quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Lectio Divina - 27/11/13

QUARTA-FEIRA -27/11/2013

PRIMEIRA LEITURA: Daniel 5,1-6;13-14;16-17;23-28


Uma das atitudes com as quais às vezes nos encontramos, ainda que no meio dos próprios cristãos, é o pensar que se pode fazer caçoada das coisas sagradas. Não é raro encontrarmos com pessoas que em festas e reuniões fazem piadas e se zombam das coisas e das pessoas sagradas. Em muitos de nossos irmãos se nota uma falta de interesse e de respeito por Deus e por seus objetos e ministros, talvez, porque pensam: “Não acontece nada, só estamos brincando”. Provavelmente era isso que pensava o rei Baltasar, quando diante dele apareceu a mão de Deus, para fazer-lhe ver que não se pode brincar com seu Nome. Não permita que o indiferentismo do mundo e a sua falta de amor a Deus te contagie. Siga o exemplo de Daniel e anuncie aos demais a verdade do Evangelho; em tuas reuniões proponha a alegria cristã, a qual não necessita nem de álcool, nem de piadas que sujam nosso pensamento e nosso coração.


ORAÇÃO INICIAL 

Mova Senhor, os corações de teus filhos, para que, correspondendo generosamente a tua graça, recebam com maior abundância a ajuda de tua bondade. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 21,12-19

No evangelho de hoje, que á continuação do discurso iniciado ontem, Jesus enumera um sinal a mais para ajudar as comunidades a situar-se nos fatos e a não perder a fé em Deus, nem na coragem para resistir contra os embates do império romano. Repetimos os cinco primeiros sinais: (01)-Os falsos messias (Lc 21,8); (02)-Guerras e revoluções (Lc 21,9); (03)-Nação contra nação, um reino contra outro reino (Lc 21,10); (04)-Terremotos em vários lugares (Lc 21,11); (05)-Fome, peste e sinais no céu (Lc 21,11). Até aqui o evangelho de ontem. Agora, no evangelho de hoje, existe um sinal a mais: (6)-A perseguição dos cristãos (Lc 21,12-19).

Lucas 21,12: O SEXTO SINAL: a perseguição várias vezes, nos poucos anos que Jesus passou entre nós, avisou aos discípulos que iam ser perseguidos. Aqui, no último discurso, repete o mesmo e informa que é necessário ter em conta a perseguição na hora de discernir os sinais dos tempos: “Porém, antes de tudo isto irão prendê-los e os perseguirão, os entregarão nas sinagogas e cárceres e os levarão diante dos reis e governadores por meu nome, isto acontecerá para que dêem testemunho”. E destes acontecimentos, aparentemente tão negativos, Jesus havia dito: “Não temam; porque é necessário que aconteçam primeiro estas coisas, porém, o fim não é imediato” (Lc 21,9). E o evangelho de Marcos acrescenta que todos estes sinais são “apenas o começo das dores do parto!” (Mc 13,8). Entretanto, as dores do parto, ainda sendo muito fortes para a mãe, não são sinal de morte, mas sim de vida. Não são motivos de temor, mas de esperança! Esta maneira de ler os fatos dava muita tranqüilidade às comunidades perseguidas. Assim, lendo ou ouvindo estes sinais, profetizados por Jesus, nos anos trinta e três, os leitores de Lucas dos anos oitenta podiam concluir: “Todas estas coisas estão acontecendo segundo o plano previsto e anunciado por Jesus, portanto, a história não escapou das mãos de Deus. Deus está conosco!”.

Lucas 21,13-15: A MISSÃO DOS CRISTÃOS NA ÉPOCA DA PERSEGUIÇÃO. A perseguição não é uma fatalidade, nem pode ser motivo de desalento ou de desespero, mas, deve ser considerada como uma oportunidade, oferecida por Deus para que as comunidades levem até o fim a missão de testemunhas com coragem a Boa Noticia de Deus. Jesus disse: “isto vos acontecerá para que deis testemunho. Proponde, pois, em vosso não preparar a defesa, porque eu os darei uma eloqüência e uma sabedoria a qual não poderão resistir nem contradizer todos os vossos adversários”. Por meio desta afirmação, Jesus anima os cristãos perseguidos que viviam angustiados. Esclarece que, ainda que perseguidos, eles tinham que cumprir uma missão, a saber: dar testemunho da Boa Noticia de Deus e assim, ser um sinal do Reino (At 1,8). O testemunho corajoso levaria a pessoa a repetir o que disseram os magos do Egito diante dos sinais e a coragem de Moisés e Araão: “Aqui está a mão de Deus!” |(Ex 8,15). Conclusão: se as comunidades não devem preocupar-se, se tudo está nas mãos de Deus, se tudo estava já previsto por Deus, se tudo não é como a dor do parto, então, não existe motivo para ficar preocupado.

Lucas 21,16-17: PERSEGUIÇÃO DENTRO DA FAMÍLIA. “Sereis entregues pelos pais, irmãos, parentes e amigos, e matarão alguns de vocês”. A perseguição não vem de fora, de parte do império, mas vem de dentro, da própria família. Na própria família, uns aceitam a Boa Noticia, outros não. O anuncio da Boa Noticia produzia divisões na própria família. Havia pessoas que, baseando-se na Lei de Deus, chegavam a denunciar e a matar seus próprios familiares que se declaravam seguidores de Jesus (Dt 13,7-12).

Lucas 21,18-19: A FONTE DE ESPERANÇA E DE RESISTÊNCIA. “Porém, não se perderá nenhum cabelo de vossa cabeça. Com vossa perseverança salvareis vossas almas”. Esta observação final de Jesus lembra a outra palavra que Jesus havia dito: “nenhum cabelo de vossa cabeça cairá!” (Lc 21,18). Esta comparação era um forte chamado à não perder a fé e a seguir firme na comunidade. Confirma o que Jesus havia feito em outras ocasiões: “Quem quer salvar sua vida, a perde, porém, aquele que perde sua vida por minha causa, a salvará”. (Lc 9,24).




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Como costuma ler as etapas da história em tua vida e na vida de teu país?
Olhando a história da humanidade dos últimos 50 anos, a esperança aumentou ou diminuiu em você?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 98,2-3)
Evitarei que se façam comentários, piadas e zombarias que vão contra minha fé e a fé da Igreja.






Nenhum comentário:

Postar um comentário