMO 128,1-2)
• Hoje vou falar para cinco pessoas do maravilhoso que é sentir-se amado por Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário