quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Lectio Divina - 28/11/13

QUINTA-FEIRA -28/11/2013

PRIMEIRA LEITURA: Daniel 6,12-28


Paulo tem uma frase que devemos gravá-la em nosso coração: “Se Deus está conosco, quem poderá estar contra nós”. Em nossos tempos, como nos de Daniel e de Paulo, os quais é preciso viver no meio de um mundo não somente incrédulo, mas, em um mundo que rejeita os valores do Evangelho e de muitas maneiras persegue e marginaliza os discípulos de Jesus, é necessário reafirmar todos os dias nossa decisão de permanecermos fiéis as nossas promessas batismais, e não deixar-nos intimidar pelas situações ou pelas pessoas que podem ser obstáculos para que nossa luz brilhe. Jesus nos advertiu que em nossa vida não faltariam as perseguições, mas também nos prometeu que Ele estaria conosco até o final para sustentar-nos e consolar-nos. Jesus te convida a não temer e a manifestar-te sempre como seu discípulo.


ORAÇÃO INICIAL 

Mova Senhor, os corações de teus filhos, para que, correspondendo generosamente a tua graça, recebam com maior abundância a ajuda de tua bondade. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 21,20-28



Hoje o evangelho continua o Discurso Apocalíptico com mais sinais, o 7º e o 8º, que deviam acontecer antes da chegada do fim dos tempos, o melhor, antes da chegada do fim deste mundo para dar lugar ao novo mundo, ao “novo céu e a nova terra” (Is 65,17). O sétimo sinal é a destruição de Jerusalém e o oitavo é as mudanças na antiga criação.

Luca 21,20-24: O SÉTIMO SINAL: a destruição de Jerusalém. Jerusalém era para eles a Cidade Eterna. E agora estava destruída! Como explicar este fato? Deus não leva em conta a mensagem? É difícil para nós imaginarmos o trauma e a crise de fé que a destruição de Jerusalém causou nas comunidades de tantos judeus e cristãos. Cabe aqui uma breve observação sobre a composição dos Evangelhos de Lucas e de Marcos. Lucas escreve no ano 85. Serve-se do evangelho de Marcos para compor sua narrativa sobre Jesus. Marcos escreve no ano 70, no mesmo ano em que Jerusalém estava sendo cercada e destruída pelos exércitos romanos. Por isto, Marcos escreveu dando uma citação ao leitor: “Quando vires a abominável desolação instalada onde não devia – que o leitor entenda – então, os que estão na Judéia fujam para os montes” (Mc 13,14). Quando Lucas menciona a destruição de Jerusalém, Jerusalém estava em ruínas já fazia quinze anos. Por isto, ele omite o parêntese de Marcos. Lucas disse: “Quando virem Jerusalém cercada por exércitos, saiba então, que se aproxima sua desolação. Então, os que estejam Judéia que fujam para os montes; os que estejam no meio da cidade que se afastem; e os que estejam nos campos que não entrem nela; porque estes são dias de vingança nos quais se cumprirá tudo quanto está escrito. Ai daquelas que estejam grávidas ou dando a luz naqueles dias! Haverá, com efeito, uma grande calamidade sobre a terra e cólera contra o povo. Jerusalém será pisoteada pelos gentios, até que o tempo dos gentios chegue a seu cumprimento”. Ao ouvir Jesus que anunciava a perseguição (6º sinal) e a destruição de Jerusalém (7º sinal), os leitores das comunidades perseguidas do tempo de Lucas concluíam: “Este é nosso hoje. Estamos no 6º sinal!”.

Lucas 21,25-26: O OITAVO SINAL: mudanças no sol e na lua. Quando será o fim? No final depois de haver ouvido falar de todos estes sinais que já haviam acontecido, ficava em pé a pergunta: “O projeto de Deus avança muito e as etapas previstas por Jesus já se realizaram. Estamos agora na sexta ou na sétima etapa. Quantas etapas ou sinais faltam até que chegue o fim? Falta muito?”. A resposta vem agora no 8º sinal: “Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas, e na terra, angustia das pessoas, transtornadas pelo estrondo do mar e das ondas. Os homens ficarão sem alimentos pela terra e a ansiedade diante das coisas que se abaterão sobre o mundo, porque as forças dos céus se desequilibrarão”. O 8º sinal é diferente dos outros sinais. Os sinais no céu e na terra é uma mostra do que está chegando, ao mesmo tempo, o fim do velho mundo, da antiga criação e o começo da chegada do novo céu e da nova terra. Quando a casca do ovo começa a se romper é sinal de que o novo está aparecendo. É a chegada do Novo Mundo que está provocando a desintegração do mundo antigo. Conclusão: falta muito pouco! O Reino de Deus está chegando.

Lucas 21,27-28: A CHEGADA DO REINO DE DEUS E A APARIÇÃO DO FILHO DO HOMEM. “E então verão vir o Filho do homem em uma nuvem com grande poder e glória. Quando começar a acontecer estas coisas, crie ânimo e levante a cabeça, porque se aproxima vossa libertação”. Neste anuncio, Jesus descreve a chegada do Reino com imagens tiradas da profecia de Daniel (Dn 7,1-14). Daniel disse que, depois das desgraças causadas pelos reinos deste mundo, virá o Reino de Deus. Os reinos deste mundo, todos eles, têm figura de animal: leão, urso, pantera, bestas selvagens (Dn 7,3-7). São reinos animais, desumanizam a vida, como acontece com o reino neoliberal até hoje! O Reino de Deus, pois, aparece como um aspecto do Filho do Homem, isto é, com um aspecto humano de gente (Dn 7,13). É um reino humano. Construir este reino que humaniza, é tarefa das pessoas das comunidades. É a nova história eu devemos realizar e que deve reunir as pessoas dos quatro lados do mundo. O título Filho do Homem é o nome que Jesus gostava de usar. Somente nos quatro evangelhos, este nome aparece mais de 80 (oitenta) vezes. Toda dor que suportamos desde agora, toda a luta a favor da vida, toda a perseguição por causa da justiça, toda dor de parto, é semente do Reino que vai chegar no 8º sinal. 



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Perseguição das comunidades. Destruição de Jerusalém. Desespero. Diante dos acontecimentos que hoje fazem sofrer as pessoas me desespero? Qual é a fonte de minha esperança?
Filho do Homem é o título que Jesus gostava de usar. Ele queria humanizar a vida. Quanto mais humano, mais divino, dizia o Papa Leão Magno. Em minha relação com os demais, sou humano?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 100,5)
Bendirei os alimentos sem importar onde ou o que me encontre comendo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário