quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Lectio Divina - 19/12/13


QUINTA-FEIRA -19/12/2013




PRIMEIRA LEITURA: Juízes 13,2-7.24-25


Ao aproximar-se o Natal, a liturgia vai-nos propondo as diferentes imagens que sempre mantiveram viva a esperança do Messias. Nesta leitura Deus promete livrar seu povo, por meio de Sansão, da tirania que exerciam seus inimigos sobre eles. O advento deve, por isso, ser um tempo em que se alimenta a esperança de ver-nos libertados definitivamente da tirania do pecado sobre todos nós. É certo que por méritos gloriosos de Jesus temos sido libertos do pecado, este exerce sobre todos nós sua tirania, procurando por meio da tentação, seduzir-nos e manter-nos a sua mercê. A oração, própria deste tempo, deve fazer crescer o poder de Deus em nós, que vai colocando de lado a sedução do demônio vai-nos levando a uma liberdade mais perfeita. Jesus, é nosso Messias libertador, porém, para que exerça essa ação salvífica, nós devemos dar-lhe mais espaço em nossa vida. Aproveite, pois, esse tempo, para aumentar teu diálogo amoroso com Ele, abra-lhe teu coração e deixe entrar o Evangelho na tua vida.



ORAÇÃO INICIAL 

Deus e Senhor nosso, que no parto da Virgem Maria quis revelar ao mundo inteiro o esplendor de tua glória: proteja-nos com tua graça, para que proclamemos com fé integra e celebremos com piedade sincera o mistério admirável da encarnação de teu Filho. Que vive e Reina...



REFLEXÃO

Lucas 1,5-25


O evangelho de hoje nos fala da visita do anjo Gabriel a Zacarias. O evangelho de amanhã nos fala da visita do mesmo anjo Gabriel a Maria. Lucas coloca as duas visitas uma ao lado da outra, para que nós, lendo os dois textos com atenção, percebamos as pequenas e significativas diferenças entre as visitas, entre o Antigo e o Novo Testamento. Procure descobrir as diferenças entre as visitas do anjo Gabriel a Zacarias e a Maria por meio das seguintes perguntas: Onde aparece o anjo? A quem aparece? Qual é o anuncio? Qual é a resposta? Qual é a reação da pessoa visitada depois da visita? Etc.

A primeira mensagem do anjo de Deus a Zacarias é: “Não temas!”. Até hoje, Deus continua causando medo a muita gente e até hoje a mensagem continua válida: “Não temas!”. Imediatamente depois, o anjo disse: “Tua oração foi ouvida!”. Na vida, tudo é fruto da oração!

Zacarias representa o Antigo Testamento. Ele acredita, porém, sua fé é débil. Depois da visita, fica mudo e incapaz de se comunicar com os demais. A economia anterior, revelada em Zacarias, estava no final de suas capacidades, havia esgotado seus recursos. A nova economia de Deus estava por chegar em Maria.

No anuncio do anjo aparece a importância da missão do menino que vai nascer e cujo nome será João: “Não beberá vinho nem licor, e estará cheio do Espírito Santo desde o seio de sua mãe”, isto é, João será uma pessoa inteiramente consagrada a Deus em sua missão. “Por ele muitos filhos de Israel voltarão ao Senhor seu Deus, pois, ele abrirá o caminho do Senhor com o espírito e o poder do profeta Elias para reconciliar os pais com os filhos. Fará com que os rebeldes voltem à sabedoria dos bons, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto”, isto é, no menino João acontecerá o esperado retorno do profeta Elias que virá realizar a reconstrução da vida comunitária: reconciliar os pais com os filhos e fazer com que os rebeldes voltem à sabedoria dos bons.

De fato, a missão de João foi muito importante. Para as pessoas ele era um profeta (Mc 11,32). Muitos anos depois, em Efeso, Paulo encontrou pessoas que haviam sido batizadas no batismo de João (At 19,3).

Quando Izabel, sendo já velha, concebe e fica grávida, escondeu-se por cinco meses. Ao contrário, Maria em vez de esconder-se saiu de sua casa, para servir.



PARA REFLEXÃO PESSOAL

O que chama tua atenção nesta visita do anjo Gabriel a Zacarias?
Converter o coração dos pais para os filhos e dos filhos para os pais, isto é, reconstruir o tecido de relações humanas na base e refazer a vida em comunidade. Esta é a missão de João. Foi também a missão de Jesus e continua sendo hoje a missão mais importante. Como contribuo nesta missão?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 71,5-6)
Hoje farei uma lista dos hábitos negativos que estão afetando minha vida espiritual, procurarei alguma atividade que os substitua e trabalharei arduamente para superá-los.




Nenhum comentário:

Postar um comentário