sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Lectio Divina - 30/08/13


SEXTA-FEIRA -30/08/2013


PRIMEIRA LEITURA: 1Tesalonicenses 4,1-8


• O convite de São Paulo não pode ser mais objetivo e claro: o que Deus quer é que sejamos santos. Se bem que esta passagem propõe à comunidade de tessalônica algumas idéias e áreas nas quais é preciso trabalhar continuamente como, por exemplo, a castidade, o controle de si mesmo, o trato aos demais e a caridade, lembremos que o ser “santo” não é outra coisa senão viver de acordo com o Evangelho. É certo que não é fácil, sobretudo, em algumas áreas de nossa vida, todavia, contamos com ajuda do Espírito que, agindo a partir de dentro, vai curando e fortalecendo nossa vontade para que a vida de Deus se torne uma realidade em nós. Se o apóstolo insiste na área da pureza sexual e da relação entre esposos é porque é uma área que continuamente se vê ameaçada pelo pecado (mais ainda em nossos dias). Procure agradar a Deus com toda tua vida, Ele te dará a graça e a força para viver longe do pecado e assim levar uma vida de paz e alegria interior.






ORAÇÃO INICIAL 


• Vem Senhor em ajuda a teus filhos, derrama tua bondade inesgotável sobre os que te suplicam, e renova e protege a obra de tuas mãos em favor dos que te louvam como criador e como guia. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Mateus 25,1-13

• Mateus 25,1. O INICIO: “ENTÃO”. A parábola começa com esta palavra: “Então”. Trata-se da vinda do Filho do Homem (cf. Mt 24,37). Ninguém sabe quando vai acontecer este dia, “nem os anjos, nem o próprio Filho, mas somente o Pai” (Mt 24,36). Não importa que os adivinhos queiram fazer cálculos. O Filho do Homem virá de surpresa, quando a gente menos esperar (Mt 24,44). Pode ser hoje, pode ser amanhã. Por isto, o recado final da parábola das dez virgens é “Vigiai!”. As dez moças devem estar preparadas para qualquer eventualidade. 
• Mateus 25.1-4: AS DEZ VIRGENS PREPARADAS PARA AGUARDAR O NOIVO. A parábola começa assim: ”O Reino do Céu é como dez virgens que prepararam suas lâmpadas e saíram ao encontro do noivo”. Trata-se das moças que deviam acompanhar o noivo para a festa de boda. Para isto, elas deviam levar consigo as lâmpadas, seja para iluminar o caminho, seja para iluminar a festa. Cinco delas eram prudentes e cinco eram imprudentes. Esta diferença aparece com clareza na maneira em que se preparam para a função que receberam. Junto com as lâmpadas acesas, as previdentes levaram também consigo uma vasilha de azeite de reserva. Prepararam-se para qualquer eventualidade. As virgens imprudentes levaram somente as lâmpadas, sem pensar em levar um pouco de azeite de reserva.
• Mateus 25,5-7: O ATRASO NÃO PREVISTO DA CHEGADA DO NOIVO. O noivo atrasou-se. Não havia uma hora determinada para a sua chegada. Na espera, o sono se apodera das moças, todavia, as lâmpadas continuaram gastando azeite e vão se apagando pouco a pouco. De repente, no meio da noite, se ouve um grito: “O noivo já está aqui! Saiam em seu encontro!”. Todas elas despertam e começam a preparar as lâmpadas que já estavam quase no final. Deviam colocar o azeite de reserva para evitar que as lâmpadas se apagassem.
• Mateus 25,8-9: AS DIVERSAS REAÇÕES DIANTE DA CHEGADA ATRASADA DO NOIVO. Somente agora as moças imprudentes se dão conta de que esqueceram de levar consigo o azeite de reserva. Foram pedir azeite as moças prudentes: “Dá-nos de vosso azeite, que nossas lâmpadas estão se apagando!”. As jovens prudentes não puderam atender este pedido, pois, naquele momento o que importava não era que elas compartilhassem seu azeite com as outras, mas sim, que estivessem prontas para acompanhar o noivo até o lugar da festa. Por isto, aconselha: “é melhor que vocês saiam para comprar o azeite!”.
• Mateus 25,10-12: O DESTINO DAS VIRGENS PRUDENTES DAS IMPRUDENTES. As jovens imprudentes aceitam o conselho das outras jovens e saem para comprar o azeite. Durante esta breve ausência da compra, o noivo chega e, as jovens prudentes podem acompanhá-lo à festa de bodas. E a porta se fecha atrás delas. Quando as outras chegam, chamam à porta e pedem: “Senhor, Senhor, abra a porta para nós!”. E recebem a resposta: “Em verdade vos digo que não as conheço!”.
• Mateus 25,13: A RECOMENDAÇÃO FINAL DE JESUS PARA TODOS NÓS. A história desta parábola é muito simples e a lição é evidente: “Vigiai, pois, não sabeis, nem o dia, nem a hora”. Moral da história: não sejas superficial, olhe mais além do momento presente, trate de descobrir o chamado de Deus até nas mínimas coisas da vida, até no azeite que falta para a lâmpada. 





PARA REFLEXÃO PESSOAL

Já te ocorreu de pensar no azeite de reserva para tua lâmpada?


ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 34,2-3)
• Hoje farei uma revisão em meus pensamentos e aqueles que forem impuros os apresentarei ao Senhor, e lhe pedirei que me ajude a deixá-los, além disso, planejarei como tirá-los de minha mente. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário