quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Lectio Divina - 09/10/13


QUARTA-FEIRA -09/10/2013


PRIMEIRA LEITURA : Jonas 4,1-11


A escritura nos ilumina hoje sobre um sentimento que ainda os cristãos são tentados a experimentar: a coragem de ficar contra um Deus que é INFINITAMENTE BOM E MISERICORDIOSO. Gostaríamos (quando não somos nós ou algum ser querido que esteja envolvido), que todos aqueles que violam, assaltam que maltratam e ultrajam os menores, com uma palavra, que todos aqueles que fazem o mal, passassem o resto de sua vida na terra da maneira mais miserável possível e que finalmente fossem expulsos ao inferno para que ali sofressem por toda a eternidade em pagamento pelo que fizeram. E a verdade é que se não se arrependerem, assim será sua vida e seu destino final. No entanto, nós não podemos tomar a atitude de Jonas, pois, nós e os discípulos de Jesus somos chamados à orar por todos eles, para que abram seu coração e se convertam, para que deixem que o amor de Deus toque seu coração, para que sua vida se transforme. Eles, como nós, foram chamados à Vida e é difícil julgar as situações de sua vida que lhes tem impedido de conhecer o amor de Deus, pelo qual tem sido o que tem sido. Jesus nos disse: “Sejam misericordiosos como seu Pai é misericordioso”. Não deixemos, pois, que os maus sentimentos se apoderem de nosso coração, tenhamos compaixão para com todos, como Deus a tem para conosco, e na medida de nossas possibilidades sejamos o meio para que mudem sua vida e experimentem o perdão e a vida divina.



ORAÇÃO INICIAL 

Deus, todo poderoso e eterno, que com amor generoso transbordas os méritos e desejos dos que te suplicam; derrama sobre nós tua misericórdia, para que livres nossa consciência de toda a inquietude e nos concedas ainda aquilo que não nos atrevemos a pedir. Por Nosso Senhor...


REFLEXÃO

Lucas 11,1-4

No evangelho de ontem, vimos Maria aos pés de Jesus, ouvindo sua palavra. Quem ouve a palavra de Deus deverá dar uma resposta na oração. Assim, o evangelho de hoje, dá continuidade ao evangelho de ontem, apresentando a passagem evangélica em que Jesus, por sua maneira de rezar, desperta nos discípulos a vontade de rezar, de aprender a rezar com Ele.

Lucas 11,1: JESUS, EXEMPLO DE ORAÇÃO. “Estava Ele orando em certo lugar e quando terminou, um de seus discípulos disse: Senhor ensina-nos orar, como João ensinou seus discípulos”. O pedido do discípulo é algo estranho, pois, naquele tempo, a pessoa aprendia a rezar desde pequeno. Todos rezavam três vezes ao dia, de manhã, ao meio-dia e a tarde. Rezavam muitos salmos. Tinham suas práticas piedosas, tinham os salmos, tinham as reuniões semanais na sinagoga e os encontros diários em casa. Porém, parece que não era suficiente. O discípulo queria mais: “Ensina-nos a rezar!”. Na atitude de Jesus ele descobriu que poderia dar um passo a mais e que, por isso, necessitava de instrução. O desejo de rezar está em todos, porém, a maneira de rezar pede uma ajuda. A maneira de rezar vai mudando ao longo dos anos de vida e tem mudado ao longo dos séculos. Ensinava-se a rezar por meio das palavras das e de testemunho.

Lucas 11,2-4: A ORAÇÃO DO PAI NOSSO. Jesus respondeu: “Quando orardes dizei: Pai santificado seja o teu Nome; venha o teu Reino, o pão nosso cotidiano dá-nos a cada dia; perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação”. No evangelho de Mateus, de forma muito didática, Jesus resume todo seu ensinamento em sete pedidos dirigidos ao Pai. Aqui no evangelho de Lucas os pedidos são cinco. Nestes cinco pedidos, Jesus retoma as grandes promessas do Antigo Testamento e pede que o Pai nos ajude a realizá-los. Os primeiros três (ou dois) dizem algo a respeito de nossa relação com Deus. Os outros quatro (ou três) dizem algo a respeito da relação entre nós...

Mt – Lc: Introdução: Pai Nosso que estais no Céu!

Mt – Lc: 1º Pedido: Santificação do Nome

Mt – Lc: 2º Pedido: Chegada do Reino

Mt – : 3º Pedido: Realização da Vontade

Mt – Lc: 4º Pedido: Pão de cada dia

Mt – Lc: 5º Pedido: Perdão das dívidas

Mt – Lc: 6º Pedido: Não cair em tentação

Mt - : 7º Pedido: Libertação do Maligno

PAI (NOSSO): O título expressa a nova relação com Deus (Pai). É o fundamento da fraternidade.

(a)-SANTIFICAR O NOME: O nome é JAHVÉ. Significa “Estou contigo!” “Deus conosco”. Neste NOME Deus se dá a conhecer (Ex 3,11-15). O nome de Deus é santificado quando é usado com fé e não com magia; quando é usado segundo seu verdadeiro objetivo, isto é, não para a opressão, mas, para a libertação das pessoas e da construção do Reino.

(b)-CHEGADA DO REINO: O único dono e rei da vida humana é Deus (Is 45,21;46,9). A vinda do Reino é a realização de todas as esperanças e promessas. É a vida plena, a superação das frustrações sofridas com os reis e os governos humanos. Este Reino acontecerá, quando a vontade de Deus se realizar plenamente.

©-PÃO DE CADA DIA: No êxodo, cada dia, a pessoa recebia o maná no deserto (Ex 16,35). A Providência Divina passava pela organização fraterna, pelo compartilhar. Jesus nos convida a realizar um novo êxodo, uma nova maneira de convivência fraterna que garanta pão para todos (Mt 6,34-44; Jo 6,48-51).

(d)-PERDÃO DAS DÍVIDAS: Cada 50 anos, o ano Jubilar obrigava à todos o perdão das dívidas. Era um novo começo (Lv 25,8-55). Jesus anuncia um novo Ano Jubilar, “um ano de graças de parte do Senhor” (Lc 4,19). O evangelho quer começar tudo de novo. Hoje, a dívida externa não é perdoada! Lucas muda “dividas” por “pecados”. 

(e)-NÃO CAIR EM TENTAÇÃO: no êxodo, as pessoas foram tentadas e caíram (Dt 9,6-12). Murmurou e quis voltar atrás (Ex 16,3;17,3). No novo êxodo, a tentação será superada pela força que o povo recebe de Deus (1Cor 10,12-13).

O testemunho da oração de Jesus no Evangelho de Lucas:
-Aos doze anos de idade, vai ao Templo, à Casa do Pai (Lc 2,46-50).
-Na hora de ser batizado e de assumir a missa, reza (Lc 3,21).
-Na hora de iniciar a missão, passa quarenta dias no deserto (Lc 4,1-2).
-Na hora da tentação, enfrenta o diabo com textos da Escritura (Lc 4,3-12).
-Jesus tem o costume de participar nas celebrações nas sinagogas aos sábados (Lc 4,16).
-Busca a solidão do deserto para rezar (Lc 5,16;9,18).
-Na véspera de escolher os doze Apóstolos, passa a noite em oração (Lc 6,12).
-Reza antes de comer (Lc 9,16;24-30).
-Ao colocar-se diante da realidade e na hora de falar de sua paixão, reza (Lc 9,18).
-Na Crise, sobe o Monte para rezar e é transfigurado quando reza (Lc 9,28).
-Antes da revelação do Evangelho aos pequenos, diz: “Pai eu te dou graças!” (Lc 10,21).
-Rezando, desperta nos apóstolos a vontade de rezar (Lc 11,1).
-Reza por Pedro para que não desfaleça na fé (Lc 22,32).
-Celebra a Ceia Pascal com seus discípulos (Lc 22,7-14).
-No Horto das Oliveiras, reza, ainda quando transpira sangue (Lc 22,41-42).
-Na angustia da agonia pede aos amigos que rezem com Ele (Lc 22,40-46).
-Na hora de ser pregado na cruz, pede perdão pelos malfeitores (Lc 23,34).
-Na hora da morte, diz: “Pai em tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lc 23,46; Sl 31,6).

-Jesus morre soltando o grito do pobre (Lc 23,46). 


PARA REFLEXÃO PESSOAL

Rezo, como rezo? O que é que significa a oração para mim?
Pai Nosso: verifico os cinco pedidos e verifico como os vivo em minha vida?


ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 117,1-2)
Hoje farei uma oração especial por todas as pessoas que não aprenderam a fazer o bem, e pedirei a fortaleza do Espírito Santo para que eu seja um meio de evangelização. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário