terça-feira, 1 de outubro de 2013

Lectio Divina - 01/10/13



TERÇA-FEIRA -01/10/2013


PRIMEIRA LEITURA: Zacarias 8,20-23

Ao revisar esta profecia e aplicá-la a nosso contexto cristão, poderíamos dizer que se cumpre em nossa vida e em nossa pessoa? Nós somos aqueles que conduzem aos demais para Cristo; para o conhecimento da verdade em Jesus? Nossa vida é tal, que transparece Jesus de maneira que os demais se dão conta de que efetivamente Deus está conosco? Não devemos jamais esquecer que o melhor meio para que os demais conheçam e amem Deus somos nós, já que uma vida que reflete Deus, que está cheia de paz e de alegria do Espírito Santo, é, tem sido e será o melhor convite para que os que nos rodeiam procurem também ter isso que nós refletimos. É que quando a pessoa nos vê passar por situações difíceis nas quais não se perde a paz, quando em nossas famílias se vive a harmonia e a alegria, quando no meio de nossa dor se reflete a esperança, a pessoa pode perguntar: “como eu posso ter isso que você tem, pois, como você, eu também quero ser feliz”?. Deus prometeu que um dia seremos só um rebanho e um só pastor… mas, para isso Ele necessita de teu testemunho. Reflita Jesus em sua vida. 

ORAÇÃO INICIAL 

Oh Deus que manifestas especialmente teu poder com o perdão e a misericórdia; derrama incessantemente sobre nós tua graça, para que, desejando o que nos promete, consigamos os bens do céu. Por Nosso Senhor...

REFLEXÃO

Lucas 9,51-56

O evangelho de hoje conta como Jesus decide ir para Jerusalém. Descreve também as primeiras dificuldades que encontra ao longo do caminho. Trás o começo da longa e dura caminhada desde a periferia para a capital. Jesus deixa a Galiléia e segue para Jerusalém. Nem todos compreendem. Muitos o abandonam, pois, as exigências são grandes. Hoje acontece o mesmo. Ao longo do caminho de nossas comunidades, também existe incompreensão e abandono.

“JESUS DECIDE IR PARA JERUSALÉM”. Esta decisão vai marcar a longa e dura caminhada de Jesus desde a Galiléia até Jerusalém, da periferia até a capital. Esta caminhada ocupa mais de uma terça parte de todo o evangelho de Lucas (Lc 9,51 até o 19,28). Sinal de que a caminhada até Jerusalém tem uma importância muito grande na vida de Jesus. A longa caminhada simboliza, ao mesmo tempo, o caminho que as comunidades estavam fazendo. Procuravam de realizar o difícil passo do mundo judeu para o mundo da cultura grega. Simbolizava também a tensão entre o Novo que continuava avançando e o Antigo que se encerrava cada vez mais. E simboliza, além disso, a conversão que cada um de nós tem que fazer, procurando seguir Jesus. Durante o caminho, os discípulos e as discípulas procuram seguir Jesus, sem voltar atrás. Nem sempre conseguem. Jesus dedica muito tempo na instrução dos que o seguem de perto. Um exemplo concreto desta instrução temos no evangelho de hoje. Logo, no começo do caminho, Jesus sai da Galiléia e leva seus discípulos para dentro do território dos samaritanos. Procura formá-los para que possam entender a abertura para o Novo, para o “outro”, o diferente. 

Lucas 9,51: JESUS DECIDE IR PARA JERUSALÉM. O texto grego diz literalmente: “Quando se completaram os dias de sua assunção (arrebatamento), Jesus voltou seu rosto para Jerusalém”. A expressão “assunção ou arrebato” evoca o profeta Elias que foi arrebatado ao céu (2Re 2,9-11). A expressão “voltar o rosto” evoca o Servo de Yahvé que dizia: “fiz do meu rosto uma pedreira e tenho a certeza de que não ficarei confundido” (Is 50,7). Evoca também a ordem que o profeta Ezequiel recebeu de Deus: “Volta tua face contra Jerusalém!” (Ez 21,7). Usando essas expressões, Lucas sugere que com a caminhada para Jerusalém, começa uma oposição mais declarada de Jesus contra o projeto da ideologia oficial do Templo de Jerusalém. A ideologia do Templo queria um Messias glorioso e nacionalista. Jesus quer ser um Messias-Servo. Durante a longa caminhada, esta oposição aumenta e, no final, termina no “arrebato” ou na “assunção” de Jesus. A assunção de Jesus é sua morte na Cruz, seguida da ressurreição.

Lucas 9.52-53: FRACASSA A MISSÃO NA SAMARIA. Durante a viagem, o horizonte da missão se alarga. Jesus supera as fronteiras do território e da raça. Manda seus discípulos que preparem sua ida a uma aldeia da Samaria. Porém, a missão junto aos samaritanos fracassou. Lucas diz que os samaritanos não receberam Jesus porque Eles estava indo para Jerusalém. Por isto, se os discípulos houvessem dito aos samaritanos: “Jesus esta indo para Jerusalém para criticar o projeto do Templo e para exigir uma maior abertura”, Ele teria sido aceito porque os samaritanos eram da mesma opinião. O fracasso da missão se deve, provavelmente, aos discípulos. Eles não entenderam por que é que Jesus “voltou a face para Jerusalém”. A propaganda oficial do Messias glorioso lhes impedia de ver. Os discípulos não entenderam a abertura de Jesus, e a missão fracassou.

Lucas 9,54-55: JESUS NÃO ACEITA A BUSCA DE VINGANÇA. Tiago e João não querem levar a derrota para casa. Não aceitam que alguém não esteja de acordo com suas idéias. Querem imitar Elias e usar o fogo para vingar-se (2Re 1,10). Jesus não aceita a proposta. Não quer o fogo. Algumas Bíblias acrescentam: “Não sabeis que Espírito vos move!”. Significa que a reação dos discípulos não era do Espírito de Deus. Quando Pedro sugere à Jesus que não siga pelo caminho do Messias-Servo, Jesus chamou Pedro de “satanás” (Mc 8,33). Satanás é o mau espírito que quer mudar o rumo da missão de Jesus. Mensagem de Lucas para as comunidades: aqueles que querem impedir a missão entre os pagãos são movidos pelo mau espírito!. 

Durante os dez capítulos que descrevem o caminho até Jerusalém (Lc 9,51 a 19,28), Lucas constantemente, lembra que Jesus está à caminho para Jerusalém (Lc 9,51.53.57; 10,1.38; 11,1; 13,22.33; 14,25; 17,11; 18,31; 18,37; 19,1.11.28). Raramente, diz por onde Jesus passava. Só aqui, no começo da viagem (Lc 9,51), no meio (Lc 17,11) e no final (Lc 18,35;19,1), vai se sabendo algo a respeito do lugar por onde Jesus estava passando. Isto vale para as comunidades de Lucas e para todos nós. Não podemos parar, ainda que, nem sempre por onde passamos esteja claro e definido. O certo é o objetivo: Jerusalém. 


PARA REFLEXÃO PESSOAL

Quais são os problemas que já apareceram em tua vida como conseqüência da decisão que você tomou de seguir Jesus? 
O que é que aprendemos da pedagogia de Jesus com seus discípulos que querem vingar-se dos samaritanos?


ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 138,4-5)
A partir da situação que estou vivendo neste momento de minha vida, vou refletir a paz, a harmonia, a esperança e a alegria que expressam a fé que professo, serei muito consciente de que minha maneira de viver possa significar, para muitos, fazer sua opção por Jesus meu Senhor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário