segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Lectio Divina - 02/12/13


SEGUNDA-FEIRA -02/12/2013



PRIMEIRA LEITURA: Isaias 4,2-6


O último oráculo referente a “esse dia” é provavelmente obra de um redator mais tardio. Em outras passagens de Isaias o resto não é descrito em palavras tão magníficas. Os sinais da presença de Deus – a nuvem de dia e um fogo em flama de noite – lembram a tradição do Êxodo, o que também está em desacordo com o estilo de Isaias. Contudo, a passagem desenvolve um tema genuíno de Isaias: para ser santa, Jerusalém precisa ser purificada, mas a purificação é, em última instância, o meio para a salvação. Aqui “o que o Senhor fará germinar” é referência geral a seja o que for que Deus faça crescer, sinônimo de “o que a terra produzir”. A mesma idéia é usada para um messias em Jeremias e Zacarias.


ORAÇÃO INICIAL 

Concede-nos Senhor Nosso Deus, permanecer alerta à vinda de teu Filho, para que quando chegar e chamar à porta nos encontre velando em oração e cantando em seu louvor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!



REFLEXÃO

Mateus 8,5-11


O evangelho de hoje é um espelho. Evoca em nós as palavras que repetimos durante a Missa antes de comungar: “Senhor, eu não sou digno de que entre em minha casa, mas, uma palavra tua bastará para curar-me”. Olhando no espelho, este texto sugere o seguinte: 

A pessoa que busca Jesus é um pagão, um soldado do exército romano, que dominava e explorava as pessoas. Não é a religião, nem o desejo de Deus, mas sim, o sofrimento e a necessidade que o impulsionam a procurar Jesus. Jesus não idéias pré-concebidas. Não exige nada antes, acolhe e ouve o pedido do oficial romano.

A resposta de Jesus surpreende o centurião, já que supera sua expectativa. O centurião não esperava que Jesus fosse à sua casa. Sente-se indigno: “Eu não sou digno”. Quer dizer que considerava Jesus como uma pessoa muito superior.

O centurião expressa sua fé em Jesus dizendo: “Diga uma só “palavra” e meu servo ficará curado”. Ele crê que a “palavra” de Jesus é capaz de curar. De onde nasce uma fé tão grande? De sua experiência profissional de centurião! Porque quando um centurião dá ordens, o soldado obedece. Tem que obedecer! E assim imagina que ocorra com Jesus: basta que Jesus diga uma palavra, e as coisas acontecem segundo a palavra. Ele acredita que a “palavra” de Jesus possui uma força criadora.

Jesus fica admirado e elogia a fé do centurião. A fé não consiste em aceitar, repetir e declarar uma doutrina, mas sim, em acreditar e confiar na pessoa de Jesus.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Se me coloco no lugar de Jesus: como acolho e ouço as pessoas de outras religiões?
Se me coloco no lugar do centurião: qual é a experiência pessoal que me leva a acreditar em Jesus? 




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 106,4-5)
Hoje terei atenção nas coisas que me angustiam e me preocupam constantemente e me darei conta de como me roubam a paz, deixarei essas coisas nas mãos de Deus e procurarei o caminho que Ele me oferece para resolver minhas mágoas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário