quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Lectio Divina - 04/12/13


QUARTA-FEIRA -04/12/2013


PRIMEIRA LEITURA: Isaias 25,6-10


O tempo messiânico é um tempo de salvação, é a oportunidade que Deus nos dá para ser salvos, é o tempo esperado para que as trevas do pecado, que obstruem nossa visão e que não nos deixam ver a realidade como verdadeiramente é, sejam dissipadas pela Luz do “Senhor que vem”. Esta era a esperança de Israel e é – ou deve ser – uma realidade para cada um de nós. O Advento nos lembra que o tempo messiânico já é uma realidade, pois, o nascimento de Cristo já o inaugurou. Devemos deixar que o próprio Deus, por meio do Espírito Santo, vá arrancando de nossa vida o véu que distorce nossa visão, sobretudo, dentro de nossa família, onde, às vezes, julgamos a esposa ou o esposo, aos irmãos ou aos pais, de maneira incorreta. O tempo do Advento é um tempo para abrir nossos olhos à bondade, sobretudo, à compreensão, só assim o tempo messiânico se realizará plenamente em nosso meio.



ORAÇÃO INICIAL 

Senhor nosso Deus, prepara nossos corações com a força de teu Espírito para que, quando chegar Jesus Cristo, teu Filho, nos encontre dignos de sentar-nos a sua mesa e Ele mesmo nos sirva no festim eterno. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!



REFLEXÃO

Mateus 15,29-37


Hoje o evangelho é como o sol que surge. O sol sempre é o mesmo todos os dias, e alegra a vida, faz crescer as plantas. O maior perigo é a rotina. A rotina mata o evangelho e apaga o sol da vida. 

Os elementos que compõem um relato do evangelho são sempre os mesmos. Jesus, o monte, o mar, os enfermos, a multidão, os problemas da vida. Apesar de conhecê-los bem, como o sol de cada dia, estes elementos trazem sempre uma mensagem nova.



Como Moisés, Jesus sobe ao monte e as pessoas se reúnem ao seu redor. Chegam com seus problemas: enfermos, coxos, cegos, mudos, surdos, muitos problemas... Não apenas adultos, mas também os pequenos... São o começo do novo povo de Deus que se reúne ao redor do novo Moisés. Jesus cura a todos.

Jesus chama os discípulos. Tem compaixão das pessoas que não têm nada que comer. Segundo os discípulos, a solução tem que vir de fora: “De onde vão tirar pão para tanta gente?”. Segundo Jesus a solução têm que vir das pessoas: “Quantos pães têm?” – “Sete e alguns peixes”. Com estes poucos pães e peixes Jesus sacia a fome de todos, e sobram pães e peixes. Se hoje as pessoas compartilhassem o que tem, não haveria fome no mundo. Sobrariam muitas coisas! Realmente, outro mundo é possível! 

O relato da multiplicação dos pães lembra a eucaristia e revela seu valor quando diz: “Jesus tomou o pão em suas mãos, o bendisse, deu graças, o partiu e deu a seus discípulos”. 



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus tem compaixão. Tenho compaixão pelos problemas da humanidade? Faço algo?
Os discípulos esperam que a solução venha de fora. Jesus pede uma solução a partir de dentro? E eu?




ORAÇÃO FINAL 

(ISAIAS 40,10)
Hoje procurarei descobrir as coisas positivas que existe em minha casa e em minha família, serei compreensivo e não julgarei por aparências.





Nenhum comentário:

Postar um comentário