sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Lectio Divina - 13/12/13


SEXTA-FEIRA -13/12/2013


PRIMEIRA LEITURA: Isaias 48,17-19


O tom em que o profeta fala ao povo por parte de Deus nos deixa ver o que acontece quando o homem decide caminhar à margem do amor de seu Senhor: perde-se a paz e a justiça. O tempo do Advento é um tempo, como dizia João Batista, para corrigir nossos erros e para agregar a nossa vida aos elementos que fazem com que toda nossa existência se junte mais a Deus. É um tempo, pois, de ver se nossa relação com Jesus é estreita, se nossa oração é continua e se verdadeiramente estamos procurando viver de acordo com o Evangelho. Enderecemos nossos caminhos para que nunca falte em nossa família e em nossa comunidade a paz e a justiça. Aproveite este tempo para fazer uma revisão em tua vida e poder assim responder com generosidade ao Senhor.


ORAÇÃO INICIAL 

Senhor, que teu povo permaneça em vigília aguardando a vinda de teu Filho, para que, seguindo os ensinamentos de nosso Salvador, saiamos ao seu encontro, quando Ele chegar, coma as lâmpadas acesas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!


REFLEXÃO

Mateus 11,16-19


Aos líderes, aos sábios, não é bom quando alguém lhes critica, ou, os desafia. Isto ocorria nos tempos de Jesus e ocorre hoje, na sociedade civil e na Igreja. João Batista viu, criticou e não foi aceito. Diziam: “Está possuído pelo demônio!”. Jesus viu, criticou e não foi aceito. Diziam: “Está fora de si!”. “Ficou louco!” (Mc 3.22). “É um samaritano!” (Jo 8,48). “Não é de Deus!” (Jo 9,16). Hoje ocorre o mesmo. Existem pessoas que se apegam ao que sempre tem sido ensinado e não aceitam outro modo de explicar e viver a fé. Logo inventam motivos e pretensões para não aderir: “É marxismo!”. “Isto é contra a Lei de Deus!”. “É desobediência a tradição e ao Magistério!”.

Jesus se queixa da falta de coerência por parte de sua gente. Sempre inventam algum pretexto para não aceitar a mensagem de Deus anunciada por Jesus. De fato, é relativamente fácil encontrar argumentos e pretextos para rejeitar aos que pensam de forma diferente da nossa. 

Jesus reage e demonstra esta incoerência. Eles se consideravam sábios, porém, Jesus reage e demonstra sua incoerência. Eram como crianças que querem divertir-se na praça e que se rebelam quando as pessoas não dançam conforme a música que tocam. Ou, como os que se consideram sábios sem ter nada de realmente sábio. Aceitam somente aqueles que têm as mesmas idéias. E assim eles próprios se condenam, por sua atitude incoerente.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Até que ponto eu sou incoerente com minha fé?
Tenho consciência crítica de que o sistema social e eclesiástico, muitas vezes, inventa motivos e pretensões para legitimar a situação para qualquer mudança?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 1,1-2)
Revisarei quais são as montanhas que me faltam rebaixar e os vales que devo preencher em minha vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário